Sua empresa possui frota própria ou contrata transportadoras para fazer o serviço de entregas e você está procurando maneiras de otimizar seus custos de frete? Hoje, quero falar com você sobre as diferentes formas de precificação de fretes.
Neste artigo, explico como uma empresa pode fazer a precificação de fretes, levando em consideração diversos fatores, como a distância percorrida, o tipo de carga, cubagem, peso e outros fatores. Você também vai entender como lidar com esse cenário de forma eficiente e obter sucesso. Confira!
Precificação de fretes: como calcular
Em levantamento realizado pelo Índice de Frete Repom (IFR), o terceiro trimestre de 2022 fechou com 11% a mais no preço médio do frete por quilômetro rodado em comparação com o trimestre anterior. A mesma pesquisa aponta um aumento de 56% com relação ao mesmo período em 2021.
Para evitar prejuízos, é fundamental que a sua empresa saiba fazer a precificação de fretes de forma assertiva, com um ERP como aliado.
Como é que a empresa pode precificar o frete que ela cobra dos seus clientes ou como ela pode apropriar o custo dele para incorporar ao custo geral ou à despesa geral dos seus itens, para onerar a rentabilidade dos produtos vendidos?
A partir do custo de cada veículo e de todos os itens que compõem o frete, é possível fazer uma proporção de peso e de distância para estipular o valor do frete para a sua empresa, na hipótese de que você faça isso com veículos próprios.
Quando se faz com transportadoras ou com veículos agregados, é preciso levar em consideração uma outra característica, porque o veículo tem um contrato com a empresa que vai estabelecer quais são os critérios pelos quais vai remunerar o agregado ou a transportadora. As transportadoras costumam ter tabelas de preços.
Precificação de fretes automatizada no ERP
Quando se emite o pedido, independentemente do fato de fazer a entrega com um veículo próprio, agregado ou com uma transportadora, o sistema tem a condição de executar a precificação automática, de acordo com uma fórmula de precificação de frete que o gestor configura no sistema.
Com isso, ao fazer a entrega a partir de um veículo próprio, o sistema informa o custo médio dele, de acordo com os apontamentos feitos no sistema. E também avisa a quantidade de itens que o veículo vai transportar e, de forma automática, faz a proporção por peso ou por quantidade.
Outra notificação do sistema é sobre para quais clientes o veículo vai levar os produtos e qual a distância a ser percorrida. Através no resultado, ele faz a proporção do preço pela distância de cada carga, de acordo com o cálculo que você estabelecer.
Fórmula de apropriação de custos
A parte mais complexa é criar a fórmula e a métrica de apropriação de custo intelectualmente, sabendo o que precisa juntar, como vai proporcionalizar e quais são os critérios de rateio.
Agora, ao colocar tudo isso no ERP, não pode ser mais complexo. Esse processo precisa ser tão fácil quanto fazer uma fórmula no Excel.
Ao colocar no seu ERP, basta deixar direcionado ao sistema que, ao executar a operação de formação de carga, você deseja que ele faça o cálculo e já incorpore o custo em cada uma das notas fiscais, mesmo que isso não seja fiscal. Porque, dependendo de como a sua empresa implementa o frete, por exemplo, se você não cobra do cliente, o custo não deve estar escrito na nota fiscal.
Mas, no sistema, é preciso estar identificado que determinada nota fiscal tem aquele custo de frete, que corresponde a uma parcela dos produtos e qual é a distância que o caminhão vai trafegar até entregar para o cliente, de acordo com o rateio que foi especificado e com a métrica que foi construída.
Assim, você vai ter o valor total que esse frete custou para a empresa e com os custos especificados de cada nota fiscal. E, quando for fazer uma análise de rentabilidade do cliente, vai ser fácil saber quanto ele custa de frete, de produção, de compra, de comissão do vendedor, dos elementos de custo e de despesa para fazer esse atendimento.
Análise de rentabilidade do frete por cliente
Com tudo que citei anteriormente, você vai saber exatamente qual é a rentabilidade do cliente, já descontando o quanto gasta de frete para fazer a entrega para ele. A mesma coisa vai valer para o produto, região, vendedor e para qualquer segmentação de cálculo de rentabilidade que você estabelecer.
Para cada item da nota e para cada nota, o sistema vai realizar um cálculo do custo do frete e deixar detalhado. O sistema precisa ser apto a fazer essa gestão de frota combinado com a formação de carga, formação de documentos e a gestão das frotas.
Esse processo é complexo, grande e oneroso porque, de fato, cada vez mais a logística assume um papel preponderante naquilo que é a competitividade das empresas. Por isso, é preciso ser gerido de perto, por quem sabe do assunto e, preferencialmente por meio de um ERP, porque é tão complexo e multifacetado que é quase impossível um ser humano ter condição de lidar com tudo isso.
Assista ao vídeo em que também falo sobre o assunto.
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