Não adianta ter um excelente produto ou serviço e não saber precificá-lo da maneira correta. Atualmente, o markup é um dos métodos mais utilizados no mundo para definir preços e políticas de venda. Isso acontece porque é uma forma simples e prática de precificar.
Resumidamente, o markup garante uma negociação justa entre os envolvidos e que leva em consideração custos de produção, distribuição, encargos e o lucro esperado. Ou seja, o markup ajuda na definição do mínimo a ser cobrado e de valores estipulados de lucros.
E não é só isso, ele avalia os fatores internos (mão de obra, armazenamento etc.) e externos como concorrência, taxa de juros, indicadores macroeconômicos, valores de fornecedores, entre outros.
É aconselhável que todo negócio faça o cálculo de markup, já que ele impacta positivamente nas projeções de vendas e nos resultados financeiros. Saiba agora o que é markup.
O que é markup?
Conforme dito anteriormente, o markup é uma forma de determinar o preço de venda de produtos e serviços, levando em consideração os custos deles e garantindo uma boa margem de lucro.
Lembramos que não existe um índice ideal, já que o cálculo varia de acordo com a área em que a empresa atua e o tipo de negócio. Portanto, os custos podem ser diferentes de um negócio para outro.
Reforçamos que o cálculo do markup não deve ser o único parâmetro de decisões financeiras. É preciso estar atento ao que o segmento pratica e, se necessário, fazer adaptações e mudanças, alinhando realidades internas e externas.
Isso faz com que o produto ou serviço tenha maior competitividade no mercado e evita prejuízos de vendas ao oferecer preços abaixo do praticado. Da mesma forma, se os produtos oferecidos são muito mais caros do que os concorrentes, não vão encontrar compradores.
Qual é a importância do markup na precificação de produtos?
O cálculo do markup é importante porque está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso de um negócio. Na medida em que um empresário ou gestor financeiro define a política de preços, está determinando parte crucial do retorno financeiro.
É justamente ele que ajuda na descoberta dos custos e das despesas da empresa, e vislumbra os lucros. Os empresários que não usam o cálculo de markup podem descobrir tarde demais os erros da falta de políticas financeiras claras e estratégicas.
E não para por aí. A importância de calcular o markup de uma empresa passa desde a simples tomada de decisão de quais produtos e serviços oferecer até toda gestão financeira do negócio.
Entenda quais são os principais benefícios
O cálculo do markup possibilita tomadas de decisões baseadas em dados e informações concretas, o que aumenta as chances de acertos e rentabilidade a curto, médio e longo prazo. Elencamos aqui alguns dos benefícios em fazer o cálculo de markup:
- Melhora a perspectiva de custos operacionais, despesas gerais e margens de lucro;
- Auxilia na definição de estratégias de preços baseadas na realidade interna e externa da empresa;
- Possibilita maior garantia de quitação de gastos e geração de lucro;
- Apoia na aplicação de descontos, sem afetar a lucratividade;
- Ajuda a definir o posicionamento da marca;
- Sustenta o equilíbrio do negócio;
- Pode interferir e impactar positivamente no volume de vendas;
- Possibilita a medição e o aumento da rentabilidade;
- Intensifica a segurança nas negociações;
- Reduz probabilidades de erros, falhas e muito mais.
Quais são os componentes do markup?
Agora que ficaram claros a importância e os benefícios em usar markup em um negócio, é importante saber que ele é constituído por vários componentes.
O primeiro deles é o custo da mercadoria vendida (CMV). Esse componente de markup é a soma de todos os gastos que a empresa teve para comprar, fabricar e armazenar os produtos até a venda.
Para calcular o CMV, é necessário identificar quais foram os custos de aquisição e subtrair os descontos. Depois, é só somar os impostos recuperáveis e não recuperáveis, fretes, seguros e toda e qualquer despesa relacionada à aquisição.
O segundo componente são os impostos. Eles variam de acordo com o regime de tributação do negócio. Portanto, a alíquota que incide sobre o faturamento de cada empresa é diferente. Com esses dados em mãos, é só calcular o valor de impostos para cada produto ou serviço.
Além dos custos e impostos, é importante que o markup leve em consideração componentes como: comissões, custos fixos (folha de pagamento, aluguel, despesas administrativas etc.) e lucros desejados.
Mas, afinal, como calcular corretamente o markup?
Existe uma fórmula pré-estabelecida (em porcentagem) para o cálculo do markup, que é:
Markup = 100/[100 – (DF+DV+ML)] |
- DF são as despesas fixas;
- DV são as despesas variáveis;
- ML é a margem de lucro ou lucro presumido.
Para exemplificar, imagine que você tem uma empresa cujas despesas fixas representam 15%, as despesas variáveis, 10%, e a margem de lucro é de 20%.
Aplicando na fórmula:
Markup = 100/[100 – (15+10+20)]
Markup = 100/[100 – 45]
Markup = 100/55
Markup = 1,81
Depois de definido, é necessário estipular o preço de venda. Este cálculo leva em consideração a seguinte fórmula:
Preço de Venda = CP x Markup PV |
- CP é o custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra;
- Markup PV é o markup preço de venda.
Imaginando no exemplo acima que o custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra da empresa seja de R$ 35, o preço de venda seria de:
Preço de Venda = CP x Markup PV
PV = 35 x 1,81
PV = 63,35
Logo, o preço de venda do produto deve ser de R$ 63,35.
Fácil, não é mesmo? Mas, para simplificar ainda mais, existem ferramentas no mercado que fazem os cálculos automaticamente e ainda unificam as informações em um só lugar. É o caso do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).
Como funciona a precificação no ERP?
Uma vez que a empresa entende a importância de fazer os cálculos de markup corretamente, ela tem a tranquilidade de que as vendas vão contemplar as despesas operacionais, a margem de contribuição e o custo de produção.
Sendo assim, evita prejuízos e garante resultados financeiros. Um cálculo bem feito de markup é o primeiro passo que faz toda diferença no sucesso do negócio.
Para facilitar os cálculos, uma solução ERP auxilia digitalmente na precificação dos produtos para que eles cubram os custos. O sistema ainda possibilita a observação e a manutenção de uma margem de lucro satisfatória.
O ERP Sankhya, por exemplo, pode ser configurado para automatizar processos e permitir o acompanhamento, em tempo real, do lucro ou prejuízo, fazendo a apuração do custo contábil dos produtos ou serviços, dos custos de reposição, dos gastos fixos e variáveis e do custo gerencial.
Além disso, a solução ERP ajuda em: definição das tabelas de preços, políticas de descontos e promoções, preço de venda, formação do preço de venda e análise e atualização das margens de lucro de acordo com os resultados.
Na prática, o sistema ERP une as informações de markup, fluxo de caixa, margem de lucro, ponto de equilíbrio, entre outros, facilitando e agilizando todo o sistema de gestão financeira de um negócio.
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