Com a ideia de otimizar o dia a dia das empresas e, consequentemente, transformar a sociedade por meio da gestão, a Sankhya organiza e integra informações e processos por meio de um software de ERP (Enterprise Resource Planning) que permite mais flexibilidade e autonomia. Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, hoje, possui mais de 50 unidades de negócios, 2.000 funcionários e 35 mil clientes nos 26 estados da federação.
m 2020, recebeu um aporte de R$425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura, o GIC – essa transição marcou um dos maiores investimentos em companhias de softwares de gestão do País, e, nos últimos três anos, passou por 8 M&As: a aquisição da Neppo Tecnologia (Solução omnichannel em 2021; Ponto Tel e Ploomes (maior empresa de CRM da América Latina) em 2022, a Meetime (Plataforma de Sales Engagement) e a Mindsight (RH e Analytics) no ano de 2023. Em 2024 as empresas ASIS (Primeira Tax Tech da América Latina), Espresso (Plataforma de gestão de despesas) e recentemente a Vixting,(Gestão de saúde e segurança no trabalho) se incorporaram ao grupo, essa estratégia complementa o ecossistema de gestão oferecido pela Sankhya.
“A história da Sankhya nasceu em Uberlândia, quando eu e o Fábio estávamos deixando de lado o sonho de seguir com uma banda de rock. Aos poucos, a empresa que inicialmente se chamava SOS informática cresceu e alcançou novos patamares. Hoje, estamos na lista entre as mais reconhecidas do segmento e nosso investimento é cada vez maior em inovação. Queremos que as médias e grandes companhias otimizem seu tempo e utilizem seus recursos de forma qualificada”, afirma Felipe Calixto, fundador e CEO da empresa.
A tecnologia da Sankhya possui uma metodologia capaz de mensurar a gestão dos clientes por meio do índice Maha, que faz um mapeamento detalhado de todas as áreas dos clientes para apontar falhas na gestão e sugerir mudanças. Ainda sobre os diferenciais tecnológicos, em 2017 a Sankhya anunciou a BIA – a primeira assistente virtual de ERP, que utiliza uma tecnologia inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar processos de negócio. Já em 2019, foi a primeira a anunciar uma plataforma baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário.
“Nós queremos trazer inovação. Provocar uma ruptura na gestão das empresas que impulsione o seu desenvolvimento, levando mais progresso também às comunidades onde atuam. A gestão é um aditivo importante para a transformação da sociedade, para a geração de emprego, otimização de recursos e para o aumento da qualificação, nosso objetivo é realmente transformar a sociedade por meio da gestão”, finaliza o CEO.
Recentemente, a marca adotou uma política de equidade de gênero e direitos igualitários, onde ampliou para 42% o número de mulheres na liderança e desenvolveu programas afirmativos, como o Geração 23, que incentiva a inserção de mulheres na tecnologia.
De acordo com o G2, o mercado global de software ERP deverá atingir US$78,4 bi até 2026. Para acompanhar o cenário de crescimento, no primeiro trimestre de 2023 a Sankhya bateu um recorde histórico de faturamento, crescendo 34% em relação ao mesmo período do ano passado. A Sankhya ainda deve investir em novos negócios e tem como expectativa superar o faturamento de R$1 bi até 2025.