Você sabe o que é inovação aberta? Imagine que sua empresa perdeu participação de mercado pela ausência de uma tecnologia mais funcional para o consumidor final e essa tecnologia já está sendo usada pelo seu concorrente, já foi testada, funciona e agora você precisa se atualizar ou continuará vendo seus clientes migrarem para a plataforma que não é a sua. O que você faria?
Montaria um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na sua empresa para atender essa demanda? Contrataria uma empresa para desenvolver o sistema para você, do zero, sem saber quanto tempo ao certo levaria? Ou faria uma parceria com o concorrente para trazer a tecnologia, que já está pronta e testada, para sua empresa?
Se a última pergunta te causou estranhamento, você precisa conhecer o conceito de inovação aberta, ou open innovation, que é justamente a colaboração no do mercado.
O que é inovação aberta (open innovation)?
A inovação aberta é um modelo de negócio integrativo e disruptivo, em que as empresas buscam parcerias com outras empresas, órgãos públicos e pessoas de fora da organização para somar conhecimentos, melhorar suas tecnologias, acelerar seus negócios, dividir custos e diluir riscos por meio da descentralização da sua mentalidade inovadora.
Existem diversas iniciativas diferentes para uma empresa aproveitar os benefícios da inovação aberta, como:
Hackatons
Ao serem feitas com um público externo, a empresa abre suas portas para a comunidade e ecossistema atuar em uma dor pré-definida, de maneira rápida e colaborativa. É uma fonte relevante de novas ideias e projetos que podem gerar mais valor para o negócio.
Parcerias
Ao se associar com empresas especialistas, cada empresa tem a capacidade de focar mais no seu negócio chave e colaborar em outros assuntos, aumentando o valor gerado para os clientes finais.
Participação em associações e grupos de startups
Ser um agente ativo em um grupo de startups, atuando em mentorias, incubação de ideias ou mesmo reforçando networking, ajuda a oxigenar a empresa com novas ideias e novos parceiros em potencial.
Como surgiu o conceito de inovação aberta?
O termo inovação aberta (open innovation) foi visto pela primeira vez em um estudo desenvolvido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation Brasil.
Ele escreveu e publicou um livro explicando como implantar esse sistema, que resumidamente mostra que a inovação aberta é um caminho que funde as ideias internas e externas de uma organização.
Isso porque, por mais que uma empresa possua pessoas capacitadas para criar suas soluções, o grupo sozinho não poderia ser detentor de todo o conhecimento necessário para desenvolver a melhor tecnologia. Além disso, a integração com outras formas de pensar e enxergar traz muito mais benefícios para os envolvidos.
Com a difusão das startups, o conceito de inovação aberta começou a ganhar mais adesão, já que as soluções que iam surgindo chegavam com mais facilidade e aceitação às organizações. Era uma forma menos impactante de trazer parcerias para complementar as inovações da própria empresa. E a resposta eram serviços e produtos mais completos.
As startups foram as principais aliadas dessa tecnologia, mas não foram as únicas. Podemos citar também os órgãos financiadores de pesquisas em instituições de ensino, os hackathons, as ferramentas de crowdsourcing e outros modelos colaborativos que permitem o crescimento da informação e da tecnologia.
3 formas para sua empresa implantar inovação aberta
Agora que você sabe o que é inovação aberta, confira a seguir 3 maneiras de implantá-la no seu negócio.
Inbound
Este é o modelo mais usado. O Inbound é uma forma de buscar conhecimento ou tecnologia em alguma fonte externa especializada em determinado tipo de solução para trazer melhorias para seus processos internos.
Pode ser uma universidade, uma incubadora, um think tank ou uma startup que desenvolva parte do processo e posteriormente incorpore-o à empresa para somar à sua atual tecnologia.
Outbound
Este método é exatamente o contrário do Inbound. Neste modelo, a empresa que é detentora da nova tecnologia vende para a empresa parceira, podendo ceder direitos de patentes e licenças que houver.
Coupled
É a mistura dos dois modelos anteriores, combinando o interesse de uma empresa que procura novas soluções com parceiros que desejam vender suas tecnologias inovadoras. Assim, a parceria traz resultados positivos para ambos.
Qual é a diferença entre inovação aberta e fechada?
Como vimos anteriormente, a inovação aberta é quando a empresa busca por parcerias para desenvolver sua tecnologia. Ou seja, quando este projeto vai além das paredes da empresa, possibilitando o intercâmbio de ideias e o crescimento desta tecnologia.
Já a diferença entre os dois conceitos é que, na inovação fechada, todo o desenvolvimento de ideias e pesquisas para a tecnologia se dá dentro da organização e a propriedade de desenvolvimento é somente dela, não havendo interesse em “abrir” e compartilhar com o mercado.
A sua empresa não precisa fazer uma escolha entre um ou outro. A ideia é entender os benefícios da inovação aberta para que esse conceito traga muito mais retorno para seus projetos. Além disso, vale considerar que há possibilidades de se usar os dois modelos ou até complementar um modelo com o outro.
O pai do conceito de inovação aberta, Chesbrough, afirma em seu livro que as empresas orientadas a modelos de inovação aberta terão mais resultados com seus projetos do que empresas que estão orientadas somente ao modelo de inovação fechada.
Apostar em inovação aberta é mais um caminho para otimizar o seu negócio, olhando por novos “mares” ainda não explorados e trazendo possibilidades que o modelo fechado não permite enxergar, justamente por seu modelo limitado.
Veja a seguir um comparativo entre inovação aberta e inovação fechada:
7 vantagens de aplicar inovação aberta na sua empresa
Todos sabemos que o mundo está cada vez mais complexo, conectado e mudando mais velozmente. Nesse contexto, o desafio para que as empresas se mantenham competitivas é cada vez maior. A capacidade de inovar não é mais opcional e sim fundamental para a perenidade dos negócios.
Sendo assim, a inovação aberta abre novas oportunidades para a empresa se diferenciar e gerar mais valor para seus clientes a partir do poder criativo da atuação em rede.
A diversidade de conhecimentos e experiências é fundamental para a inovação e montar um novo time ou adquirir uma nova empresa para resolver um problema pode se mostrar caro e de alto risco.
No entanto, ao se associar a outros atores dentro de seu ecossistema (universidades, empresas especialistas, associações, etc.) a expertise já adquirida por eles se soma ao conhecimento da própria empresa para gerar novos produtos e serviços e ainda utilizando menos recursos próprios internos.
Listamos outros 7 vantagens da inovação aberta para você considerar implantar esse conceito na sua empresa:
1. Ampliação das oportunidades
Ao abrir parcerias com empresas, startups e outros profissionais externos, sua capacidade de enxergar novas soluções será ampliada.
2. Agilidade
O tempo sempre foi um dos fatores que mais dificultam as inovações. Com a aplicação do método de open innovation, sua empresa ganha agilidade, pulando etapas que já foram solucionadas, diminuindo a sobrecarga e distribuindo melhor as funções.
3. Redução de riscos e custos
Realizar um projeto no modelo fechado traz mais responsabilidades para a empresa, mais riscos e mais custos.
4. Aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI)
Quando analisamos as vantagens citadas acima, entendemos que o Retorno sobre o Investimento (ROI) será maior, já que o custo e o tempo investidos serão menores.
5. Aumento do capital intelectual
Quanto mais se compartilha uma ideia, mais aprimorada e melhor ela se torna e isso não tem preço, mas valor. O capital intelectual que cresce deve sempre ser reconhecido.
6. Fortalecimento do mercado
Quando a empresa cria conexões com outras empresas, todos ganham, mas principalmente o mercado se torna forte para enfrentar possíveis crises e problemas futuros.
7. Mudança de mindset coletivo
Quando compartilhamos saberes, a cultura do “cada um por si” é substituída pela cultura do empreendedorismo, em que todos podem contribuir para um mercado melhor para empresas e consumidores.
Como o ERP Sankhya pode contribuir para a inovação aberta na sua empresa?
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Além de sanar diversas dores a partir das melhores práticas embarcadas no ERP, a Sankhya também possui um framework de desenvolvimento que permite que o usuário tenha liberdade para evoluir e atuar em dores e processos específicos de seu negócio.
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