Toda empresa deseja alcançar a excelência operacional e se destacar no mercado com um trabalho de qualidade e eficiência. Mas, para implementá-la nos negócios, é preciso fazer transformações na rotina da organização e estruturar as ações para chegar a esse objetivo.
Para isso, gestores devem sempre aprimorar e melhorar seus processos e operações através de uma gestão de alto nível. Um trabalho com excelência exige mudanças nos hábitos organizacionais, e essas modificações devem começar dos cargos mais altos, para que os colaboradores se inspirem e estejam sempre motivados.
Neste artigo, explicamos o conceito de excelência operacional, como ela surgiu, quais os integrantes desse processo, como alcançá-la e a importância do ERP como aliado. Confira!
O que é e como surgiu a excelência operacional?
Excelência operacional é um conceito que surgiu para as empresas focarem em um trabalho de qualidade desde os processos iniciais até o contato com o cliente. É uma forma de aumentar o desempenho das atividades com inteligência, oferecendo um serviço de alta performance.
Esse conceito surgiu com o livro “Em Busca da Excelência”, de Tom Peters e Robert Waterman. Na obra, de 1982, os autores realizam uma pesquisa com o intuito de entender o que move as empresas a alcançar a excelência operacional.
Também é possível entender que esse processo tem formas distintas, pois varia de acordo com os objetivos das organizações. Mas, em geral, eles avaliaram que empresas de sucesso, que estavam sempre em destaque no mercado, possuem características em comum, como:
- Lideranças flexíveis;
- Otimização de processos;
- Soluções inovadoras;
- Metodologias para um trabalho produtivo.
Sistema Toyota de produção
Você sabia que o conceito de excelência operacional começou a se expandir com a marca automobilística Toyota? O sistema de produção da empresa tem como base a crescente produtividade, através da organização e da qualidade dos processos e da diminuição dos desperdícios.
Essa metodologia ajuda a promover uma melhor experiência de compra ao cliente, com preço justo e entregas rápidas e relacionadas ao conceito de eficiência dos princípios do Lean. Usando como analogia uma casa, o sistema é executado com três pilares:
- Fundação (base): trabalho padronizado e com estabilidade. Com processos bem definidos, gestão clara, melhoria contínua e fluxo de trabalho nivelado.
- Colunas (paredes): produção baseada na demanda e no tempo adequado de entrega (just in time). Também faz parte desta etapa a identificação de erros e a execução de ações corretivas imediatas.
- Teto: menor custo, maior qualidade e foco no cliente.
Os integrantes da excelência operacional
Para implementar a excelência operacional, é importante entender que ela possui quatro pilares fundamentais. Todos os setores da empresa precisam estar envolvidos nos processos para o alcance dos resultados.
Mesmo que sejam áreas distintas, a organização necessita fluir seguindo no mesmo sentido para que as ações aconteçam da forma correta e com eficiência.
Utilizando os princípios da alta performance, redução de desperdícios e menor custo, listamos a seguir os quatro integrantes da excelência operacional:
1. Estratégia
O planejamento estratégico é o ponto inicial para a excelência operacional. Executar atividades com produtividade, organização e eficiência exigem uma estruturação para que os colaboradores possam trabalhar de acordo com o propósito organizacional. Nesta etapa, é importante avaliar aspectos como:
- Objetivos;
- Recursos disponíveis;
- Cenário do mercado;
- Ferramentas adequadas para os processos.
O mapeamento geral da realidade atual da empresa ajuda na análise dos processos que precisam ser corrigidos ou adaptados e também orienta nas tomadas de decisões e nas aplicações estratégicas.
2. Gestão
Com o planejamento estratégico estruturado, o próximo passo é a gestão, outra etapa fundamental para o alcance de bons resultados. É ela que permite a melhoria contínua do trabalho para que esteja sempre em um alto nível de excelência operacional.
Nesta etapa, é essencial o trabalho de qualidade dos líderes, para que a equipe se mantenha motivada. É o momento de acompanhar o desempenho organizacional, se as estratégias estão bem aplicadas e o grau de eficiência dos processos.
3. Pessoas
Os colaboradores são a força motriz de uma empresa, e o trabalho deles é que eleva ou não o nível de excelência operacional. Ter um bom planejamento e gestão são fundamentais, mas de nada adianta se a equipe não estiver alinhada com o propósito organizacional.
É importante que todos os profissionais entendam de forma clara suas funções e tenham fácil acesso à comunicação interna. Por isso, a capacitação e o incentivo são a chave para o sucesso desta etapa.
4. Processos
Para finalizar, os processos precisam ser bem estruturados para que ocorram de forma dinâmica. Em caso de identificação de gargalos, a correção ocorre de forma rápida.
Os processos devem ser aplicados em todas as áreas da empresa e é necessária a integração delas através de um sistema de gestão. Assim, o funcionamento será alinhado e em conjunto.
Como alcançar a excelência operacional?
Após toda a estruturação, o próximo passo é a execução das ações. É importante ter atenção a alguns pontos durante a implementação e o acompanhamento do desempenho dos processos, como:
- Ter uma cultura de inovação forte;
- Investir em capacitação;
- Aplicar o gerenciamento de rotina;
- Solucionar erros de imediato;
- Focar nos indicadores;
- Analisar os resultados constantemente.
Com base em todos esses tópicos e o conceito do sistema Toyota de produção, que constitui no aumento da produtividade através da organização na qualidade dos processos e na diminuição dos desperdícios, a conquista da excelência operacional pode ser mais facilmente alcançada.
Para atingi-la, é preciso um esforço e trabalho conjunto de toda a equipe organizacional. Cabe aos gestores alinhar os objetivos com toda a equipe, fazer a integração da comunicação e oferecer incentivo.
O ERP como grande aliado na excelência operacional
Para implementar a excelência operacional, a empresa precisa investir em um sistema que seja um aliado na gestão de todos os processos. O ERP faz a otimização das tarefas, integrando todos os setores e fornecendo recursos específicos e dados precisos para alcançar os objetivos da empresa.
Por ser um software que armazena as informações na nuvem, é totalmente seguro e eficiente, além de gerir desde os aspectos operacionais até os estratégicos.
Em um único sistema, os gestores conseguem aumentar a produtividade da equipe através do monitoramento de desempenho, melhorar a qualidade e a organização dos processos com ferramentas específicas e reduzir custos e desperdícios com dados e informações detalhadas.
Para o sucesso e a conquista da excelência operacional, o ERP atende às necessidades da organização de acordo com os seu propósito e oferece inúmeros benefícios, além dos já citados, para a rotina de trabalho, como:
- Auxiliar nas tomadas de decisões;
- Oferecer agilidade em todos os processos;
- Aumentar as vendas;
- Gerar destaque diante os concorrentes;
- Fornecer relatórios detalhados;
- Garantir a segurança de dados.
Independente do seu segmento, o ERP Sankhya garante o máximo de produtividade em suas atividades e processos. Garanta mais eficiência, processos otimizados e gestão assertiva para o seu negócio. Fale com um de nossos consultores e solicite uma proposta!