Diversas grandes empresas investem na formação de uma área específica de inteligência que cuide também de mapear as tendências de mercado, focado em encontrar e realizar os melhores estudos, pesquisas, relatórios e conteúdos que possam guiar o desempenho do negócio em geral.

Isso é necessário porque, nos últimos anos, é possível ver a mudança de comportamentos do consumidor com muito mais frequência e diversidade, o que torna esse cliente mais exigente e demanda um maior preparo por parte da empresa.

No entanto, usufruir dos conhecimentos que um time de inteligência de mercado proporciona não é exclusividade das grandes companhias. Muitas delas realizam os relatórios e publicam para que outros negócios possam aprender com aqueles dados.

Nossa equipe focada em inteligência mercadológica realizou um amplo estudo dos materiais publicados por grandes empresas, consideradas referência no mercado global.

Dentre estes estudos, separamos para você as 3 mais relevantes tendências de mercado para 2021, que podem te ajudar a turbinar seu negócio. 

O recrutamento virtual como uma das tendências de mercado

 

Uma das grandes tendências de mercado, surgida pela demanda da pandemia foi o recrutamento por video chamadas.

Não é segredo algum que o trabalho remoto, também conhecido como home office, veio para ficar. Mas, e os processos seletivos?

Com a chegada do Coronavírus, as empresas se viram na necessidade de se adaptar completamente ao virtual, inclusive quando o assunto é recrutamento.

Algumas companhias já realizavam as primeiras etapas do processo seletivo por meio virtual, em ferramentas modernas e gamificadas que analisam o fit do candidato com a cultura e os valores da empresa.

As videochamadas em ascensão nas entrevistas

No entanto, no último ano o processo todo teve a necessidade de se tornar remoto, inclusive as entrevistas com líderes diretos.Esse tipo de entrevista muitas vezes é realizada através de plataformas de vídeo chamada – quase da mesma forma que uma entrevista presencial, mas sem o encontro físico entre recrutador e candidato.

Uma das maiores vantagens dessa forma de recrutamento é que não existem custos por parte da empresa para fornecer um espaço para essa entrevista, e, por outro lado, o candidato não tem que se deslocar até a empresa física e poupa com transporte – evitando os tão temidos atrasos.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn, 81% dos recrutadores acreditam que o processo seletivo continuará sendo virtual, mesmo após o fim da pandemia de COVID-19.

Além disso, o processo de onboarding, responsável por fazer a introdução de novos funcionários na empresa – que aborda com mais profundidade o papel de cada área, a divisão de departamentos e as diretrizes internas – também passou a ser completamente remoto.

Como anda o processo de acolhimento de novos funcionários em sua empresa? Você pretende manter todas as etapas de forma remota? Nos conte mais abaixo na seção de comentários.

A atenção às gerações mais velhas como tendência de mercado

Quando o assunto é marketing digital, o comum é associar essa parte da comunicação com um público mais jovem e ativo nas redes sociais. No entanto, com a pandemia de 2020 houve um grande aumento de pessoas mais antigas na internet.

Esse aumento implicou também no maior conhecimento de novas marcas por meio da geração conhecida como baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964.

Um estudo publicado pela Hootsuite, empresa mundial de automação para marketing digital, afirma que 70% dos usuários entre 55 e 64 anos dizem ter feito pelo menos uma compra online no último mês.

O método mais frequente utilizado por profissionais de marketing para alcançar este público é o tradicional anúncio em televisão, principalmente TV aberta.

No entanto, com o aumento da presença da geração baby boomers na internet, está na hora dos profissionais de marketing e comunicação se atentarem ao marketing digital direcionado a este público.

A realidade mudou! E a verdade é que os marketeiros não podem se dar ao luxo de ignorar as gerações mais velhas no marketing digital mais.

As tendências de mercado para a hiper automação estão a todo vapor!

Outra das importantes tendências de mercado é a automação e como ela vem se relacionando com o trabalho humano nas empresas.

A hiper automação é uma das tendências de mercado que se resume em automatizar a maioria dos sistemas e tarefas repetitivas, integrando inteligência artificial, machine learning, robotização e tomada de decisão.

Esse conceito se intensificou bastante com o surgimento da pandemia e a necessidade do corte de custos, fazendo com que as máquinas se encarreguem de trabalhos mais simples e repetitivos, eliminando o gasto com mão de obra neste sentido.

Segundo Brian Burke, vice-presidente de pesquisa na Gartner, “A hiper automação é irreversível e inevitável. Tudo o que pode e deve ser automatizado, será automatizado.”

O ponta-pé inicial para não perder as tendências de mercado

O primeiro passo para uma hiper automatização da sua empresa é entender quais são seus processos e mapear as ações feitas por cada colaborador dentro de suas áreas, identificando quais pontos tem a possibilidade de se tornar uma automação.

Para iniciar esse processo é possível realizar a implantação de um ERP flexível em seu negócio, que realize integrações internas e externas, além de também ser importante implantar um B.I. (software de business intelligence) para te ajudar na tomada de decisões de sua empresa.

Selecionamos mais estudos para incrementar suas estratégias em 2021

Além das tendências de mercado citadas acima, a equipe de inteligência de mercado da Sankhya realiza estudos anuais para compilar os melhores estudos realizados por grandes marcas.

Desde um relatório sobre tendências culturais elaborado pelo Spotify, até estudos do Google sobre como o marketing digital poderá ajudar na recuperação econômica pós-pandemia.

Foram 30 materiais selecionados, todos com foco em estudar e entender o que estará em alta no mercado mundial a partir de agora, que decidimos compilar em somente um link para facilitar o seu acesso a eles.

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