Um bom sistema de gestão comercial é imprescindível. Ele será capaz de gerenciar o relacionamento com o cliente, a força e o funil de vendas, além do controle de inúmeras estatísticas importantíssimas para quem trabalha com o comércio.
Essa é uma forma de modernizar a sua empresa e, principalmente, melhorar a sua gestão, aumentando a produtividade e a eficiência e ganhando competitividade. Ainda não está claro como tudo isso será possível? Continue a leitura!
O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL?
Um sistema de gestão comercial, ou ERP de vendas, é um software que organiza e gerencia a rotina de vendas e o fluxo de atividades. Ele permite integrar todos os setores, fazendo com que a comunicação flua entre os diferentes departamentos, melhorando a eficiência dos seus processos internos.
Assim, todos os departamentos da sua empresa usam a mesma tecnologia e é possível gerenciar o estoque, o controle de vendas, as compras, o financeiro, a emissão e o controle de notas fiscais, etc.
Para os gestores, essa é uma ferramenta de suma importância, pois é possível ter uma visão sistêmica da empresa, compreendendo melhor como cada parte afeta o todo.
Esses sistemas ainda são capazes de emitir relatórios e cruzar dados de todos os setores da empresa. Dessa forma, será mais fácil prever cenários, antever ações, criar planejamento de vendas, compreender os hábitos de compra dos seus clientes e muito mais, ajudando o seu negócio a se destacar.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL?
Agora que você já entendeu o que é um sistema de gestão comercial, deve ter notado algumas vantagens que essa ferramenta oferece as empresas, não é? Vamos ver cada ponto em detalhe.
Automação comercial
Sua empresa possui vários processos internos? Quanto mais longa for essa lista, maiores as chances de falhas e erros. A automação comercial ajuda a reduzir esse índice, ao passar para a máquina realizar os processos burocráticos e repetitivos.
Por exemplo: emissão de notas fiscais, logísticas bancárias, verificação contábil, entre outros.
A grande vantagem dos softwares de gerenciamento comercial é que eles são capazes de realizar cálculos automatizados e de preencher automaticamente as informações que compõem documentos, indicadores, análises e relatórios.
E tudo isso de forma precisa, o que reduz o retrabalho, uma vez que a apuração manual tem mais chance de erros, que podem comprometer o capital do negócio.
Melhora no controle financeiro
O controle financeiro é fundamental para qualquer empresa e nem sempre é fácil para o gestor controlar acertadamente o fluxo de caixa, uma vez que são várias as informações que o afetam, como produtos ou serviços vendidos, número total de vendas, clientes, fornecedores, contas a pagar e a receber, faturamento, lucro, entre outros aspectos relevantes para a sua empresa.
Um sistema de gestão comercial lhe ajudará a precificar mais corretamente, a compreender todos os custos que implicam na sua empresa, identificar os pontos de melhoria, cortar custos de forma mais acertada, entre outras ações que possibilitam um crescimento nos lucros.
Gestão de estoques adequada
O estoque é outro setor importantíssimo para as empresas, principalmente no setor de varejo, como supermercados, mercearias e lojas. Quando você realiza o controle de estoques manualmente, utilizando planilhas, tem mais chances de erros, porque é difícil conciliar os dados do checkout.
Um sistema de gestão comercial fará esse processo automaticamente. Toda vez que determinado produto for vendido no PDV, ele dará baixa no estoque – avisando o responsável quando determinado item estiver se aproximando do ponto de reposição do estoque.
Além de ter mais segurança na gestão de estoques, com essa ferramenta, o gestor tem mais informações sobre o giro de vendas, nível dos produtos, itens com mais ou menos saída, entre outros, conseguindo planejar promoções e manter o estoque sempre girando.
Redução do desperdício
O desperdício, tanto de recursos como de matéria-prima, é um dos problemas mais comuns enfrentados no gerenciamento de empresas, tanto grandes como pequenas.
Com um sistema de gestão, haverá a automação, fazendo com que os funcionários tenham mais tempo para focar em ações essenciais para empresas – deixando as atividades burocráticas para o software.
Além disso, a tecnologia consegue cruzar dados e oferecer relatórios precisos e indicadores confiáveis, ajudando o gestor a entender como é capaz de aproveitar melhor o tempo e o capital da empresa, reduzir os erros e retrabalhos e lidar com o excesso ou a escassez de matérias-primas.
Melhora na comunicação interna
Uma das principais vantagens de usar um sistema de gestão comercial é a integração dos setores, uma vez que todos passam a usar a mesma tecnologia.
Assim, a informação começa a fluir de maneira mais fácil entre os setores, melhorando a comunicação e a tomada de decisão de cada um dos seus departamentos.
Por exemplo, o setor de compras consegue acompanhar os indicadores de vendas e do estoque, sabendo exatamente quando e qual quantidade de produtos deverá comprar, tornando suas ações mais acertadas.
Aumento na segurança das informações
A segurança da informação é um ponto crucial em qualquer empresa. Afinal, ninguém deseja que os dados do seu negócio ou dos seus clientes vazem e cheguem a terceiros, não é?
Um bom software de gestão comercial terá níveis de acesso e você poderá definir quais dados seus funcionários terão acesso, considerando as atividades que eles desempenham e as informações das quais necessitam.
Além disso, ao usar um sistema em nuvem, o software rodará em um servidor na internet. Isso significa que mesmo que as máquinas físicas da sua empresa sofram algum dano, as informações comerciais da sua empresa estarão a salvo e criptografadas.
Outro ponto positivo é que os melhores sistemas do mercado contam com backup automático, assim você não precisará se preocupar com essa tarefa, poupando tempo e recursos.
Aumento da produtividade
A produtividade também é um ganho excelente ao usar um sistema de gestão comercial. Afinal, ele permite a automação das tarefas, evita os erros e retrabalhos e permite que seus colaboradores desempenhem suas funções de maneira mais rápida, com mais acertos e com menos recursos.
Imagine, por exemplo, a apuração de impostos. Ao usar um sistema de gestão, todas as notas serão processadas automaticamente, pois todas estão lançadas, bastando apenas alguns cliques. Sem um sistema, contudo, essa é uma tarefa bem complicada, já que todo o processo é manual, consumindo tempo dos seus funcionários e aumentando as chances de erros.
Atendimento mais eficiente
Atender bem seus clientes é fundamental para se diferenciar da concorrência e aumentar a fidelização. Mas para melhorar o atendimento é crucial entender bem essas pessoas, sabendo mais sobre seus hábitos de consumo e o que desejam na experiência com a sua empresa.
Um sistema de gestão comercial lhe ajudará em vários pontos. No dia a dia do PDV, a automação comercial proporciona um atendimento mais rápido, evitando filas e melhorando a experiência do cliente.
Ao nível de planejamento, você poderá cruzar os dados dos setores e entender melhor as preferências dos seus consumidores, os clientes mais importantes para o seu negócio, as melhores regiões de vendas e assim por diante.
Além disso, os melhores sistemas do mercado contam com a função CRM, na qual é possível cadastrar as informações de contato dos seus clientes e realizar diversas ações, desde o disparo de e-mails personalizados com sugestões de ofertas, produtos, voucher de desconto e em datas especiais, até a opção de vendas a prazo, limite de crédito, entre outras.
Mais segurança fiscal
O Brasil possui uma legislação tributária bastante complexa, que nem sempre é fácil de compreender pelos gestores. Apesar disso, não seguir seus preceitos é colocar a sua empresa em risco.
Com um software de gestão, você contará com uma ajuda importante, pois eles já contam com funções em sintonia com a lei tributária, gerando arquivo SPED e repassando essas informações a receita, por exemplo, o que traz mais facilidade e segurança, sabendo que seu negócio está agindo dentro da lei.
Melhores decisões
Como você viu, um sistema de gestão pode cruzar dados e emitir relatórios precisos, com diferentes índices. Isso significa que você será capaz de tomar decisões mais acertadas e que favoreçam o crescimento e a lucratividade do seu negócio, melhorando a competitividade dele.
Assim, você deixa de tomar decisões baseadas em “achismos” e começa a se basear em dados reais e indicadores adequados de acordo com a realidade da sua empresa e do seu mercado.
QUAIS AS FERRAMENTAS DE UM SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL?
Existem diferentes tipos de sistemas de gestão – e cada um tem ferramentas próprias. Em geral, esses sistemas são divididos em módulos, sendo que cada módulo corresponde a um departamento ou área técnica que necessita de controle.
Algumas opções são:
- comercial (gestão de compras e estoque, CRM, workflow, cotação eletrônica, e-commerce…);
- financeiro (fluxo de caixa e DRE, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, controle de inadimplência, ponto de equilíbrio, entre outros);
- contábil (escrituração fiscal integrado com a Receita Estadual e Federal, SPED fiscal e contábil, NF-e, NFC-e, CT-e, eSocial, Bloco K, controle patrimonial, etc);
- gestão de pessoas (gestão da folha de pagamento, recrutamento e seleção, automação de ponto eletrônico, gestão de competências, banco de currículos, gerenciamento por indicadores);
- vendas (desempenho de vendas, resultado por vendedor, região, cliente, sku, disponibilidade de produtos no estoque em tempo real, perfil de consumo dos clientes, informações como limite de crédito, condições de pagamento, inadimplência, desconto, entre outros).
Viu só como um sistema de gestão comercial é capaz de trazer inúmeros benefícios a sua empresa? Se você ficou interessado, entre em contato com a Sankhya e saiba como podemos ajudá-lo a melhorar a gestão da sua empresa!