A terceirização de serviços é uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras. De acordo com os dados do IBGE, em 2018, 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados – e a expectativa é que esse número só aumente, principalmente após a promulgação da reforma trabalhista que permitiu que empresas terceirizarem qualquer área.
Apesar do crescimento expressivo desse setor, é importante analisar cuidadosamente cada caso para ter certeza de que a terceirização compensa e é o melhor para a empresa. Tem dúvidas sobre como e o que terceirizar? Continue a leitura!
O que é a terceirização de serviços?
A terceirização é um processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, ao invés de contratar funcionários próprios para desempenharem essa função.
Assim, ao terceirizar uma demanda, estabelece-se uma relação B2B (business to business), ou seja, de empresa para empresa.
Essa relação é totalmente diferente de contratar funcionários e registrá-los, de acordo com o que rege à CLT. Mas é claro que, ao terceirizar, não quer dizer que os funcionários terceirizados perderão seus direitos.
Eles continuarão tendo um vínculo formal trabalhista, só que esse vínculo não será com a sua empresa, mas sim com a terceirizada. É ela que será a responsável por contratar esses profissionais, treiná-los e remunerá-los.
Com a sua empresa, a terceirizada terá um contrato de prestação de serviços, onde será definido o que ela lhe entregará, em qual tempo, com qual qualidade e assim por diante.
Áreas mais terceirizadas
Antes das alterações da Lei 13467/2017, as empresas apenas podiam terceirizar serviços que não tivessem relação direta com a atividade-fim da empresa, ou seja, com a produção do que eles ofereciam ao mercado.
Porém, com as alterações, as empresas agora também podem terceirizar a atividade-fim. Ou seja, praticamente qualquer área da sua empresa pode ser terceirizada. Algumas mais usadas são:
- limpeza;
- entregas;
- segurança;
- recursos humanos;
- contabilidade;
- tecnologia;
- marketing e publicidade;
- recepção;
- portaria;
- entre outros.
Quais as vantagens da terceirização de serviços?
São muitos os benefícios que a terceirização de serviços traz – e por isso seus números têm aumentado significativamente. Vamos ver em detalhes os principais.
Redução de custos
Esse sem dúvida é um dos principais objetivos das empresas ao optarem pela terceirização. Afinal, os encargos trabalhistas e demais questões passam a ser de responsabilidade da terceirizada.
Assim, você consegue ter acesso a bons profissionais e a uma mão de obra qualificada sem ter que lidar com contratações, vínculos trabalhistas, salários, férias, abonos, décimo terceiro e outras questões, trazendo uma redução de custos significativo.
Isso só é possível porque a terceirizada atende várias empresas e assim consegue, com o que recebe dos contratos, manter seus funcionários e garantir a eles todos os direitos.
Tempo livre para focar no core business
Em geral, a terceirização é usada para atividades que não estão ligadas a principal atuação do negócio. Por exemplo: equipes de limpeza, contabilidade, tecnologia etc. Nem sempre os gestores possuem conhecimento técnico para lidar com essas áreas e quando fazem a contratação direta desses profissionais acabam perdendo bastante tempo para saber como gerir essas equipes.
Ao investir na terceirização, você não precisará lidar com todas essas questões burocráticas e gerenciais – e terá mais tempo livre para focar no core business, direcionando seus esforços, conhecimentos e energia para questões cruciais para o seu negócio e sobre temas que você domina.
Time de especialistas
Manter funcionários altamente capacitados em áreas secundárias para a empresa é algo que custa muito caro. E nem todos os negócios têm caixa suficiente para isso. O resultado são times de profissionais pouco especializados (ou até de outras áreas), que não conseguem render como deveriam.
Ao terceirizar, você resolve essa questão, porque a empresa terceirizada contará com uma mão de obra muito mais qualificada, com profissionais realmente especializados na área e que trarão resultados mais promissores ao seu negócio.
Melhora na competitividade
Ao reduzir custos, contar com times mais especializados e ter tempo para focar na gestão do seu negócio, a sua empresa passará a se tornar mais competitiva diante dos concorrentes, melhorando os seus resultados.
Como analisar quando a terceirização é vantajosa?
Ainda tem dúvidas se a terceirização de serviços é vantajosa para a sua empresa? Existem alguns pontos que você precisa comparar, como:
- custo da mão de obra interna x externa: analise quanto custaria para a sua empresa manter uma equipe de profissionais como o da terceirizada, incluindo o nível de experiência dos profissionais e o custo das contratações, como processo seletivo, treinamento, direitos trabalhistas etc.;
- capacidade da empresa de realizar o serviço especializado: será que a sua empresa está bem capacitada para exercer atividades que fujam do seu objetivo principal? Se você não sente essa confiança, a terceirização pode ser um bom caminho. Analise o que será preciso para executar essa função, como contratação de equipes, aporte em infraestrutura, treinamentos etc. e compare com o valor de uma terceirizada;
- riscos envolvidos no processo de terceirização: caso a terceirizada negligencie os direitos trabalhistas dos colaboradores ou deixe de pagar os salários deles, a sua empresa também poderá ser culpabilizada. Então analise todos os riscos envolvidos no processo e procure por empresas sérias e idôneas;
- alinhamento da terceirizada com a sua empresa: tenha certeza de que a terceirizada dispõe de equipes altamente capacitadas e preparadas para o trabalho. Além disso, considere o tempo de adaptação dos terceirizados à sua empresa e as suas rotinas;
- volume e rotina de trabalho da atividade terceirizada: se o volume de trabalho é pequeno e não justifica manter uma equipe própria, então vale mais a pena terceirizar, caso contrário pode ser melhor contratar e treinar seus próprios funcionários.
Além disso, é imprescindível procurar por boas empresas terceirizadas, garantindo que a relação será proveitosa e que haverá qualidade no serviço prestado.
Dentro do universo da terceirização existem inúmeras possibilidades. E uma delas é investir em tecnologia para sua empresa. Os sistemas de gestão, ERP, podem entrar nessa classificação, já que são desenvolvidos por empresas parceiras ajudando a “desafogar” o setor de TI do seu negócio.
Gostou de saber mais sobre terceirização de serviços? Já sabe se essa é uma modalidade interessante para o seu negócio? Assine nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como este diretamente no seu e-mail!