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Para dar os primeiros passos
“O recomendado é começar com o que chamamos de projeto Farol, algo pequeno que você testa e depois avalia para ver se é possível ampliar.”
Camila Achutti
Depois de 21 anos do Manifesto Ágil, há organizações em diferentes estágios de maturidade. Para aquelas que ainda não começaram, um primeiro passo é identificar e acompanhar seus indicadores. Hoje em dia, todos os processos corporativos geram dados que podem ser estudados e indicar espaços para transformações e melhorias. Dados são fundamentais para a tomada de decisões.
Camila recomenda a adoção do chamado “projeto farol”, uma iniciativa específica da empresa em que seja possível adotar um framework, desenvolver a cultura, executar tarefas, avaliar e corrigir a rota. Para isso, é importante mobilizar lideranças, equipes e estimular o surgimento da mudança cultural. Empresas que acertaram fizeram esse percurso aos poucos. Os maiores erros foram daquelas que viraram a chave de uma vez, sem antes fazer a transformação cultural necessária.
Entre os benefícios das empresas com as metodologias ágeis, a pesquisa da NTT Data aponta as principais:
Adaptabilidade às mudanças do ambiente
39% das organizações pesquisadas classificam a adaptabilidade como excelente e outros 35% atribuem uma classificação muito boa. Esse benefício foi percebido principalmente em 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus.
Excelente
39%
Muito boa
35%
Melhoria do time-to-market
A agilidade torna possível acelerar o lançamento de produtos ou serviços. Cerca de 21% das empresas deram a este ponto uma classificação excelente e 40% uma classificação muito boa.
Excelente
21%
Muito boa
40%
Melhor ambiente de trabalho entre os colaboradores
Fator destacado com a maior classificação por 20% das organizações, enquanto 39% classificaram como muito boa. A melhoria no ambiente profissional tem um impacto na produtividade da equipe, razão pela qual as empresas já estão melhorando os processos internos graças à agilidade.
Excelente
20%
Muito boa
39%
Melhoria da experiência do cliente
16% das empresas classificaram como excelente e 44%, como muito bom. Isto mostra que as organizações alcançaram um nível avançado de maturidade, que permite colocar o cliente no centro de suas atividades.
Excelente
36%
Muito boa
44%
E que venham os próximos dez anos
Quem aprendeu, ensina