O mercado de trabalho teve que se reinventar durante a pandemia, com o trabalho remoto se tornando realidade. Agora, o desafio das empresas é trazer o colaborador de volta ao trabalho presencial, principalmente aquele que prefere esse modelo de trabalho, avalia Felipe Calixto, CEO da Sankhya, empresa que oferece suporte tecnológico à gestão empresarial.
Com 50 unidades de negócio, a empresa tem mais de dois mil funcionários, e o CEO aponta esse como um dos principais desafios de gestão neste momento de retomada.
Como uma empresa de tecnologia, a migração para o modelo remoto no chegada da crise sanitária não foi difícil na companhia. Ainda assim, Calixto conta que a parte emocional foi impactada por todo o cenário da época. “Todos nós sofremos por de repente ficar dentro de casa”. O impacto financeiro veio como consequência do freio nas atividades, principalmente entre os clientes que atuavam na área de eventos, lembra Calixto. “Tivemos que nos adaptar muito rápido e conseguir crescer, ainda que em menor proporção que o esperado”.
A retomada, segundo o CEO, ainda está em processo. “Todo mundo acostumou com o trabalho remoto, então estamos passando por um período de adaptação com os profissionais, maioria da área de tecnologia, voltando para o escritório. Em geral, pessoas com perfil mais introspectivo, que gostam de trabalhar mais isolado”.
Confira a notícia completa: Desafio é repensar o home office, diz CEO da Sankhya