O varejo no Brasil é um dos setores que mais cresce no país e os varejistas ficam atentos às inovações para implementar no negócio e se destacarem diante dos concorrentes. O mercado está em constante transformação e, ao virar o ano, novas tendências do varejo são sempre aguardadas pelas empresas.

Os consumidores estão cada dia mais exigentes, o que vem transformando o comportamento de compra. Por isso, é fundamental que as empresas varejistas acompanhem todas as novidades e ofereçam uma experiência do cliente diferenciada. A tecnologia é sempre o ponto alto das tendências e tê-la como aliada é essencial para a lucratividade.

Neste artigo, mostramos um balanço do mercado varejista em 2022 e quais são as expectativas em 2023 para esse segmento. Também vamos abordar o que as empresas devem esperar dessas novas transformações e quais são as principais tendências para o ano. Confira!

Como está o mercado do varejo no Brasil?

O ano de 2022 foi de muita movimentação para o mercado varejista. Ainda se recuperando dos impactos causados pela pandemia, o setor passou por grandes eventos ao longo dos meses, como Copa do Mundo, Black Friday e festas de fim de ano.

Com todas essas datas sendo importantes para a volta do crescimento das vendas e a retomada de um comércio agitado, o balanço final do varejo em 2022 foi positivo. Dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) revelam um aumento de 0,8%, que, comparado a 2021, representa uma alta de 3,2%.

Com um crescimento maior que o esperado pelo mercado, esses dados mostram que os próximos 12 meses serão de boas projeções para o comércio e também de inovações e transformações na forma de comprar dos clientes.

Com comportamentos de compra cada vez mais voltados para o digital, a pesquisa Tendências do Varejo 2023, elaborada pela Opinion Box, mostrou que 86% dos entrevistados concordam que a tecnologia é importante no processo de compra

Em consequência disso, as vendas híbridas (físicas e online) passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. É o que mostra os dados da pesquisa: 84% das pessoas gostam da integração entre os dois meios de compra. Dessa forma, o comportamento omnichannel passa a crescer cada vez mais.

O que esperar das tendências do varejo em 2023?

Após um ano de reacomodação pós-pandemia em 2022, o ano de 2023 é o momento das empresas se readequarem em alguns aspectos, para acompanhar o comportamento de compra do consumidor. Um dos aspectos principais que é preciso focar são as tecnologias.

Em estudo realizado pela Cortex, foram analisados os setores que mais investem em tecnologia para ajudar no crescimento do negócio. Em primeiro lugar, ficaram varejo e serviços, sendo que 24,9% das empresas entrevistadas têm alto nível de tecnologia. 

Isso mostra a importância de ter ferramentas digitais para elevar a performance do trabalho e, consequentemente, se destacar no mercado. 

Com relação ao consumidor, como citamos anteriormente, o comportamento omnichannel será cada vez mais forte. Não é uma novidade o atendimento omnichannel, mas ele vem cada vez mais se intensificando e inovando. E os varejistas precisam caminhar junto com essas novas crescentes.

Uma empresa de varejo em crescimento no Brasil não pode ficar sem o serviço omnichannel, tendo em vista que ele é o foco principal dos clientes nos dias de hoje.

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou como é fundamental essa tecnologia no varejo:

  • 87% dos consumidores pesquisam o preço na loja física e compram na internet;
  • 80% dos consumidores pesquisam o preço na internet e compram na loja física;
  • 78% dos consumidores compram online e retiram na loja;
  • 68% dos consumidores compram na loja física e pedem para entregar em casa.

Principais tendências do varejo em 2023

Para ter êxito nos negócios, é fundamental acompanhar as tendências do ano e quais as perspectivas futuras para essas mudanças e inovações. Assim, é mais fácil estruturar um planejamento estratégico assertivo para alcançar os objetivos desejados.

A seguir, listamos as principais tendências do varejo no Brasil em 2023.

E-commerce

Uma pesquisa realizada pelo Google e Euromonitor mostrou que o e-commerce crescerá 42% até 2025 no Brasil e um dos setores que será mais responsável por esse aumento é o varejo, com 39% de expansão.

As vendas digitais estão crescendo e fazem parte da rotina dos consumidores. Por isso, é importante que a empresa invista em vendas pela internet como forma de ampliar as possibilidades dos seus clientes.

Um e-commerce de sucesso precisa de logística eficiente, gestão de estoque precisa e atendimento e suporte ao cliente de qualidade.

Dentro desse ambiente de compras online, existem tendências que é necessário ter atenção, pois são grandes diferenciais nas vendas, como:

Omnichannel

Uma das tendências tecnológicas que vêm dominando cada vez mais o mercado varejista é o serviço omnichannel. É uma das melhores estratégias para o sucesso de uma empresa de varejo no Brasil, possibilitando ao cliente a escolha do melhor canal de comunicação para atendimento

A integração entre loja física e online, também conhecida como híbrida, é uma das tecnologias que mais atraem os clientes. A pesquisa da Opinion Box citada anteriormente mostrou que 84% dos entrevistados gostam da junção dos dois formatos de compra

Algumas pessoas gostam de fazer compras online e retirar pessoalmente e também o contrário. Essas experiências para o consumidor são vantagens competitivas em um mercado em que a concorrência cresce a todo momento. 

A unificação dos canais de comunicação, com o auxílio de assistentes virtuais,  cria uma experiência de atendimento personalizada, deixando o cliente satisfeito com a marca e, consequentemente, aumentando as vendas. Entre os benefícios de investir em um serviço omnichannel, podemos citar:

  • Comunicação assertiva;
  • Proximidade entre loja e cliente;
  • Monitoramento das vendas com dados detalhados;
  • Informações e relatórios que auxiliam as tomadas de decisões.

Software de gestão de vendas

Um grande aliado para que cada etapa das vendas seja executada com eficiência e qualidade é o software de gestão (ERP). Com ele, os gestores têm um controle preciso do desempenho em cada tarefa e, assim, identificam pontos que precisam de melhorias.

Com um sistema de gestão na rotina da empresa, é possível automatizar e otimizar todos os setores da organização, aumentando a produtividade e simplificando tarefas burocráticas que demandam tempo.

Outro ponto importante é a centralização de dados, que ajuda os gestores no acesso a informações e na melhoria da comunicação interna, independente da área de atuação. Assim, todos os processos são padronizados, o que eleva a performance do trabalho.

O sucesso de uma empresa varejista não está na venda final e sim em como cada etapa antes dela é executada e gerenciada. 

Por isso, o sistema de gestão é uma das tecnologias com melhor custo benefício, tendo em vista que é um software completo, que abrange todas as áreas e oferece recursos específicos para o setor. Dentre as inúmeras vantagens ao utilizá-lo, podemos citar:

  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da produtividade;
  • Monitoramento do desempenho através de indicadores;
  • Relatórios detalhados;
  • Controle de estoque;
  • Integração de dados (financeiros, vendas, estoque, produção, logística, entre outros).

Além da importância de investir em um sistema de gestão, é essencial que o gestor entenda como funciona a maturidade de gestão do negócio

Por isso, disponibilizamos um estudo sobre os efeitos do ERP nas empresas varejistas e como alcançar o sucesso com a automatização dos processos. Confira!