Quando se busca melhorar a gestão de uma empresa, ter a tecnologia como aliada é com certeza uma das soluções mais eficazes. Isso porque, a tecnologia consegue otimizar tarefas burocráticas e agilizar processos que antes, ao serem feitos manualmente, demandavam bastante tempo.
Assim, o ERP, (Enterprise Resource Planning) que significa Planejamento dos Recursos da Empresa, é um software de gestão empresarial que tem como objetivo integrar vários softwares necessários para o bom funcionamento de uma corporação, ou seja, é a tecnologia feita para a empresa.
O sistema de ponto eletrônico pode ser um desses softwares integrados ao ERP, pois o seu uso facilita o controle de jornada dos funcionários, o que dá consequência em diversos fatores positivos para gestores e líderes.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre o sistema de ponto integrado ao ERP e a sua importância. Confira abaixo os tópicos que serão abordados:
- ERP e sistema de ponto: Definições
- Sistema de ponto integrado ao ERP – Como funciona?
- Quais as vantagens de adotar um ERP com sistema de ponto integrado?
- Sistema de ponto integrado ao ERP: conheça a Sankhya + PontoTel
Boa leitura!
ERP e sistema de ponto: Definições
ERP vai além de uma sigla que significa Planejamento dos Recursos da Empresa, ele é um sistema integrado de gestão empresarial para automatizar processos, armazenar informações e prover perspectivas de resultados.
Em substituição de inúmeros softwares separados para fazer a gestão de uma empresa, o ERP é um sistema único que integra todos dados e processos necessários, fazendo com que líderes e gestores tenham um controle mais preciso de todas as informações e resultados.
Essa integração de informações facilita a gestão empresarial em diversos aspectos, desde a melhoria de processos internos até tomadas de decisões mais assertivas e embasadas.
Já o sistema de ponto é um software responsável pelo registro, tratamento e gestão do ponto dos colaboradores. Isso faz com que o gestor possa entender e acompanhar ainda mais a jornada dos seus funcionários.
Para os setores de RH/DP, fazer o controle de entrada e saída de funcionários é um desafio diário, ainda mais quando fatores como, jornada de trabalho externa, modelo de trabalho home office ou quadro de funcionários de empresas de médio a grande porte estão envolvidos nesse processo laboral.
Além disso, ao fazer uso de um sistema de ponto, atividades burocráticas – como cálculos de horas extras, adicional noturno e descanso semanal remunerado – são feitas automaticamente pelo software. Isso acaba evitando erros na folha de pagamento e até blindando a empresa de possíveis processos trabalhistas.
O que diz a lei sobre o sistema de ponto eletrônico?
O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) publicou, em 2021, a portaria 671. Essa portaria unificou normas de outras duas antigas portarias, 373 e 1510. Isso trouxe diretrizes ainda mais claras em relação aos sistemas de controle de ponto que as empresas devem adotar.
De fato, a portaria 671 unificou algumas regras que já existiam nas duas portarias anteriores, mas também trouxe uma novidade: o Registrador Eletrônico de Ponto (REP). Assim, agora existem três tipos de classificações de sistemas REP:
- REP-C: Registro de ponto convencional;
- REP-A: Registro de ponto composto por um conjunto de equipamentos e programas de computador feito para o registro da jornada de trabalho;
- REP-P: Sistema de registro eletrônico de ponto via programa que contém coletores de marcações, armazenamento de registro de ponto e programa de tratamento de ponto.
Nos sistemas de tipo REP-C e REP-P, deve ser emitido um comprovante para cada ponto registrado, podendo ser em formato impresso ou digital. Além disso, o espelho de ponto é uma das solicitações mais cruciais da nova portaria, pois é de suma importância possuir relatórios sobre as jornadas de trabalho do funcionário.
Assim, para garantir a segurança de ambas as partes, o espelho de ponto deve ter algumas informações detalhadas. De acordo com o artigo 84 da portaria 671, são elas:
I – identificação do empregador contendo nome, CNPJ/CPF e CEI/CAEPF/CNO, caso exista;
II – identificação do trabalhador contendo nome, CPF, data de admissão e cargo/função;
III – data de emissão e período do relatório Espelho de Ponto Eletrônico;
IV – horário e jornada contratual do empregado;
V – marcações efetuadas no REP e marcações tratadas (incluídas, desconsideradas e pré-assinaladas) no Programa de Tratamento de Registro de Ponto; e
VI – duração das jornadas realizadas (considerando o horário noturno reduzido, se for o caso).
Sistema de ponto integrado ao ERP – Como funciona?
Como já falado anteriormente, o ERP integra vários softwares úteis para a melhoria de processos, de gestão da empresa e de armazenamento de dados em um único software.
Sendo o sistema de ponto um desses softwares que compõem a solução ERP, dessa forma, ele está integrado ao sistema unificado que o ERP proporciona. Essa integração facilita ainda mais os processos internos da organização.
Como um Sistema de ponto integrado ao ERP pode ajudar sua empresa?
Imagine que, após finalizar o fechamento da folha de ponto, já com todos os apontamentos e cálculos automatizados, o setor de RH pode, facilmente, enviar esses dados para o setor de contabilidade para, assim, a folha de pagamento ser feita.
Esse é apenas um exemplo de como o funcionamento da integração do sistema de ponto ao ERP pode otimizar atividades e ajudar a empresa. Para saber mais sobre as vantagens de adotar um ERP com sistema de ponto integrado, continue a leitura!
Quais as vantagens de adotar um ERP com sistema de ponto integrado?
Como você já pode perceber até este momento da leitura, tanto o ERP quanto o sistema de ponto trazem benefícios para a gestão de uma empresa.
E quando o sistema de ponto está integrado ao ERP, essas vantagens são diversas. Por isso, abaixo você pode conferir algumas dessas vantagens.
Gestão centralizada
Suponha que uma empresa com mais de 100 funcionários utiliza um sistema de ponto tradicional. Durante o mês, o gestor da empresa não consegue ter uma visão panorâmica de quem está chegando atrasado, acumulando horas extras ou ficando com muitas faltas. Apenas quando a folha de ponto for fechada, o gestor vai saber dessas informações.
Com um controle de ponto integrado ao ERP, essas informações poderão chegar a ele diariamente, e a intervenção para melhorar o índices dos colaboradores poderá ser tomada previamente. Além disso, o gestor poderá acompanhar mais de perto todos os seus funcionários.
Segurança jurídica
Segundo levantamento feito pelo escritório de advocacia LG&P, em julho de 2021, houve o aumento de 30% de ações trabalhistas em relação ao começo de 2020. Esse dado aponta a importância de as corporações se blindarem de dados que garantam a elas a segurança jurídica.
Assim, ao utilizar um sistema de ponto integrado ao ERP, as informações coletadas de entrada, saída, horas extras, adicional noturno entre outras estarão todas disponíveis para o setor jurídico da empresa.
Agilidade na empresa
O uso da tecnologia dentro de processos laborais permite a otimização das atividades e, até mesmo, a extinção daquelas que são consideradas maçantes e burocráticas. Dessa forma, o uso do sistema de ponto integrado ao ERP melhora processos dos setores de RH/DP, contabilidade, administrativo e jurídico.
Além disso, também é possível melhorar a performance de líderes e gestores de equipes, pois eles conseguem ter acessos a dados da jornada dos seus liderados e intervir quando necessário. Isso traz benefícios como melhorar taxas de absenteísmo e diminuir atrasos e faltas dos colaboradores.
Relatórios mais completos
Possuir relatórios e dados de confiança é algo imprescindível para a segurança da empresa, como já foi dito anteriormente. Ao utilizar o sistema de ponto integrado, vários relatórios poderão ser gerados e exportados para outros softwares do ERP, como:
- Apontamentos da folha (controle de jornada, hora extras, atrasos e faltas);
- Registro de entrada e saída dos funcionários;
- Informações de atestados, férias, dispensa, afastamentos etc.;
- Acumulados de banco de horas;
- Dashboards de folgas, dias trabalhados, entre outros.
Todas essas informações agilizam o fechamento da folha de pagamento e também são úteis para levantamentos como, por exemplo, para observar a produtividade dos funcionários.
Sistema de ponto integrado ao ERP: conheça a Sankhya + PontoTel
O PontoTel é o sistema de ponto mais completo do mercado. A tecnologia PontoTel faz parte das soluções inteligentes da Sankhya – ERP completo de gestão de negócios.
Essa parceria recente veio inovar em conjunto o setor de gestão de pessoas. Assim, PontoTel e Sankhya para que juntos possam continuar ofertando, ainda mais, agilidade nos seus processos e atividades internas da empresa.
Confira algumas vantagens do software da PontoTel:
- Múltiplas formas de bater o ponto (app, computador, QR code e outros);
- Cálculo automático de horas extras, adicional noturno e banco de horas;
- Acompanhamento em tempo real dos seus funcionários;
- Fechamento de folha otimizado pelo sistema.
Conclusão
Neste artigo, você pode entender os conceitos de ERP, sistema de ponto e como funciona um sistema de ponto integrado ao ERP.
Você também aprendeu as vantagens de utilizar ERP com um sistema de ponto integrado. Essas vantagens vão desde uma gestão mais próxima e centralizada até o fornecimento de relatórios úteis para diversos setores corporativos.
Também foi apresentado a parceria do sistema de ponto da PontoTel ao ERP da Sankhya, uma junção totalmente motivada em melhorar ainda mais a gestão empresarial.
Este guest post foi produzido pela PontoTel, empresa de São Paulo – SP, que faz parte do grupo Sankhya e possui um software de controle de ponto completo, com registro, gestão e governança na mesma plataforma, além de contribuir para o controle de jornada dos colaboradores. A PontoTel ajuda gestores e profissionais de RH a otimizar seu tempo de trabalho, diminuir gastos com processos e inserir a transformação digital no dia a dia de processos burocráticos.