Para que uma empresa siga a direção desejada para obter sucesso, é essencial ter um bom planejamento estratégico a fim de liderar e coordenar ações.
A criação do planejamento estratégico, no entanto, pode ser um pouco mais complexa e alguns fatores, além de guiar ações, também são necessários para elaborá-lo, afinal, coordenar não é uma tarefa fácil.
Os objetivos do planejamento estratégico podem se resumir a uma coisa: melhores resultados. Mas, para isso, é necessário realizar uma análise de dados históricos para evitar cometer erros semelhantes e mensurar se as estratégias anteriores continuam dando resultado, assim, é possível projetar uma meta futura que seja plausível em ações efetivas para atingi-la.
Além disso, manter o hábito de se manter atualizado a respeito de fatores como o setor de atuação, preferências de consumidores sobre o seu produto, preços, novas tecnologias e concorrentes também é de extrema importância, pois facilita a tomada de decisões e execução do planejamento estratégico.
Para isso, a pesquisa digital é a maior aliada do planejamento estratégico, ainda mais quando temos a consciência de que apenas 10% das médias empresas no Brasil têm planejamento de longo prazo. Entretanto, 47% dos gestores que alegam não ter esse planejamento, sentem sua necessidade. Logo, se diferenciar da concorrência, se consolidar no mercado e obter sucesso com base nessa informação é essencial.
A pesquisa digital, além de não precisar ser realizada pessoalmente com centenas de pessoas, também é realizada de forma rápida, eficiente e proporciona informações de pessoas que são de fato consumidoras do seu produto trazendo a segurança de se basear decisões em dados reais.
A adoção de ferramentas que possibilitam um bom controle e análise de dados como o ERP, CRM e os integrados em plataformas de pesquisa digital também agilizam processos e crescimento em escala.
Agora, vejamos quais objetivos do planejamento estratégico podem ser aprimorados por meio da pesquisa digital:
Tomar as melhores decisões
Por incrível que pareça, não é um costume tomar decisões com base em análise de dados concretos. No conteúdo do planejamento estratégico, não basta que se saiba apenas as metas e objetivos da organização, Além de saber onde se quer chegar, é necessário prever e traçar soluções para possíveis riscos que podem surgir e ter uma excelente noção de recursos disponíveis. Dessa forma, independente da situação, será possível tomar decisões de forma mais rápida e fácil.
Essa tarefa pode ser ainda mais potente se você utilizar um bom sistema de gestão para gerar relatórios relevantes e assertivos, melhor ainda se o sistema escolhido os realiza automaticamente, faz comparações entre períodos específicos e te aponta insights, como a Sankhya.
SWOT na prática: descubra as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades
É impossível traçar um plano sem ter certeza sobre o que somos bons, certo?
Obviamente, o mesmo se aplica a negócios. Conhecer seus pontos fortes e fracos internamente, o quanto e como atingem a empresa faz com que as suas ações sejam realizadas de forma mais assertiva.
Além disso, também é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar ameaças e oportunidades de negócio. Nesse sentido, os fatores podem variar bastante, mas os mais comuns costumam ser hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação da cidade, estado e/ou país etc.
É necessário que seja feito algo semelhante a um check up geral de saúde, mas na empresa.
Analisar processos de vendas, de marketing, suporte, pós vendas, logísticos, posicionamento e também qualidades referentes ao produto ou serviço são bons caminhos para começar este processo. Mas não se engane pensando que somente o gestor é responsável por avaliar todos esses fatores, a maior parte deles deve ser validado com base nas experiências, preferências e opiniões de seus clientes internos e externos de forma ágil utilizando pesquisa de mercado digital.
Conhecer melhor a sua concorrência
Levantar informações sobre os seus concorrentes é uma parte crucial do planejamento estratégico.
Saber quais produtos eles oferecem, de que forma, e quais são seus diferenciais e posicionamentos é essencial para saber os pontos fortes e limitações que possuem. Além disso, se possível, você ainda pode aprimorar o seu produto com base nessas informações para estar sempre à frente do setor.
Isso se intensifica ainda mais no momento atual, em que empresas estão adotando cada vez mais inovações e tecnologias disruptivas e as adaptando à suas realidades. Ser referência em inovação no seu setor traz impactos positivos no modo de produzir, vender e se relacionar com o consumidor, que está sempre em constante evolução com o mundo. Essa é a melhor maneira de deixar a concorrência para trás.
Definir a identidade e o posicionamento da organização
A missão, a visão e os valores da empresa definem a identidade e o posicionamento da empresa, ou seja, também faz parte do planejamento estratégico.
Todas as decisões atreladas ao negócio precisam se basear nestes três fatores – que são a essência do que a empresa de fato é e busca ser no mundo – para se relacionar interna e externamente de forma autêntica. Lembre-se, sempre que falamos sobre posicionamento, é fundamental buscar compreender a perspectiva dos consumidores sobre a sua empresa.
Integração de equipes
Esse fator é uma consequência da definição de identidade e do posicionamento da organização, porém, seus benefícios para o bem estar interno e motivação são tão grandes, que não poderia deixar de citá-los separadamente.
Com o planejamento estratégico ditando os objetivos gerais, as equipes passam a trabalhar por um propósito em comum, porém cada uma com sua função, funcionando como um grande sistema de engrenagens. Cientes do caminho que devem percorrer, a integração e motivação dos colaboradores com a empresa só aumentará!
Definir um plano de ações e otimização de recursos disponíveis
Esta é a parte que diz respeito à execução de todas as estratégias pensadas. Com o plano de ação em mãos, cada time saberá exatamente como deverá contribuir para que a empresa possa atingir seus objetivos. Em seguida, depois que todas as ações já estiverem definidas, deve-se realizar a otimização de recursos como tempo, esforço e dinheiro para cumpri-las.
As vantagens de utilizar a pesquisa de mercado na elaboração do planejamento estratégico são de extrema importância para garantir o sucesso na conquista de metas.
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