Ter uma gestão estruturada é essencial em qualquer empresa e o PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) é uma parte importante quando se fala da área de manutenção. O controle preciso e adequado dos processos de funcionamento dos equipamentos é importante para o bom andamento da produção.
O Planejamento e Controle de Manutenção é uma parte desafiadora para gestores, tendo em vista que esse setor exige um alto padrão de funcionamento e é através deles que toda a produção da organização flui, mantendo um alto índice de produtividade.
Neste artigo, explicamos o conceito de PCM, seus benefícios, suas responsabilidades em relação à empresa, os tipos de manutenção existentes e a ordem deles e como implementar essa ferramenta com o ERP como aliado. Confira!
O que é PCM?
Responsável por toda a gestão do setor de manutenção, o PCM ou Planejamento e Controle de Manutenção é uma área com foco na gestão estratégica desse setor, para manter os equipamentos em dia para a melhor produtividade do trabalho operacional.
A partir dos fatores principais que o Planejamento e Controle de Manutenção analisam, os gestores e os profissionais responsáveis conseguem entender, identificar as reais falhas e problemas e definir qual é a melhor solução.
Entre as ações mais analisadas estão:
- Controle de custos;
- Controle da equipe;
- Avaliação das falhas e quais os intervalos de tempo entre elas;
- Qualidade do equipamento e suas condições;
- Identificação do tipo de manutenção a ser feito no equipamento;
- Tempo de manutenção.
O PCM funciona como o braço direito da produtividade nas empresas, procurando avaliar quais são os gargalos operacionais que afetam a produção, para que possa solucioná-los da melhor maneira e com as melhores estratégias.
Quais são os benefícios do PCM?
Só as execuções das ações que envolvem o PCM não são suficientes. É preciso ter estratégia para que todas as atividades sejam feitas de acordo com as metas e os objetivos dos negócios.
O PCM garante a segurança e a qualidade operacional, que são essenciais para o bom funcionamento e a execução de alta produtividade, além de facilitar o trabalho dos gestores e proporcionar inúmeros benefícios para a organização, como:
- Melhora a qualidade da produção;
- Reduz os riscos de falhas e panes;
- Diminui o custo total de manutenção;
- Ajuda na eficiência dos aparelhos;
- Previne possíveis acidentes de trabalho;
- Aumenta a vida útil dos equipamentos e máquinas;
- Proporciona à equipe do setor uma melhor produtividade;
- Reduz a perda de tempo de produção devido a falhas.
- Atinge metas e soluciona problemas com o planejamento estratégico.
É importante para a empresa a otimização de tempo, uma vez que permite uma maior produtividade e, assim, a possibilidade de atingir metas e objetivos, se destacando dos concorrentes. Por isso, o Planejamento e Controle de Manutenção permite uma boa gestão desse setor.
Quais são as responsabilidades do setor de PCM?
É importante manter um fluxo de trabalho que atenda às metas e o PCM é parte necessária nesse ponto, porque é ele que alinha todo o processo de gestão do setor de manutenção com os objetivos planejados.
Em pesquisa realizada pela Revista Manutenção, 64% dos profissionais disseram que a empresa em que trabalham possui um setor de Planejamento e Controle de Manutenção, enquanto 29% informaram que a organização não possui essa área estruturada.
Para que o PCM seja bem modelado na empresa, é preciso ter responsabilidades no setor, divididas em partes técnicas, estratégicas, administrativas e táticas. Esses são compromissos que fazem parte do Planejamento e Controle de Manutenção e devem ser fixos e constantes, para que a execução das atividades tenha fluidez e dinamismo:
- Gerenciar os custos;
- Ter as metas bem estipuladas e acompanhá-las através de indicadores;
- Administrar os serviços terceirizados;
- Manter um padrão nos processos da área;
- Criar estratégias de correção das falhas;
- Ter planos especificados para atingir metas;
- Avaliar com constância as documentações técnicas;
- Ter planos sempre atualizados de inspeção e manutenção preventiva;
- Capacitar e atualizar os profissionais da área sempre que necessário;
- Acompanhar as tendências do mercado industrial e investir em tecnologias.
Quais são os tipos de manutenção?
Para manter um PCM de qualidade e com uma gestão atenta e eficaz, existem três tipos de manutenção que são importantes de serem feitas com constância: a corretiva, a preventiva e a preditiva. A seguir, explicamos a importância e a necessidade de cada uma delas.
Corretiva
É considerada a manutenção que menos beneficia a empresa por seus altos gastos, mas é a mais recorrente entre elas. A corretiva é feita quando o equipamento apresenta falhas, por isso gera pausa e atraso nas produções dependentes dele e um custo alto com os reparos necessários.
Costuma-se dizer que esse tipo não está inserido no Planejamento e Controle de Manutenção, uma vez que o foco principal nessa gestão é evitar que chegue a esse ponto.
Preventiva
Saber usar os equipamentos com cuidado e com um olhar atento a possíveis falhas ajuda a evitar futuras correções e a manter a manutenção preventiva.
É importante que toda a equipe envolvida nesse setor saiba, por meio de análises e índices gerados pelo Planejamento e Controle de Manutenção, quais são as falhas mais frequentes e, assim, manter as ações preventivas constantemente.
Preditiva
A partir de monitoramentos constantes e precisos do setor de PCM, a manutenção preditiva é feita com base nessas informações. Ao avaliar alguma alteração em um dos equipamentos, já são feitos os ajustes e as inspeções necessárias, sem que afete a produtividade da empresa.
O que é ordem de manutenção?
A ordem de serviço de manutenção (OS) é um registro detalhado sobre o tipo de serviço de manutenção que deve ser prestado. Nela, são inseridos dados importantes que vão nortear o time de manutenção e todas as áreas envolvidas no processo proveniente do serviço solicitado.
A principal função da OS é identificar recursos na empresa, tanto de mão de obra quanto de matéria-prima, além de recursos financeiros e de pessoal. Ordens de serviço de manutenção bem executadas permitem que gestores e profissionais responsáveis tenham total controle da operação, resultando em mais lucros e melhores resultados.
Em todas as OS, é importante que haja informações que são essenciais em uma ordem de serviço de manutenção, como por exemplo:
- Datas e horários de abertura e fechamento;
- Nomeações com números identificadores;
- Local onde a tarefa deverá ser realizada;
- Nome do responsável pela solicitação;
- Identificar o tipo de OS e para qual área será destinada;
- Informações detalhadas do problema;
- Materiais necessários para o serviço.
Como implementar o PCM com o ERP Sankhya?
Para facilitar todos os processos e estratégias de gestão do PCM de forma dinâmica e com otimização de tempo, o sistema ERP Sankhya permite que profissionais responsáveis e gestores controlem todas as atividades do setor de manutenção em um único sistema.
O PCM no sistema ERP disponibiliza uma visão geral dos ativos e ordens de manutenção em vigor com atualização de status de cada atividade. Sempre que um item listado for acessado, é possível ter uma riqueza de detalhes sobre a ordem de serviço dele.
O PCM no ERP Sankhya também oferece a possibilidade de cadastros ativos serem importados e ainda editados com dados extras, que podem ser importantes.
Com inúmeras funcionalidades, o sistema ainda permite:
- Manter as etapas dos processos com maior número de dados possível;
- Descrever os materiais que são utilizados no equipamento;
- Fazer uma rotina de manutenção preventiva e programá-la;
- Ter o histórico geral de ordens de manutenção;
- Acompanhar indicadores para ajudar no planejamento;
- Exibir o status de manutenção;
- Controlar o tempo de uso e parado das máquinas;
- Fazer toda a descrição do serviço com riqueza de detalhes.
E além de todos esses benefícios que o ERP Sankhya disponibiliza no PCM, os gestores e profissionais responsáveis ainda conseguem acessar todas essas informações por um aplicativo, de onde quer que estejam.
Veja um vídeo na prática:
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