O onboarding é importante para que os novos funcionários consigam criar um bom vínculo profissional com a equipe e se alinhar aos propósitos da organização de forma tranquila. Mas, para isso, é essencial que os gestores façam um planejamento adequado para inserir os novos colaboradores ao time e à rotina da empresa.
Quando um novo colaborador entra na empresa, para o bom desempenho e adaptação dele, é importante inseri-lo aos processos. Para ter assertividade, o onboarding é o aliado ideal do gestor de RH para que tudo ocorra como planejado e o novo profissional tenha uma boa adaptação.
Neste artigo, explicamos o conceito de onboarding, sua importância e objetivo, as vantagens de aplicá-lo na empresa, quais são os 4Cs do onboarding e dicas de como fazer onboarding com excelência. Confira!
O que é onboarding?
Onboarding é um conceito ligado ao processo de integração de um novo funcionário na empresa. Em português, significa embarcando. Ou seja, são ações planejadas e estruturadas pelo setor de RH para apresentar ao novo profissional os colegas de trabalho, o ambiente, a rotina e a cultura organizacional.
Esse processo facilita a adaptação do novo colaborador, ajuda na sensação de pertencimento ao seu novo local de trabalho, além de ser importante para a produtividade e o desempenho. Apesar de ser uma função dos recursos humanos, os gestores, independente do setor, também precisam auxiliar no processo de integração do novo funcionário.
É através de um bom planejamento de onboarding que a empresa consegue despertar uma boa impressão, fornecer a capacitação necessária e desenvolver ações de adaptação.
Qual é a importância e o objetivo do onboarding?
Em um mercado cada vez mais competitivo, em que empresas desejam contratar os melhores profissionais, o onboarding é importante para melhorar a retenção desses colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, apenas 12% dos entrevistados afirmam que a empresa que trabalham faz um trabalho de integração de qualidade.
Por isso, esse processo precisa ser estruturado e planejado pelos profissionais de RH, com ações bem direcionadas para que o novo contratado se sinta bem acolhido pela organização. O onboarding é uma estratégia de gestão de pessoas que impacta todos os colaboradores da empresa de forma positiva.
Uma boa integração de um novo funcionário faz com que o profissional consiga se adaptar rapidamente e conhecer a fundo a cultura organizacional do negócio e seus propósitos. É através do onboarding que esse colaborador consegue “vestir a camisa” da empresa e ter um desempenho de qualidade.
Quais são as vantagens do processo de onboarding para a empresa?
Citamos acima uma importante vantagem do onboarding, que é a retenção de talentos. Mas essa é apenas uma das várias que a sua empresa pode conquistar ao implementar a integração de novos funcionários. A seguir, listamos as principais.
Aumenta o engajamento do profissional
Quando um profissional está motivado e engajado, a produtividade organizacional é maior, pois ele sente que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, sua capacitação e sua interação com o trabalho e o ambiente. Funcionários mais conectados com a marca possuem um desempenho de alto nível, aumentando a satisfação e diminuindo o turnover.
Melhora o relacionamento e a comunicação interna
Com a integração, o novo funcionário se sente mais à vontade para tirar dúvidas, fazer questionamentos e, assim, não ficar perdido inicialmente na execução do seu trabalho. Além disso, o onboarding ajuda na apresentação e na comunicação com os colegas de trabalho de maneira mais descontraída.
Atrai profissionais qualificados
Uma empresa que aplica o onboarding passa a ser bem vista pelos seus funcionários e tem uma boa reputação no mercado. Organizações que oferecem um ambiente agradável para se trabalhar, uma cultura organizacional bem definida e valoriza sua equipe consegue atrair profissionais qualificados para o seu time.
Os 4 Cs do onboarding
Para que a estruturação de um onboarding tenha sucesso, o setor de RH precisa colocar em prática os conhecidos 4Cs, que são níveis fundamentais e precisam ser inseridos na integração de novos funcionários. Explicamos a seguir o conceito de cada um.
1. Conformidade
A conformidade é a parte mais teórica sobre o funcionamento da organização. Com o onboarding, o novo colaborador conhece toda a estrutura dos processos, as regras, o código de conduta e ética, os propósitos, os valores, as políticas internas e as obrigações.
2. Clarificação
Neste nível, o profissional conhece todas as suas responsabilidades e funções, além das suas ferramentas de trabalho e a hierarquia do seu setor. Na clarificação, é quando a empresa também alinha com o funcionário todas as expectativas que ela tem com relação à contratação.
3. Cultura
O terceiro C do onboarding é a cultura: o novo colaborador conhece a missão, a visão e os valores da empresa, interage sobre o clima organizacional e como acontecem as dinâmicas internas, tanto do seu setor quanto de todo o ambiente.
4. Conexão
Por último e também muito importante, é a conexão interpessoal com todos os colaboradores da equipe. É importante entender as responsabilidades do time em que vai trabalhar, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento das atividades.
Dicas de como fazer onboarding
Toda a estruturação e o planejamento do onboarding se inicia antes mesmo do novo funcionário começar. O posicionamento da empresa diante dos seus colaboradores e a imagem que ela passa para o mercado faz parte desse processo inicial.
Por isso, é importante que a organização mantenha uma coerência com relação à linguagem e ao seu posicionamento. Assim, quando o profissional ingressar à vaga, vai perceber que a empresa tem o mesmo direcionamento que ela passa no mercado. Esse já é um fator chave essencial para causar uma boa primeira impressão.
Para a preparação da integração de novos funcionários, o setor de RH precisa seguir alguns passos que são importantes para manter o processo bem organizado e assertivo. Por isso, é importante seguir algumas dicas para um onboarding de sucesso, como:
- Ser transparente já durante a contratação;
- Preparar a chegada com apresentações e cronogramas de atividades;
- Fazer um kit de boas-vindas ao novo funcionário;
- Apresentar toda a empresa e principalmente o setor de trabalho do colaborador;
- Fazer a integração de forma tranquila;
- Ter um gestor ou um líder acompanhando o novo profissional;
- Fazer um treinamento personalizado.
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