É inegável que a indústria 4.0 aumentou a possibilidade de empresas fecharem negócios com consumidores de todo o mundo. Com as inovações, vieram também a necessidade de adaptação rápida e a busca pela estabilidade imediata, já que estamos vivendo no “Mundo VUCA”.
O conceito de Mundo VUCA ou ambiente VUCA é usado atualmente para se referir às constantes mudanças observadas no mundo contemporâneo. Para conquistar um diferencial de mercado, muitas empresas têm investido na implantação da filosofia da agilidade e na capacidade de se adaptar às mudanças.
Amazon, iFood e Mercado Livre, por exemplo, são empresas que buscam a entrega eficiente e mais rápida, para seduzir o consumidor e conquistar um diferencial no Mundo VUCA.
E não basta fazer uma entrega rápida. É necessário saber se posicionar instantaneamente em cada situação. Neste quesito, a metodologia Mundo VUCA se torna um conceito útil e bastante valioso.
Além da análise de cenários, a metodologia Mundo VUCA possibilita meios para uma tomada de decisão mais certeira.
Muito usado principalmente em empresas de tecnologia, inovação e consultorias empresariais, o ambiente VUCA também pode ser visto em outros segmentos, como no atacado distribuidor e nas indústrias, por exemplo.
A pandemia causada pelo coronavírus em 2020 fez com que todos os segmentos de mercado notassem o fato de que mudar é necessário e adaptar-se é fundamental.
Com a interrupção da cadeia de suprimentos, as oscilações no valor do barril de petróleo e conflitos no mundo, ficou claro que a metodologia do Mundo VUCA é uma saída para todos os setores.
Para a indústria, por exemplo, ficar sem suprimentos pode até levar à falência. É necessário mapear todos os processos e criar estratégias que observem toda a cadeia logística, assim como viabilizar formas de estruturar a manutenção dos ativos, de desenvolver profissionais e de se relacionar com fornecedores.
No atacado distribuidor não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o setor atacadista faturou R$ 287,8 bilhões e cresceu 0,7% em 2020. Porém, mesmo sendo um dos poucos setores a registrar crescimento em meio à pandemia, também é um setor que percebeu a necessidade da digitalização.
Ainda de acordo com a Abad, depois da pandemia, mais de 3 mil empresas atacadistas e distribuidoras adotaram sistemas digitais.
O que é o Mundo VUCA?
Apesar de ter sido popularizado em 2020, com a pandemia, o termo Mundo VUCA vem da década de 90, nos Estados Unidos.
Foi criado a partir da necessidade de se entender e acompanhar mudanças de cenários complexos em meio à Guerra Fria. Daí em diante, o exército americano começou a utilizar a sigla VUCA para fazer planos de contingência de acordo com cada cenário de atuação.
O acrônimo VUCA significa: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). De acordo com as autoridades americanas, essas palavras descreviam perfeitamente o cenário no qual as Forças Armadas norte-americanas se encontravam.
Mais de 20 anos depois, o conceito Mundo VUCA passou a descrever, também, o cenário de uma infinidade de outros segmentos, especialmente o da indústria.
No ambiente corporativo, o termo Mundo VUCA começou a ser utilizado nos últimos 15 anos e os CEOs e gestores passaram a implementar o conceito como uma filosofia a ser seguida para lidar com ambientes desafiadores e com as mudanças cada vez mais intensas e rápidas.
O que caracteriza o Mundo VUCA?
Conforme dito anteriormente, o conceito Mundo VUCA está associado à observação de cenários desafiadores e à busca de soluções e antecipação de problemas.
Cada letra da palavra VUCA caracteriza um parâmetro do cenário que deve ser avaliado e observado.
Volatility (Volatilidade)
O “V” de VUCA se refere à volatilidade dos acontecimentos. Ou seja, relaciona-se à velocidade com que as mudanças acontecem nos dias atuais e de forma inesperada.
A volatilidade simboliza mudança rápida e com pouca capacidade para previsão. Quanto mais volátil é algo, maior é o risco que representa. E, portanto, é mais difícil dos gestores identificarem tendências.
É fácil encontrar pessoas dizendo que estão sem tempo, que não conseguem dar conta de todas as demandas ou de acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo.
As empresas são feitas por pessoas e, portanto, também acabam refletindo o sentimento de que o tempo está “passando cada vez mais rápido”. E esse é um efeito direto da volatilidade do nosso mundo.
Além disso, a volatilidade está representada também na forma de consumo. A jornada do consumidor está cada vez mais dinâmica e rápida e entender as mudanças de comportamento do cliente se torna necessário.
Com a alteração na demanda, é preciso adaptar produtos, serviços e processos. A volatilidade pode ser observada em todos os cenários. Por isso, é necessário atenção para este quesito.
Uncertainty (Incerteza)
Se o “V” representa volatilidade, a letra “U” de VUCA simboliza a palavra uncertainty, que, traduzida para o português, significa incerteza.
E já que tudo muda muito rápido, é cada vez mais comum a sensação de maior incerteza e de insegurança para tomar decisões.
Com o excesso de informações, fica mais difícil criar resoluções e nem mesmo um excelente suporte com dados organizados é capaz de oferecer garantia da melhor tomada de decisão. Principalmente porque tudo depende do contexto e de como essas informações serão utilizadas.
Mesmo que a empresa tenha um excelente planejamento estratégico, é natural que as mudanças globais e comportamentais interfiram na execução de projetos.
É importante lembrar que, se a incerteza é uma realidade, gestores e CEOs devem estar prontos e atentos para minimizar os problemas causados por ela.
Complexity (Complexidade)
Complexity ou complexidade, em português, representa a letra “C” do Mundo VUCA.
É neste quesito que é avaliada a complexidade de processos, situações e cenários. É por meio da análise de complexidade que todos os pontos envolvidos em uma escolha ou desenho de um cenário são levantados.
A complexidade esclarece que, dentro de uma tomada de decisão, estão embutidos vários outros cenários e decisões. Isso indica a necessidade de mais cuidado e cautela em analisar apenas um ou poucos aspectos de um assunto.
Ambiguity (Ambiguidade)
Finalizando a palavra VUCA, a letra “A” simboliza a palavra ambiguity ou ambiguidade.
Em um mundo cada vez mais volátil, incerto e complexo, fica mais difícil seguir um único caminho de forma linear e absolutamente constante.
Com inúmeras informações, mudança de comportamento humano, novas diretrizes empresariais e governamentais, administrar um negócio se torna uma tarefa bem difícil.
Portanto, a ambiguidade se faz presente mostrando que não existem respostas completamente certas e seguras. Pelo contrário.
Na realidade o que existem são diversas possibilidades e cenários. Muitas vezes contraditórios. Não é mais só isso ou aquilo, é um pouco de cada coisa e algo mais.
A ambiguidade reforça que tanto as empresas quanto as pessoas devem tomar decisões de forma consciente e usando o know-how adquirido em experiências anteriores.
É importante entender que escolher significa uma ou várias renúncias, e que todas elas terão consequências.
Por que é importante compreender o Mundo VUCA?
É importante entender o conceito Mundo VUCA porque, por meio dele, é possível abrir vários caminhos de mindset diferentes, construindo uma percepção mais realística do controle dos fatos e dos acontecimentos atuais e do futuro.
O entendimento da complexidade dos acontecimentos atuais e de como eles estão interligados, das certezas, dos riscos e até mesmo do grau de incerteza dado esses cenários perante uma tomada de decisão pode ser esclarecedor.
Ter noção da filosofia Mundo VUCA traz para os gestores a concepção de que o mundo está em constante evolução e que é importante estar sempre preparado para as instabilidades e mudanças de cenários.
Como o Mundo VUCA impacta nos ambientes de trabalho?
Pensando novamente na forma como a pandemia mudou o mundo, ficou claro que cenários voláteis, incertos, complexos e ambíguos impactam também os ambientes de trabalho.
Exigiu-se agilidade nas soluções corporativas para o problema, adaptação ao home office, mudanças nos ambientes de trabalho e muito mais.
O Mundo VUCA mostra a necessidade de formas novas de se adaptar e entender como os cenários impactam nas tomadas de decisões necessárias.
O conceito evidencia a necessidade da existência de times mais responsáveis e autônomos com o senso de equipe e voltados para o resultado. E principalmente com uma visão holística de todo o processo de tomada de decisão e dos futuros riscos e incertezas que podem surgir.
Outro ponto importante presente no Mundo VUCA é a resiliência adquirida pelas pessoas que trabalham com esse novo mindset.
Entender que o resultado advindo da tomada de decisão pode não ser o esperado e como ter um posicionamento a partir disso é desafiador, porém bastante positivo para o crescimento saudável de qualquer profissional e/ou empresa”.
Como lidar com o Mundo VUCA?
Para se adaptar ao conceito Mundo VUCA, é preciso estar preparado para lidar com as situações do mundo complexo atual.
Todo conhecimento e preparação são válidos, em todos os aspectos, ainda mais entendendo que tudo está minimamente interligado. É preciso ficar atento às mudanças, informar-se, observar tudo o que está acontecendo em tempo real. É importante lembrar ainda que, embora estar ligado no que acontece não diminua a complexidade dos fatos, traz um leque maior de visibilidade do contexto.
Para que CEOs e gestores possam lidar melhor com o conceito Mundo VUCA, é bom que criem, divulguem e realmente vivenciem a mentalidade ágil dentro das organizações.
Crie conexões verdadeiras com as pessoas que trabalham com você! A cada dia que passa, as pessoas tomam consciência de que o ponto chave do sucesso são elas mesmas. O autoconhecimento verdadeiro e a conexão genuína com as pessoas ao redor são fundamentais para criar conexão e interação real com os resultados inesperados e incertos e a tomada de decisão.
O Mundo VUCA exige uma postura de profissionais que seguem o “Lifelong Learning”, ou seja, “aprendizado ao longo da vida”, que propõe que o profissional de mercado não pare de aprender e entenda que conhecimento nunca é demais.
Os profissionais também não devem saber só sobre a própria área de atuação, mas pelo menos superficialmente sobre assuntos diversos. Essa nova visão pode ser um diferencial competitivo pessoal e empresarial.
Saiba como o ERP é um diferencial competitivo nas empresas >
Resumo: o que você deve lembrar sobre Mundo VUCA
A complexidade de funcionamento e interação das coisas é um aspecto percebido na vida moderna.
Acompanhar, se adaptar e entender o contexto das mudanças em um mundo em que tudo muda tanto e cada vez mais rápido tem sido um desafio para as pessoas e empresas, não só do Brasil, como do mundo, em um contexto globalizado.
O conceito Mundo VUCA mostra que vivemos cenários voláteis, incertos, complexos e ambíguos, o que impacta vidas, comportamentos, negócios, ambientes de trabalho e a sociedade como um todo.
Estar atento ao conceito Mundo VUCA é importante principalmente para gestores e CEOs de todos os segmentos e setores, mas principalmente para indústrias e atacado distribuidor. E alienar-se ao conceito pode trazer prejuízos e até falência de um negócio.
Até o momento, a implantação da filosofia da agilidade em empresas tem sido um diferencial de mercado, mas, em tempos incertos, já está se tornando essencial. Adapte-se!