O Web Summit Lisboa é considerado a maior conferência de tecnologia do planeta. Ele é focado em empresas do mundo todo que buscam por inovação e ocorre anualmente desde 2009.

Este ano o evento aconteceu do dia 2 a 4 de novembro, reuniu mais de 70 mil pessoas do mundo todo, e contamos com a participação do nosso CEO e alguns diretores que foram com o intuito de trazer insights relevantes para agregar ao cotidiano da Sankhya.

O evento foi pautado em temas como criptomoeda, influenciadores digitais, criadores de conteúdo, ESG, Web3, metaverso, inteligência artificial e regulamentação de grandes empresas de tecnologia.

Confira os principais insights para acompanhar o futuro do mundo dos negócios, se preparar para as oportunidades e começar 2023 com muito aprendizado.

Web3 foi um dos principais temas do Web Summit

Conhecida também como Web 3.0, a Web3, foi um dos temas mais discutidos e comentados no Web Summit 2022.

Na Web1 e Web2, os dados e, consequentemente, a privacidade dos usuários estavam muito concentrados em grande empresas de tecnologia como o Google e o Facebook, por exemplo. 

O Web3 visa dar mais autonomia e controle para os utilizadores da internet através da criptografia e blockchain, seja para uma conversa virtual, como também para compras onlines e criação de um site, por exemplo.

Falando em dados, baixe agora o nosso material gratuito sobre como implementar o LGPD.

Metaverso, criptomoeda e NFTs

Metaverso, criptomoedas e NFTs são assuntos que permeiam a nova fase da internet, a Web 3.0, como citado anteriormente.

O metaverso traz como principal ideia de imersão ao mundo virtual, no qual é possível fazer tudo em que se faz no mundo real, de onde você estiver. Foi citado exemplos como simuladores de cirurgia para alunos de medicina, jogos de realidade virtual, sites de compras em 3D e muitos outros.

E dentro desse mundo também estão os NFTs, ativos digitais não fungíveis, que já são negociados através do blockchain, como obras de artes digitais. A tendência é que as pessoas armazenem todas as suas informações em carteiras digitais, e até coisas reais terão um token e registro digital, como já temos a carteira de motorista digital, por exemplo.

“Na palestra ‘NFTs, metaverses and the road to Web3 Disney’ em linha gerais falou sobre o papel da NFT no metaverso, como a possibilidade de compras e coleções de ativos virtuais podem ser usados, dentre outras coisas, para compensar a colaboração de projetos na web3.” Completou nosso Head de Marketing, Rodrigo Ribeiro.

Avanços da Inteligência Artificial

O tema foi abordado de diversas formas durante o Web Summit, seja como a Inteligência Artificial vai melhorar o mundo e torná-lo mais inclusivo, como ela pode ajudar o varejo e também sobre a ética na A.I.

Em um dos painéis sobre inteligência artificial, Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, falou sobre como a conversational AI torna a interação com robôs mais humana, objetiva e entendível, diferente dos monólogos por telefone com o modelo antigo que guiava o consumidor por botões.

“Vi cases interessantes de como a inteligência artificial pode ajudar times de marketing e vendas a melhorarem suas conversões. Hoje os produtos e soluções possuem muitas features que podem dificultar o processo de compra do cliente e também o treinamento da força de vendas. Através de uma I.A. conversacional, ela escuta as necessidades do consumidor e seleciona as melhores perguntas através de um formulário eletrônico e, dessa forma, consegue definir o melhor escopo para o cliente.” Destacou o CGO da Sankhya, Breno Riether.

Veja nosso artigo sobre o que é inteligência artificial e também o artigo sobre o futuro do atendimento ao cliente.

Influenciadores e criadores de conteúdo

Outro tema bastante discutido no Web Summit foi como a forma de consumir conteúdo se transformou. A geração Z tem consumido e acreditado muito mais em informações vindas de redes sociais do que em jornais e noticiários.

E, por outro lado, há mudanças significativas em como os jornais e revistas estão se portando. David Rubin, do The New York Times, fala que eles devem ser vistos e trabalhados como marcas.

“Em uma era de transformação tão rápida, o segredo do sucesso do New York Times é garantir segurança, credibilidade e, ao mesmo tempo, uma experiência omnichannel para o assinante de forma que ele gaste o menor tempo possível para saber o máximo possível. O CMO diz que o negócio deles é atualmente baseado em credibilidade da marca e experiência do usuário para o assinante. Também reforçou a importância de ter uma marca confiável, já que as pessoas tendem a ser mais tolerantes com pequenos erros das marcas que admiram.” Destacou Rodrigo, Head de Marketing da Sankhya.

Em resumo, foi falado do quanto a rede social gera oportunidades para pessoas e empresas, mas que é preciso saber para quem falar e como falar, ou seja, é preciso ter responsabilidade para se comunicar. E também entender de todo o ecossistema online.

ESG e impacto ambiental

Lisa Jackson, VP de ESG da Apple

Sustentabilidade e consumo consciente foram temas também discutidos no Web Summit 2022.

Foram levantadas questões da fabricação têxtil. Por exemplo, a CEO da Bolt Threads, Dan Widmaier, falou sobre soluções de materiais em que estão desenvolvendo a base de micélio que são menos prejudiciais ao meio ambiente, mas sem perder a flexibilidade dos tecidos comuns.

Foi destacado também pontos entre ser sustentável e continuar lucrando, é preciso ter diferenciação como marca sustentável. A importância das empresas continuarem reduzindo danos ambientes, mas conectar seus negócios com a sustentabilidade de forma que se tornem uma só.

Para entender sobre os benefícios das práticas ESG, baixe o ebook gratuito em que produzimos sobre esse tema.

Pontos gerais destacados pelo CEO e diretores da Sankhya

Na ordem, Felipe Calixto (CEO), Breno Riether (CGO), Fabio Tulio (Diretor Executivo), Sandro Gatto (Gestor Regional da Unidade RIO da Sankhya) e Rodrigo Ribeiro (Head de Marketing).

“O Presidente da Câmera de Lisboa falou sobre a importância da inovação para os portugueses. Eles têm investido bastante em tecnologia e também conscientizando as pessoas sobre a importância em inovar

Além disso, a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, salientou em como está acontecendo o uso da tecnologia na guerra e que ela deve ser cada mais usada para o bem.” Foram destaques do primeiro dia de Web Summit pelo CEO, Felipe Calixto

Já o que chamou bastante atenção para o Fabio Tulio, nosso diretor executivo, foi a quantidade e diversidade de startups e empresas expositoras no Web Summit: “São muitos pavilhões com diferentes temas e variedades de startups, presenciei muitas exposições sobre inteligência artificial e sua relação com os negócios, além de como metaverso impacta as empresas e dicas de como ser mais rentável, produtivo e ter vendas mais disruptivas.”

O Rodrigo, Head de Marketing, destacou a Web 3.0: “O destaque do dia foi a web 3.0, e como a gente vai cada vez mais trabalhar de maneira remota, desconectada e cooperativa. Sobre também as diversas formas de aprendizagem e como isso impacta todo o nosso ecossistema tecnológico. Foi falado também sobre o futuro da publicidade e como os influenciadores tem papel fundamental nisso.”

E para encerrar nosso CGO, Breno Riether, destacou temas importantes tratados em todo o evento: “O evento reuniu 70 mil participantes, mais de 2000 startups, além das big techs do mundo todo como Apple, Amazon e Google. Aprendemos muito sobre metaverso, criptomoedas, NFTs e Web3. Ou seja, encontramos tendências do mundo todo, além de oportunidades de negócios. E ano que vem, a Sankhya também participará do Web Summit Rio em Maio de 2023.”
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro da nossa participação no Web Summit Rio 2023 e em outros eventos.