A força do agro mostra um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, melhorar a produção rural e dar escalabilidade ao negócio é um desafio constante no dia a dia dos gestores do setor. Para não ficar para trás, é primordial conhecer de perto o desempenho da sua empresa por meio de indicadores para o agronegócio.

Os números mostram a potência do mercado agro. Em 2020, o setor do agronegócio teve a maior participação no PIB da sua história, com 26,6% do total, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Outro dado de destaque: 48% de tudo aquilo que é exportado para outros países tem origem no agronegócio

Apesar da característica familiar e de negócio do campo, as empresas do agronegócio não são diferentes de outras corporações no que diz respeito à gestão, em que monitorar continuamente os indicadores de desempenho é uma prática de diversas empresas que visam a melhoria contínua.

No entanto, soluções tecnológicas tornam a rotina de extrair os dados e as informações mais ágil e precisa. Aqui entram os sistemas de gestão, que integram diversas áreas, otimizam processos e rotinas e oferecem recursos para analisar os indicadores com mais precisão

Existem particularidades do setor que devem ser consideradas nas análises da empresa e, para ajudar, reunimos neste artigo os principais indicadores para o agronegócio que você pode acompanhar com frequência para melhorar a performance da gestão. Continue conosco! 

O que são indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são dados quantitativos ou qualitativos que mensuram o desempenho de produtos, projetos ou processos ao longo do tempo. A partir de objetivos e metas definidas pela empresa, acompanhar as métricas é uma forma de conhecer o estado atual do negócio, identificar os pontos fortes e a melhorar e visualizar caminhos para alcançar os resultados desejados.

Neste sentido, os indicadores são uma importante ferramenta de gestão para saber como o negócio opera e para auxiliar os gestores na tomada de decisão a fim de manter a rentabilidade, a produtividade, a lucratividade e a competitividade da empresa ou de um produto. 

Mas quais métricas devem ser levantadas e acompanhadas? A resposta está relacionada aos  objetivos da empresa e às particularidades do negócio. Deve-se utilizar indicadores de fácil compreensão, alinhados ao dia a dia da empresa e às informações do mercado de atuação que podem impactar os negócios.  

No entanto, a tecnologia empregada para a análise dos indicadores é um fator importante para dar conta do volume de dados internos e externos e ser capaz de processar e cruzar as informações de forma ágil, segura e assertiva.

Um sistema ERP que conta com recursos específicos para retornar insights poderosos do mercado agro é uma ferramenta adequada para auxiliar a sua gestão.

Qual é a importância dos indicadores de desempenho para o agronegócio?

Os indicadores para o agronegócio mostram um retrato do momento atual da produção, mas também apontam caminhos para evoluir. É como um ponto de partida para corrigir as falhas nos processos, melhorar a produção, escalar o negócio e evitar erros que possam comprometer a saúde financeira da empresa

A particularidade do setor torna necessário acompanhar diversos fatores que podem impactar na lucratividade do negócio rural. O sucesso da gestão passa pelo controle de todas as etapas de produção, mas também por acompanhar as finanças da empresa e monitorar o clima.

Eventos do mapa, evolução da safra, níveis de produção, área cultivada, tamanho das criações, a tecnologia empregada, os preços recebidos pelos produtores e os custos da produção são alguns exemplos da especificidade do setor.

Além da análise interna, o gestor precisa ter no radar as informações do mercado agro e da economia que podem impactar o negócio. Taxa de emprego e Selic, informações sobre safras, exportações e preço médio e projeções do setor são alguns dados que precisam ser monitorados. 

Quais são os principais indicadores para o agronegócio?

Como falamos, conhecer as métricas-chave do agronegócio é fundamental para acompanhar o desempenho da produção e monitorar os resultados alcançados

Reunimos a seguir os principais indicadores de gestão para o agronegócio:

Preço x compra

Primeiro, é importante destacar que a relação entre os preços do que é produzido e o preço pago pelo que é comprado para realizar uma determinada produção é uma análise necessária para avaliar o desempenho produtivo e econômico de um negócio rural ou do mercado de uma determinada região (município, estado, país). 

No âmbito das esferas públicas, essa avaliação contribui para a condução de políticas públicas e fomento do agronegócio local.  Para o produtor, o indicador da relação preço x compra analisado em determinado período deve apoiar na tomada de decisões em relação à safra seguinte

  • Valor da produção (VP): para calcular o valor da produção (VP) obtida em uma atividade agrícola, pecuária, silvicultura, extração vegetal ou outras atividades do agronegócio, deve-se multiplicar a quantidade produzida pelo respectivo preço recebido pelo produtor.
  • Relações de troca: já este indicador mede a capacidade do produtor adquirir insumos pelo preço praticado para seu produto. Ou seja, o empresário rural pode avaliar quanto é necessário produzir para comprar uma determinada quantidade de insumo básico ou um tipo de máquina ou equipamento utilizado em sua produção.

Quando calculada em diferentes períodos ou ao longo do tempo, é possível saber se os preços dos produtos agrícolas estão competitivos em relação aos custos com insumos e maquinários

Produtividade

Assim como em outro ramo de atuação, avaliar a produtividade é essencial para conhecer o desempenho do negócio rural. Este indicador busca avaliar a eficiência da produção para, em um primeiro momento, produzir mais, em menor tempo e com menos ou mesmos recursos

No entanto, cabe destacar que a performance pode ser afetada por diversos fatores ou variáveis, como as condições climáticas, pragas, cenário econômico, demanda de mercado etc. 

A produtividade pode ser avaliada por diversas óticas, a saber:

  • A quantidade produzida por hectare (ou outra medida de espaço);
  • A produção obtida em determinado período (dia, mês, ano);
  • A capacidade produtiva diária de uma máquina ou equipamento, considerando possíveis perdas, como paradas para manutenção;
  • O desempenho da mão de obra em determinado número de horas do turno analisado.

Custo da produção

O volume da produção não significa, necessariamente, uma rentabilidade alta. Isso vai depender dos custos envolvidos e do lucro obtido. Por isso, conhecer os custos para manter uma  produção funcionando é um caminho para a saúde financeira do negócio. 

Uma forma básica de calcular o custo total da produção é somando os custos fixos com os custos variáveis. No entanto, há cálculos específicos como o realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), que considera ainda o valor da depreciação de máquinas, os juros de custeio e outras variáveis

A partir desse indicador, é possível determinar a margem de lucro e o preço de venda, controlar orçamentos e gerir melhor o estoque

Evolução da safra

Para saber se a produção está caminhando conforme o planejado, deve-se monitorar cada etapa do ciclo produtivo, desde a preparação do solo até a colheita.

A partir de dados das janelas de plantio, histórico de ciclo das sementes utilizadas, evolução da colheita, entre outros, o produtor rural confere o avanço da sua produção e poderá planejar com mais assertividade as próximas safras.

Georreferenciamento

Contar com tecnologias capazes de disponibilizar indicadores de georreferenciamento é um importante diferencial competitivo para mapear e determinar os pontos de maior incidência de doenças e pragas

A partir de mapas de calor, o empresário rural tem uma visão da superfície da terra e poderá identificar o local exato para aplicar os produtos de controle dessas incidências

Os indicadores são obtidos por meio de receptores de GPS ou de maneira estática, com informações previamente atribuídas a endereços convencionais e exibidos em mapas.

Indicadores econômicos

Por último, vamos falar da importância de acompanhar os principais indicadores econômicos que podem impactar o seu negócio, além de notícias e dados do setor.

Destacamos algumas publicações, índices e outros conteúdos disponibilizados por instituições como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária):

  • Balança Comercial do Agronegócio Brasileiro, cujo saldo mostra a diferença entre as exportações e importações do setor;
  • Panorama do Agro, com indicadores econômicos, como taxa de emprego e Selic, informações sobre safras, exportações e preço médio, além de informes do setor e projeções;
  • Valor Bruto da Produção (VBP) da Agropecuária.

Além de base de dados da produção agrícola municipal, pesquisa pecuária por município, agricultura mundial etc.

Como o ERP Sankhya pode ajudar o agronegócio a acompanhar seus indicadores?

Gráfico da análise de custos no ERP Sankhya

A digitalização e a transformação digital do campo está trazendo mais agilidade e eficiência para os negócios agro.

Soluções tecnológicas são essenciais para a coleta, a organização e o monitoramento dos dados do ciclo produtivo de safras anteriores e até mesmo para acompanhar o processo produtivo em tempo real.

ERP para agronegócio possui recursos focados nas particularidades do setor e conta com inteligência capaz de traduzir para o produtor de forma simplificada as principais informações do seu negócio.  A plataforma conta ainda com módulos fundamentais para apoiar a gestão de custos, insumos,  armazenagem e comercialização.

Com a solução Sankhya, o gestor pode gerenciar os custos por talhão, cultura, local de produção, pasto, unidade de beneficiamento, entre outros. Outro recurso é planejar as compras e controlar as negociações de sementes, conforme legislação vigente.

Veja no vídeo abaixo como funciona o gerenciamento de safra no nosso ERP:

Na agropecuária, a ferramenta traz mais controle e eficiência dos manejos e movimentações. O ERP Sankhya disponibiliza também painéis gerenciais com indicadores para o agronegócio, incluindo mapas de georreferenciamento.

Passar a acompanhar as principais métricas do negócio é um caminho mais seguro para a tomada de decisões. O agronegócio é um setor importante no cenário econômico do país e que tem apostado nas tecnologias e na automação para aumentar sua competitividade.

Então, o que você está esperando para transformar a gestão do seu negócio?