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7 competências básicas necessárias para um gestor inovador

Especialista ou generalista? Qual deve ser o perfil da liderança em tempos complexos? 

Há quem defenda que um bom líder deve ter conhecimentos aprofundados em sua área, outros dizem que o ideal é saber um pouquinho de cada tema e cobrir vários campos do conhecimento. 

Mas o que fazer quando o contexto muda mais rápido que nossa capacidade de aprender? Será que existem possibilidades além das duas que abrem esse artigo? 

Talvez sim.

É para mostrar novas formas de gerir um negócio que convidamos Cristiano Kruel, sócio da StartSe, para fazer uma imersão em Gestão Inovadora durante o segundo dia do Sankhya Web Fórum, evento realizado nos dias 06, 07 e 08 de outubro. (Confira os insights gerais do evento aqui)

Durante a palestra, ele abordou as sete habilidades e competências que os gestores precisam desenvolver e aprimorar para se manterem relevantes em uma economia acelerada.

Kruel foi bastante pertinente nos pontos que considera mais relevantes para a implantação de uma Gestão Inovadora: ambiguidade, aprendizado e repertório.

Mas, claro, nós trouxemos cada competência necessária para você implantar uma gestão repleta de inovação em sua empresa:

 

 1. Visão do futuro e ação agora

A primeira habilidade que Kruel apontou como essencial para um Gestor Inovador foi a de ter perspectiva sobre o futuro, mas com a capacidade de trazer esta mesma perspectiva para o presente.

Uma boa ferramenta citada por ele para facilitar essa visão foi a de planejamento horizontal, na qual você pode identificar de forma linear como sua empresa vai estar em certo tempo.

Cristiano também levantou um ciclo vicioso, implicando que o surgimento de novas tecnologias influencia no surgimento de novos mercados, que, por sua vez, obriga o surgimento de novas gestões.

Ao aplicar contextos futurísticos no presente de seu negócio, você poderá se destacar entre as demais empresas do mercado e, assim, agregar mais valor ao consumidor final de seu produto ou serviço.

 

2. Dinâmicas de mercado e obsessão pelo cliente

 

Atualmente entrar com um produto ou serviço no mercado não é tão complicado como há um tempo atrás.

Vemos diversas empresas oferecendo a mesma solução de formas, preços e em tempos diferentes, toda essa gama de alternativas proporciona ao cliente muito mais poder de escolha.

Além de ter muito mais opções, o consumidor também vem criando novos hábitos e valores, o que torna para as empresas essencial desenvolver processos voltados ao consumidor.

Implantar em sua equipe a filosofia centrada no consumidor, mesmo que já exista um departamento especificamente voltado para o cliente, é uma das formas de se sobressair em relação aos concorrentes.

 

3. Repertório tecnológico e pertinência digital

É comum encontrar empresas com departamentos inteiros voltados para tecnologia, mas será que é esse o futuro dos negócios inovadores?

Para Cristiano Kruel, separar a tecnologia em um time ou departamento não é mais a forma correta com a qual os negócios poderiam lidar com a tecnologia.

Nos dias atuais é necessário implantar um repertório tecnológico na cultura organizacional, incentivando um timing ágil por meio dos colaboradores e utilizando as vantagens da tecnologia como hacks para melhorar o seu negócio.

 

4. Redes infinitas e execução ágil

 

O Gestor Inovador é visto como alguém com alta capacidade de execução, que muitas vezes colabora com ecossistemas externos.

Por isso, é preciso esperar desse gestor um comportamento que busca ampliar suas redes e conexões, de forma coerente, com a intenção de diversificar seu círculo de contatos e ampliar seu repertório.

Mas, nem só de networking vive um Gestor Inovador! A habilidade de executar e liderar de forma ágil é extremamente importante, trabalhando com picos de eficiência e eficácia.

 

5. Aprendizado veloz e experimentação enxuta

A gestão de uma empresa atualmente necessita buscar se diferenciar do comum, afinal, o modelo de gestão tradicional, fria e impessoal, já toma conta do mercado.

É por isso que Kruel sugere que as empresas precisam aprender e transformar mais rápido, juntando a experimentação com a agilidade para gerar aprendizado.

 

6. Pessoas diversas e times incríveis

Alguns tópicos atrás ficou clara a importância de ter um negócio centrado no consumidor, mas e quem está por trás da empresa prestadora de serviços?

É importante lembrar que cada produto ou serviço foi feito por pessoas. De pessoas para pessoas.

Portanto, para uma Gestão Inovadora eficaz é necessário ter uma equipe diversificada, com as pessoas certas que irão trabalhar em grupo para dar o seu melhor na jornada de criar algo relevante para o consumidor.

 

7. Habilidades humanas aumentadas

O método tradicional de contratação para empresas se baseia em cima do que chamamos de hard skills, aquelas habilidades técnicas que são essenciais para um funcionário desempenhar sua função laboral.

No entanto, um Gestor Inovador não deve focar nas hard skills ao realizar contratações, seu foco deve ser nas soft skills: as habilidades humanas.

De nada adianta contratar um funcionário excepcional em relação à parte técnica, mas que não consegue se enturmar e se comunicar com os demais membros do time, atrasando toda a demanda da empresa. Concorda?

Além de buscar colaboradores com habilidades humanizadas, é também importante procurar por pessoas que aplicam em sua vida o aprendizado contínuo, sempre incrementando e transformando seus conhecimentos – sejam técnicos ou não.

As sete competências citadas acima, quando executadas de forma correta, podem – de fato – transformar o dia a dia e o futuro de seu negócio.

Você já possui alguma dessas competências ou habilidades necessárias para uma gestão inovadora? Conte um pouco mais sobre isso para a gente nos comentários.


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