A gestão financeira é o coração da maioria das empresas. Apesar disso, esse não é um setor simples, já que exige um conhecimento preciso de todos os departamentos do negócio. Nesse sentido, o ERP financeiro é um excelente aliado.
O ERP é um software de gestão empresarial que conta com diferentes módulos, sendo que cada um deles corresponde a um departamento.
O módulo financeiro é o responsável por realizar a gestão financeira com diferentes funções, sendo que algumas podem, até mesmo, serem automatizadas, como controle de fluxo de caixa, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, controle da inadimplência, entre outros. Quer entender melhor e descobrir as vantagens dessa tecnologia? Siga conosco!
Qual a importância da gestão financeira para uma empresa?
Não é à toa que a gestão financeira é considerada o coração de qualquer empresa. Afinal, é esse o setor que realiza o gerenciamento dos recursos de um negócio, determinando os passos que podem ser tomados em prol do crescimento ou da retração da companhia.
Quando o gerenciamento financeiro é bem realizado, é possível determinar com clareza quais são as limitações de recursos, as oportunidades de investimento e os resultados obtidos, analisando a margem de lucro, os ganhos e as perdas e realizando um planejamento mais sólido para o futuro.
Além disso, a gestão financeira bem feita permite que a empresa reduza seus custos operacionais, destinando corretamente os recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros e na diferenciação do negócio perante a concorrência.
Algumas das principais funções desse setor são:
- Gerenciamento do correto uso dos recursos financeiros;
- Crédito e cobrança, reduzindo a inadimplência;
- Controle do saldo de caixa, efetuando recebimentos e pagamentos;
- Controle das contas a receber relativas às vendas à prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.
Como o ERP financeiro pode ajudar?
O departamento financeiro não é uma área isolada da sua empresa. Para funcionar, ela precisa de informações de todos os setores, entendendo os custos de funcionamento das diferentes áreas que compõem a companhia.
Com o ERP, todos esses dados estarão integrados e você conseguirá visualizar melhor quais departamentos têm custos acima do desejado, como reduzir esses valores, melhores maneiras de otimizar a parte financeira, entre outras possibilidades.
Além disso, o ERP financeiro consegue organizar tudo ao nível de gestão e operacional, oferecendo dados e informações cruciais para que você consiga planejar melhor a vida financeira da empresa, entendendo os períodos de alta e de baixa, os principais custos, a margem de contribuição ideal por produto ou serviço, os impostos, etc.
Outra vantagem importante é a automatização. Isso porque muitos processos financeiros são repetitivos e burocráticos, tomando tempo dos seus funcionários e gestores. Um exemplo é o fluxo de caixa.
Quando ele é feito de maneira automatizada, além de reduzir o tempo gasto no processo, ainda é possível ter maior precisão nos dados, pois, de modo automático, são lançadas as entradas e saídas – e com essas informações você poderá desenvolver projeções, gráficos e relatórios que tornarão seu planejamento financeiro mais eficiente e acertado.
Ao utilizar o ERP financeiro, fica mais fácil visualizar os gargalos que fazem a sua empresa perder dinheiro, reduzindo os gastos e aumentando a lucratividade, gerindo de forma melhor todos os processos financeiros e tomando decisões baseadas em dados concretos.
Quais as vantagens de um ERP na gestão financeira da empresa?
Já deu para notar que são muitas as vantagens de usar um ERP na gestão financeira da sua empresa, não é mesmo? Vamos ver em detalhes as principais.
Acompanhar as transações em tempo real
Um bom planejamento envolve ter o histórico de todas as transações realizadas nos últimos meses e também as atuais. Ao reunir todas essas informações, você conseguirá fazer a previsão financeira dos próximos meses e ter um cenário geral da situação da sua empresa.
Assim, com um ERP financeiro, você conseguirá acompanhar em tempo real o controle de fluxo de caixa, a conciliação bancária e outros processos da área financeira, analisando de perto tudo o que está ocorrendo na sua empresa.
Segurança das informações
As informações financeiras são de suma importância para qualquer empresa. Contar com um ERP que trabalhe em nuvem é uma ótima maneira de aumentar a segurança desses dados.
Isso porque eles ficarão armazenados em um diretório na internet, criptografado e que apenas poderá ser acessado por pessoas autorizadas via login e senha. Isso significa que, mesmo que algo aconteça com as máquinas da sua empresa (como quedas de raios, enchentes e incêndios), os dados financeiros continuarão a salvo.
Manter-se em dia com o Fisco
Com tantas exigências fiscais, nem sempre os gestores têm segurança nas ações que estão tomando e esse é um problema sério, que pode causar autuações, multas e sanções.
Um ERP é um verdadeiro aliado, porque com ele você consegue realizar diversas demandas fiscais de maneira automática e simplificada, como emissão e gerenciamento de notas fiscais, escrituração fiscal de forma integrada com a Receita, SPED fiscal e contábil, controle patrimonial, eSocial, entre outros.
Redução de custos
Entender onde os seus recursos estão alocados é fundamental para conseguir reduzir os custos e assim operar de maneira mais eficiente. Com um ERP, você tem informações de todos os seus setores e consegue analisar melhor os custos fixos e variáveis de cada departamento – e como eles influenciam no preço dos seus produtos e serviços e na sua margem de lucro.
Além disso, como um ERP traz mais produtividade e eficiência, você consegue reduzir custos ao diminuir os erros e retrabalhos.
Gestão de contas a pagar e a receber
O controle de contas a pagar e a receber é fundamental para o equilíbrio financeiro de qualquer empresa. Com um ERP financeiro, você conseguirá ter maior controle de quais clientes ainda estão em aberto, os pagamentos à prazo e também as contas que estão para vencer, evitando atrasos e multas.
Acompanhar de perto os devedores é uma ótima maneira de conseguir negociar com essas pessoas, reduzindo os prejuízos.
Inteligência de dados
Não poderíamos deixar de citar a inteligência de dados como uma vantagem do ERP financeiro. Afinal, com ele, você conseguirá cruzar as informações de diferentes setores e prever cenários, acompanhar indicadores e planejar melhor suas ações, encontrando o ponto de equilíbrio, melhorando a margem de lucro, reduzindo os custos de produção e vários outros.
Se você trabalhar com um ERP financeiro em nuvem, ainda terá a possibilidade de acompanhar toda a gestão da sua empresa via mobile, por exemplo, acessando os dados pelo celular ou tablet. Isso é crucial quando falamos de agilidade, ajudando você a manter sua organização financeira mesmo quando estiver distante fisicamente.
Com um bom ERP, a sua empresa ficará mais ágil, precisa e eficiente, compreendendo, por exemplo, quais produtos têm maior saída, realizando compras para repor o estoque no momento ideal, reduzindo seus custos de produção e distribuição e gerenciando as contas a pagar e a receber, com um fluxo de caixa em dia e com excelentes projeções financeiras.
Agora você já sabe como um ERP é aliado da sua gestão financeira? Conheça a solução da Sankhya! Nosso ERP conta com um módulo exclusivo de gestão financeira que permite controlar o fluxo de caixa e DRE, a margem de contribuição, o ciclo financeiro e operacional, o controle da inadimplência e muito mais. Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!
Muito Bom.