Na era digital, o volume de dados disponíveis cresce exponencialmente a cada segundo. No entanto, muitas empresas ainda não sabem usá-los a seu favor, até mesmo por não entenderem a importância do data driven para os negócios.
As organizações que já compreenderam o potencial dos dados para os negócios são aquelas cujos gestores colocam os dados no centro das decisões. Os dados têm um papel fundamental no planejamento estratégico das empresas, ajudando a prever tendências, explicando comportamentos e indicando possíveis problemas dentro do negócio, antes mesmo de eles acontecerem.
Para saber mais sobre o conceito data driven, sua estrutura e como ele contribui com a tomada de decisão, continue a leitura!
O que é data driven?
Em tradução literal, data driven significa “orientado por dados”. O conceito se refere a processos e decisões baseados na coleta de dados e na análise de informações. Ou seja, é o uso inteligente dos dados.
O termo vem da Ciência dos Dados (Data Science), uma área de estudo que envolve método científico, processos, sistemas e algoritmos para extrair conhecimento de dados estruturados e não estruturados. O campo está em constante evolução com a adoção de tecnologias avançadas, como a IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning (Aprendizagem de Máquina).
Os dados inseridos na gestão representam menos riscos ao negócio, pois a tomada de decisão passa a ser baseada em informações confiáveis e não somente em achismos e suposições. O conceito data driven pode ser aplicado a qualquer negócio para impulsionar suas estratégias, por meio da coleta, do armazenamento e do processamento de dados brutos para extrair informações que geram conhecimento e insights.
Entretanto, para lidar com um volume grande de dados das empresas, as tecnologias são cruciais. Ao passo que, para se tornar uma empresa data driven, também é fundamental ter os dados no DNA da organização. Ou seja, estratégias, pessoas, processos, ferramentas e cultura corporativa devem ser orientadas por dados.
Quais são as vantagens de uma empresa data driven?
Com o avanço da digitalização, são notáveis as transformações significativas na sociedade e o aumento da concorrência na maioria dos setores. De fato, a possibilidade de ter em mãos dados confiáveis da empresa e do mercado pode fazer toda a diferença na hora de tornar a marca mais competitiva.
Some a isso as mudanças no comportamento dos consumidores e a exigência deles por organizações com responsabilidade socioambiental. Logo, mais do que favorecer a competitividade, ser uma empresa data driven é questão de sobrevivência. Afinal, com os dados certos, é possível extrair conhecimentos, identificar tendências e traçar caminhos mais assertivos.
Entre as vantagens de ser uma empresa orientada por dados, destacam-se:
- Mais segurança para a tomada de decisão, sem depender apenas da experiência e de opiniões dos profissionais;
- Informações confiáveis para apoiar o planejamento estratégico;
- Mais clareza sobre as ações necessárias para redução de custos;
- Aumento da capacidade preditiva da empresa, identificando tendências de mercado e obtendo insights de negócio;
- Lançamento de novos produtos ou serviços no mercado conforme as necessidades do seu público;
- Antecipação de cenários futuros para reduzir os riscos e atuar com prevenção;
- Mais autonomia dos colaboradores que acessam informações seguras e com mais agilidade;
- Acompanhamento da performance da empresa e dos funcionários;
- Aumento da produtividade.
Qual é a estrutura data driven?
Um ponto de partida para pensar em data driven é reconhecer o nível de maturidade digital e do uso dos dados pela organização. Nesse sentido, podemos elencar alguns elementos necessários para ter uma estrutura focada em dados, como explicado a seguir:
Pessoas e Cultura
É preciso contar com colaboradores capazes de acompanhar as mudanças da era digital e com habilidades analíticas para saber interpretar os dados. Entretanto, é fundamental ter profissionais especializados, entre eles o Chief Data Officer (CDO), diretor de dados, em português, cujo papel é o de comandar as mudanças na cultura organizacional e implantar a estrutura data driven.
Dados
“Os dados são o novo petróleo”. A famosa frase do matemático londrino Clive Humby mostra a importância dos dados no mundo corporativo. No entanto, só é possível extrair valor dos dados se eles estiverem acessíveis e transparentes para toda a empresa, além de organizados e integrados aos processos e às operações.
Outro aspecto é quanto à qualidade e à veracidade dos dados usados, bem como o cumprimento das legislações em todas as etapas da gestão dos dados, como estabelece a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Portanto, é preciso coletar de fontes confiáveis, definir políticas que garantam a constância na coleta e manter a segurança dos dados.
Governança de dados
Para que as informações sejam tratadas adequadamente, a empresa deve estabelecer regras, processos, práticas e responsabilidades no uso dos dados. Logo, a administração dos dados tem a finalidade de educar a equipe e alinhar os objetivos da gestão orientada por dados.
Tecnologia
A evolução no data driven está diretamente associada à tecnologia usada na empresa. Para extrair mais valor dos dados, é essencial contar com ferramentas robustas e inteligentes. Integração, processos automatizados e tecnologias avançadas de IA e Business Intelligence (Inteligência de Negócio) são características importantes na hora de avaliar um sistema de gestão para a empresa data driven.
Como adotar o data driven na minha empresa?
A McKinsey & Company – empresa de consultoria empresarial – acredita que os avanços tecnológicos, o reconhecimento da importância dos dados e o crescimento da alfabetização de dados estão mudando o entendimento do que é ser data driven. E que até 2025 isso será uma realidade em todas as empresas.
A companhia elaborou um guia para ajudar executivos a compreenderem como é uma nova empresa orientada a dados e quais recursos ela ganhará. O documento aponta sete características. Confira a seguir:
- Dados incorporados em casa decisão, interação e processo;
- Os dados são processados e entregues em tempo real;
- Armazenamentos de dados flexíveis permitem dados integrados e prontos para uso;
- O modelo operacional de dados trata os dados como um produto;
- O papel do diretor de dados é expandido para gerar valor. O CDO e suas equipes funcionam como uma unidade de negócio;
- As associações de ecossistemas de dados são a regra. Ou seja, as organizações usam plataformas de compartilhamento de dados que facilita a colaboração de projetos entre elas;
- O gerenciamento de dados é priorizado e automatizado para privacidade, segurança e resiliência.
Como pode ser observado, o caminho para adotar o data driven na empresa começa, especialmente, por uma mudança cultural. Os líderes têm o desafio de mostrar o valor dos dados para os negócios, que passam a ser um ativo da empresa.
Depois, é essencial entender que o principal objetivo do data driven é entregar respostas mais precisas e confiáveis por meio de dados para apoiar a tomada de decisão. Isso implica em fazer as perguntas certas e em habilidades analíticas para interpretar os dados e analisar as informações de forma estratégica.
Para iniciar a jornada, veja a seguir as dicas mais importantes que separamos:
Transforme a sua cultura
Não é difícil encontrarmos organizações nas quais os gestores apresentam resistência em abrir mão de suas opiniões no processo de tomada de decisão em favor dos dados. E por mais que anos de experiência contribuam com a gestão, os dados englobam muito mais conteúdo do que uma pessoa conseguiria absorver em toda a sua vida.
Assim, para implementar com sucesso o data driven, é essencial uma mudança de mentalidade, a começar pela liderança, além de treinamentos e capacitações para os colaboradores compreenderem o valor dos dados e como aplicar esse conhecimento no dia a dia das empresas.
Use boas soluções
É impossível falarmos em data driven sem usarmos a tecnologia, já que é ela que fará a coleta e a compilação de todos esses dados. Então, é imprescindível buscar por uma revolução digital na sua empresa.
Procure por soluções conhecidas no mercado, adequadas ao seu setor e às suas necessidades e que ofereçam a possibilidade de coletar e analisar essas informações com o uso de Business Intelligence (BI), por exemplo.
Aprenda a entender os dados
Um dos desafios do data driven é possivelmente ficar engessado com a enorme quantidade de dados e não usá-los de forma estratégica na empresa. Por isso, é essencial se informar e se capacitar, de modo a conseguir extrair as informações preciosas dos relatórios apresentados pelas máquinas.
Consiga separar as informações falsas, erradas ou inexatas daquelas que merecem atenção e entenda o que aqueles dados estão trazendo de conhecimento. Por exemplo, analisar o fluxo dos clientes dentro de uma loja para criar promoções mais acertadas. A partir dos dados, é preciso extrair soluções e, não, esperar que os relatórios façam todo o trabalho sozinho. Assim, antes de esperar respostas prontas, saiba o que você está “perguntando” aos dados.
Use os indicadores de performance
Além dos dados, você também poderá desenvolver indicadores de performance para equipes ou áreas da sua empresa. Os famosos KPIs ajudam o gestor a analisar o que está dando certo e o que precisa ser modificado, sempre considerando as metas a serem alcançadas.
Os indicadores ajudam a simplificar o processo de definição de metas e também de reconhecer os profissionais envolvidos nas realizações, melhorando os resultados do negócio e a satisfação dos seus colaboradores.
Veja também:
- Conheça os principais indicadores de gestão para o varejo
- Conheça os principais indicadores de gestão para a indústria
- Indicadores para serviços: conheça os principais e como mensurá-los
- Conheça os principais indicadores de performance para atacado distribuidor
Relação do ERP com o data driven
Um bom sistema ERP é a base para qualquer data driven. É fundamental que esse software consiga integrar todos os setores da sua empresa para facilitar os processos diários de análise até a governança dessas informações.
Quando o ERP conta com recursos de BI e Inteligência Artificial, é possível obter relatórios inteligentes e analisar os dados colhidos em tempo real, para que essa informação se torne estratégica nas suas decisões.
Com o ERP, a captura e a análise dos dados do seu negócio são mais eficientes e seguras, tornando a empresa mais produtiva, competitiva e viável economicamente.
Agora que você aprendeu como o data driven impacta na gestão das empresas, é hora de partir para a prática. Conheça as soluções da Sankhya e descubra como podemos te ajudar a implementar uma gestão de data driven na sua empresa!