Em tempos de automação, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, é importante que as empresas se adaptem. Conceitos como o de comunicação e integração bancária se tornam mais presentes na rotina de negócios de sucesso.
As compras online são cada vez mais comuns e as formas de pagamento mudaram. A evolução e desenvolvimento do Open Banking agilizou os processos de cobrança e recebimento. A velocidade de entrega dos processos seguiu o ritmo das inovações. A forma como o consumidor se comporta e consome mudou. E como faz pagamentos também.
Com tantas mudanças e evoluções tecnológicas, a comunicação bancária se torna uma grande aliada na gestão financeira de um negócio. Uma forma de centralizar as informações e controlar todas as transações em um único lugar. Entenda agora o que é comunicação bancária.
O que é comunicação bancária?
A comunicação bancária, como o próprio nome diz, é o ato de transferir informações e dados financeiros. Estes dados podem ser referentes a pagamentos, recebimentos e cobranças de uma empresa para os clientes ou fornecedores, por exemplo.
Quando a comunicação bancária acontece de forma digitalizada e automatizada, pode-se dizer que está acontecendo a integração bancária. Principalmente quando uma empresa tem à sua disposição um sistema com a capacidade de fazer troca de dados.
Atualmente, ter um sistema de integração bancária forte ainda é um diferencial de poucas empresas, mas, com o avanço tecnológico, inclusive dos bancos e do Banco Central do Brasil, em breve se tornará quesito básico de sucesso.
As soluções de integração bancária atuais, com os ERPs, são desenvolvidas para permitir troca de dados com maior transparência, segurança e confiabilidade. Esses sistemas podem conter centenas de módulos, de modo a cobrir todos os aspectos do negócio bancário.
A comunicação bancária também é conhecida como arquivo de remessa e retorno ou CNAB de remessa e retorno. É uma operação de comunicação entre o sistema de ERP e o banco. Por meio deste processo, são enviados arquivos que contêm todos os dados que o banco precisa saber sobre o pagamento ou recebimento da empresa. Além de serem enviados arquivos com informações do que foi pago, recebido ou movimentado no extrato bancário.
Como funciona a comunicação bancária?
O funcionamento da comunicação bancária é simples, desde que a integração bancária com ERP seja bem feita. É no sistema ERP que são colocadas as informações sobre despesas, recebimentos, saldo disponível e outros dados pertinentes para uma boa gestão financeira.
No ERP, é possível realizar a conferência de todas as movimentações por período ou por resultados e, assim, poder identificar qualquer divergência. A integração bancária permite maior gerenciamento de risco e agilidade nas operações.
Com os dados corretos lançados em sistema e com a configuração adequada, o ERP envia os arquivos de remessa e retorno para o banco e para a empresa, de forma digital e automática (conforme programado). Assim, completa-se o processo de comunicação bancária.
Qual é a importância da comunicação bancária para a gestão financeira?
A comunicação bancária agiliza o processo de pagamento de fornecedores, recebimento e cobrança de clientes e muito mais. Quando uma empresa é capaz de fazer uma integração bancária eficiente, consegue ter uma visão global do negócio, o que permite aos gestores e CEOs tomarem decisões de forma mais assertiva e fácil.
Com a integração bancária, a gestão de processos como um todo fica mais simples e objetiva, já que a comunicação bancária visa melhorar e otimizar a gestão financeira da empresa. Algumas empresas têm um volume muito alto de notas e boletos e fazer a gestão desses arquivos de forma manual pode ser complicado, cansativo e nada prático.
A comunicação bancária é muito importante, principalmente para empresas que estejam se adaptando aos novos conceitos da Indústria 4.0, quando estão sendo desenvolvidas fábricas inteligentes, em que a modernidade vai além dos equipamentos. São redes que conseguem ter o total controle da parte de produção da indústria e monitorar processos físicos em tempo real, conectando máquinas e sistemas.
Seguindo o fluxo do avanço tecnológico mundial, a automatização da forma de pagamento e recebimento é fundamental para qualquer empresa. A integração bancária permite a liberdade de gestão, já que com ela, acessos à conta bancária e retiradas de extratos das movimentações não são mais necessários. E nem mesmo a comparação manual dos dados, reduzindo o tempo operacional da gestão financeira.
É muito comum ver em empresas que fazem integração bancária um aumento da produtividade do time. Isso porque os funcionários que antes se ocupavam fazendo manualmente o trabalho de gestão financeira, agora podem se dedicar a outros projetos, reduzindo os custos da empresa.
A integração bancária também aumenta a segurança nos processos de gestão financeira e reduz erros humanos, uma vez que a probabilidade de falhas caem proporcionalmente, assim como os riscos de fraude, principalmente quando o sistema de gestão financeira é feito por meio de um sistema ERP, que é uma solução importante para unir as bases de dados.
Quais são os benefícios de automatizar a conciliação bancária?
A integração bancária, além de facilitar a gestão geral do negócio, agiliza os processos operacionais da empresa. Ela melhora principalmente a performance da conciliação bancária, por exemplo.
Por meio da conciliação bancária, é verificada a saúde financeira do negócio. Ela tem como objetivo conferir o fluxo de recursos bancários em caixa e nas instituições financeiras. Na prática, significa dizer que cada operação e registro de compra e venda da empresa é verificado.
Na conciliação de cartões, é feita a checagem das informações sobre a quantidade e o valor das vendas por meio de cartões de crédito e débito.
Na conciliação de boletos, mesmo que as operações demorem a ser efetivadas em conta, a conciliação reúne todas as informações externas com o saldo bancário.
E, por fim, o extrato bancário reúne todas as informações bancárias do mês feitas em determinada instituição financeira.
Nesse sentido, a conciliação bancária é fundamental para o controle das movimentações financeiras da empresa, uma vez que ela valida as informações sobre pagamentos, depósitos, recebimentos e outros processos.
Conheça agora quais são os benefícios de automatizar a conciliação bancária.
1. Facilita o controle
Fazer a conciliação bancária mensalmente faz com que os gestores vejam com mais clareza os lucros, os prejuízos e os custos com fornecedores e possam tomar medidas mais rápidas e práticas.
2. Otimiza processos
Na medida em que são levantados os dados de forma prática e automatizada, os processos internos ficam mais simples. Assim, cortar custos, fazer novos investimentos e criar ações para aumentar lucros se torna mais fácil.
3. Elimina retrabalho
A automatização do processo de conciliação bancária otimiza o tempo dos funcionários. Evita e até mesmo elimina retrabalho, uma vez que todo o sistema otimiza os lançamentos.
4. Minimiza erros
Com a integração bancária, os erros humanos são minimizados e a conciliação bancária fica mais fidedigna e clara.
Como é feita a integração bancária no ERP Sankhya?
A integração bancária no ERP Sankhya é realizada de forma totalmente automatizada. Para que o processo seja operacionalizado, é necessário configurar o ERP Sankhya no layout do modelo de arquivo exigido pelo banco. Para facilitar esse processo, a Sankhya disponibiliza o Sankhya Place, uma plataforma colaborativa na qual é possível baixar diversos modelos prontos de configurações bancárias.
O usuário poderá instalar esses modelos e, caso necessário, realizar ajustes simples na rotina de configuração do arquivo de remessa, na configuração do arquivo de retorno ou até mesmo nos EDIs (intercâmbios eletrônicos de dados).
Depois de instalados e configurados os EDIs de comunicação bancária, por meio da rotina de geração do arquivo de remessa, os arquivos poderão ser criados e enviados para o banco. Na tela de Geração de Arquivos de Remessa, o usuário poderá fazer diversos filtros, como: período da negociação e tipo de arquivo que será enviado (seja receita, despesa ou ambos).
Também é possível agendar de forma automática o envio dessas remessas ao banco, através da rotina “Agendamento de Remessas”. A partir da rotina “Processamento do Arquivo de Retorno”, o arquivo de retorno gerado pelo banco será lido e as baixas dos títulos de “a receber” e “a pagar” serão realizadas com a possibilidade de já deixá-lo parametrizado para que a conciliação bancária também aconteça de forma automatizada.
Caso surja alguma ocorrência de falha ou êxito, os arquivos podem ser verificados para as devidas tratativas. Outra rotina envolvida no processo de comunicação bancária é a rotina de conciliação de extrato bancário, na qual podem ser lidos arquivos .TXT ou .OFX enviados pelo banco. Veja na prática como funciona a integração bancária no ERP Sankhya.
Conheça o ERP Sankhya
Além de poder fazer toda a integração bancária usando o Sankhya Place, o ERP Sankhya permite que toda a gestão financeira da empresa seja feita em um único local, com maior controle e precisão do fluxo financeiro do negócio.
Com o ERP Sankhya, é possível descobrir com clareza quais são os gargalos que fazem a sua empresa perder dinheiro, assim como diminuir gastos e garantir maior lucratividade e competitividade para o seu negócio. O ERP Sankhya vai te ajudar a gerir todos os seus processos financeiros, tomando decisões baseadas em dados concretos.
O sistema de gestão financeira possibilita:
- Fluxo de caixa e DRE completos;
- Margem de contribuição;
- Ciclo financeiro e operacional;
- Múltiplas moedas;
- Controle de inadimplência;
- EDIs;
- Ponto de equilíbrio e muito mais.
Conheça o ERP Sankhya na prática. Consulte nosso time de especialistas e teste nossas soluções de gestão que garantem maior rentabilidade e melhores resultados para o seu negócio.
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D8
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