Muitas empresas trabalham com o conceito de metas e superação: Você estipula metas para seus colaboradores e os estimula a superá-las, a ir além. Mas como se dá esse estímulo? Será que basta dizer que a meta deve ser alcançada?
Claro que não! Mais que estipular os objetivos é preciso dar condições para que os profissionais os alcancem, e para motivar a equipe, preparamos 5 passos importantes para serem seguidos que fazem parte da gestão de pessoas. Veja:
1. Determinar metas atingíveis
A meta tem de ser factível. É preciso ter claro que o colaborador terá que se esforçar, mas conseguirá atingir o objetivo e, quem sabe, superá-lo. A partir do momento em que as metas são atingidas, é possível incluir novos desafios, mas estes devem ser claros e transparentes.
2. Definir o prêmio pela conquista
Se ter uma meta clara é importante, também é importante que o profissional saiba que o espera se ela for atingida. O profissional precisa saber quais são os objetivos desejados pela empresa e que parte será destinada a ele.
3. Comunicar o tempo todo
A clareza e a transparência só serão possíveis se a comunicação for efetiva. Para que todos acompanhem sua evolução, é interessante divulgar rankings mostrando quem bateu as metas, quem as ultrapassou etc.
4. Traga a família do colaborador para o seu lado
Em determinados tipos de premiação, como jantares ou churrascos, é importante estender o prêmio para a família do colaborador. A família é que garante o suporte para que o colaborador se sinta bem dentro da empresa. Quanto maior o apoio, melhores serão os resultados.
5. Estimular o trabalho em equipe
Mais que a concorrência individual, é preciso estimular a integração da equipe e o trabalho conjunto, fazendo com que um apoie o outro. A conquista de um membro deve ser comemorada por todos.
Todos esses passos devem deixar claro ao profissional que a premiação deve ser um objetivo não apenas pelo valor, mas principalmente pela conquista e no quanto ela pode fazê-lo se sentir bem. É importante que as pessoas busquem metas para se completar e para se sentirem felizes com o que fazem.
E para isso é preciso que o profissional se sinta feliz ao lado das pessoas com quem trabalha e que acredite no que faz. A empresa é uma parte importante da vida dele, por isso um bom ambiente é fundamental para estimular mais e mais os profissionais.