Em momentos de crise e dificuldades, você consegue imaginar quantos são os desafios encontrados por empresários e gestores para manter suas empresas e negócios atuando de forma positiva?
Além da concorrência e de consumidores exigentes, há ainda a inflação em alta, a instabilidade econômica, os impostos e um orçamento apertado para suprir as necessidades de investimentos em tecnologia, inovação, marketing, otimização de processos internos, assim como em políticas de atração e retenção de talentos.
Esses fatores são fundamentais para a gestão da empresa e merecem atenção especial, apesar de todos os complicadores.
Neste cenário, a criatividade ganhou grande relevância e se tornou um diferencial capaz de colaborar para a sobrevivência, crescimento e sucesso dos negócios. Exatamente por isso, é preciso desenvolver essa habilidade, enxergar oportunidades e explorar boas ideias.
A criatividade é um aspecto essencial para uma gestão efetiva e deve, inclusive, fazer parte da identidade da empresa, ser o fator que a caracterize. Veja algumas dicas para enfrentar momentos de dificuldade da empresa com criatividade:
Trabalhe a inteligência emocional
A inteligência emocional pode ser considerada um aspecto fundamental para enfrentar dificuldades e momentos complicados com mais serenidade e clareza. Por isso, é importante buscar o equilíbrio, através do autoconhecimento e, principalmente, do entendimento das próprias limitações e restrições.
Saber controlar as emoções, manter a calma, não se abalar facilmente com as pressões e conflitos do dia a dia e focar as energias nos objetivos a serem alcançados são ações necessárias para o sucesso e bem-estar do empresário ou gestor.
O coaching direcionado a carreira pode ser um bom aliado neste processo de fortalecimento emocional.
Seja otimista realista
Ser otimista realista é agir sempre com uma atitude positiva, com entusiasmo e determinação, mas sem perder a visão realista, que delimita as possibilidades e alternativas autênticas.
Na verdade, é questão de adotar uma postura persistente e firme, porém, sem utopias ou expectativas inalcançáveis. Esse comportamento também é fundamental para uma gestão acertada e segura.
Esteja aberto ao aprendizado
É preciso estar sempre aberto ao conhecimento e novas qualificações. Manter-se atualizado sobre o mercado, ler todas as notícias que envolvem o segmento de atuação da empresa são iniciativas básicas. Além delas, existem outras medidas interessantes, como o estudo de casos, leitura de conteúdos relevantes, participação em grupos de discussão, troca de ideias e experiências com outros profissionais.
Essa prática favorece uma visão mais abrangente, incentiva a criatividade e colabora para a percepção de novos modelos de atuação e parceiras.
Observe, analise, pesquise
A criatividade também pode ser estimulada através da observação, análise e pesquisa. Para isso, é fundamental buscar novas informações e alimentar o potencial criativo.
Avaliar as mesmas situações por outros ângulos, compreender as estratégias dos concorrentes, perceber e antecipar as novas necessidades do mercado consumidor, ouvir ativamente o cliente etc., são ações capazes de mudar o entendimento sobre o negócio e de possibilitar a exploração de outros caminhos.
Não crie fronteiras
Outro comportamento necessário ao empresário ou gestor é a utilização correta de sua experiência, sem o estabelecimento de fronteiras.
A bagagem profissional é muito útil, pois proporciona também maturidade, disciplina e um olhar mais crítico sobre o momento. Porém, não pode-se criar limites inexistentes. Vale lembrar que o mercado é dinâmico e as necessidades dos clientes também estão em constante evolução, por isso, é importante estar à frente e oferecer soluções.
Desta forma, a resistência a esse processo não favorece uma gestão eficiente. Além da criatividade, é preciso ter arrojo e coragem para desbravar novas oportunidades.
Faça da tecnologia uma aliada
Hoje existe uma série de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, que visam facilitar a gestão e a operação de muitos negócios. Por isso, é importante conhecer as novas ferramentas e avaliar os benefícios e vantagens que elas podem proporcionar.
Também é necessário considerar a adoção de criatividade que vem de fora da empresa, como, por exemplo, aplicativos e sistemas que integrem informações, agilizem a comunicação com os clientes e garantem um atendimento mais rápido e seguro.