A cada ano, a Black Friday se consolida mais no Brasil e é sempre muito aguardada tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Os descontos atrativos chamam a atenção dos clientes e são, para os comerciantes, uma das datas mais importantes para elevar os lucros.
Com inúmeros concorrentes e produtos com diversos preços, saber se preparar para a Black Friday é importante para conquistar destaque no mercado. É preciso oferecer descontos exclusivos para o público e, o principal, mercadorias de qualidade.
Neste artigo, explicamos o conceito de Black Friday, como ela surgiu, em qual data ela acontece no Brasil neste ano, dicas de como se preparar e criar boas estratégias de venda. Confira!
O que é e como surgiu a Black Friday?
Sempre aguardada na última sexta do mês de novembro, a Black Friday é um evento voltado para a área comercial conhecido pelos descontos exclusivos e diferenciados em produtos de diversas categorias. A data é focada tanto em lojas físicas como e-commerces.
O termo foi criado nos Estados Unidos no dia 24 de setembro de 1869, exatamente em uma sexta-feira. Na época, dois investidores fizeram um esquema ilegal no mercado de ouro no intuito de fazer a bolsa de valores disparar, e assim, se beneficiarem da ação.
Porém, houve a intervenção do plano pelo presidente Ulysses Grant, que solicitou a venda de ouro aos cofres públicos. De US$ 160, o valor foi para US$ 130 e, com essa ação “promocional”, surgiu o termo Black Friday.
No ano de 1950, a expressão foi retomada de outra forma. Com o feriado de Ação de Graças na quinta-feira, era comum os trabalhadores norte-americanos folgarem no trabalho na sexta e emendar com o final de semana. Tudo isso para terem tempo de antecipar as compras de Natal.
Com isso, na década de 80, o conceito foi utilizado para grandes promoções e preços exclusivos no comércio. No Brasil, essa ação é realizada desde 2010 na última sexta do mês de novembro e atrai clientes tanto nos estabelecimentos físicos como nas lojas virtuais.
Quando será a Black Friday de 2024?
Neste ano, o dia de compras mais aguardado pelos brasileiros será no dia 29 de novembro. De acordo com o levantamento realizado pelo Mercado Pago e Mercado Livre, cerca de 85% das pessoas se planejam para ir às compras nessa Black Friday.
É importante preparar estratégias de vendas eficazes e que atraiam os consumidores em meio a tantas oportunidades de desconto.
Oficialmente, a Black Friday ocorre apenas na última sexta de novembro, porém muitas lojas físicas e e-commerces aproveitam que os clientes estão interessados e prolongam os descontos para mais dias ou até uma semana após a data original.
Dicas de como se preparar e criar estratégias de venda para a Black Friday
A Black Friday é uma das datas do comércio mais aguardadas do ano. Por isso, as empresas precisam se preparar e criar estratégias de vendas que contribuam para que se destaquem diante de tantas oportunidades de descontos.
Estruturar um planejamento é fundamental para que toda a equipe comercial possa estar alinhada com os objetivos organizacionais para o dia. São ações que precisam ser colocadas em prática antecipadamente para alcançar metas e resultados positivos.
Para montar esse planejamento estratégico, é importante seguir algumas dicas para que todo o processo de organização para a Black Friday seja tão bem executado quanto as tarefas que serão feitas no dia. A seguir, listamos pontos necessários para essa preparação.
1. Prepare o estoque
Um dos maiores diferenciais de empresas que estão preparadas para a Black Friday é a organização de estoque. Produtos que acabam rápido é um fator preocupante ao longo do dia de promoção. Por isso, é importante que os gestores avaliem questões como:
- Itens que estarão na ação;
- Quantidade dos produtos campeões de venda (curva ABC);
- Relação das vendas do ano anterior para ter uma média;
- Mercadorias com pouca saída para maiores descontos (curva ABC);
- Gestão do estoque preparada para o dia;
- Inventário em dia.
2. Treine a equipe para o aumento da demanda
As demandas em um período intenso como a Black Friday são sempre maiores do que a rotina normal de uma empresa. Por isso, é preciso treinar a equipe comercial, o backoffice e ofrontoffice, para que a execução do trabalho seja eficiente, produtiva e sem perder a qualidade.
Alguns fatores que precisam de muita atenção no dia das vendas são:
- Atender todos os pedidos;
- Dar suporte aos clientes;
- Organizar a gestão logística de entrega (para e-commerces);
- Esclarecer dúvidas;
- Oferecer uma boa experiência de compra;
- Estruturar descontos “reais”.
Um cliente de promoção não significa que não possa ser fidelizado para futuras compras fora desse período. Por isso, a alta performance de toda a equipe é o que fará a diferença para gerar satisfação do consumidor.
3. Invista em marketing
Em meio a tantas empresas com o mesmo propósito de lucratividade na Black Friday, algumas ações bem feitas fazem a diferença para se destacar no mercado. Entre elas está o investimento em estratégias de marketing.
Uma boa construção de relacionamento com o consumidor começa antes das vendas, na divulgação, para que o público possa ser atraído pelos descontos, conhecer os produtos e sentir confiança para efetuar a compra na data. Esse é o momento que a organização tem para ser lembrada em meio a tantos concorrentes.
Além de meios de divulgação tradicionais, a internet permite que a empresa se faça presente em diversos canais. A equipe de marketing precisa avaliar quais são os meios que mais chamam a atenção dos que já são clientes e do público que ainda não conhece a marca. Entre os mais utilizados, podemos citar:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- WhatsApp;
- Anúncios pagos.
4. Ofereça uma boa jornada de compra
Toda a jornada do consumidor, que começa na atração pelo produto até a fidelização, precisa ser planejada estrategicamente para ser um diferencial nesse período. Além dos descontos “reais” e chamativos, todo o processo de compra deve ser uma experiência positiva.
Um cliente seguro e confiante do início ao fim da jornada tem mais chances de se tornar fiel à marca. Com isso, a empresa consegue sucesso no planejamento proposto para a Black Friday, mas também conquista um novo consumidor para futuras vendas.
5. Tenha um bom ERP para a gestão de vendas e estoque
Ter um sistema ERP de qualidade é fundamental para uma Black Friday eficiente e com integração dos setores comerciais, inclusive o estoque, que necessita de organização e precisão durante a correria da data.
Para essa ação, sempre muito esperada por empresas e clientes, um bom ERP como o da Sankhya oferece inúmeros benefícios, como:
- Direcionamento de vendas: os gestores conseguem avaliar quais produtos possuem melhor e pior margem de lucro e estruturar qual é o melhor foco para as vendas.
- Histórico: dados são gerados com detalhes das vendas, informações dos clientes, inclusive os novos, previsibilidade de taxa de conversão de vendas, entre outros pontos.
- Mapeamento financeiro: assertividade nas movimentações de saída do estoque e na geração de pedidos que precisam ser atendidos com base nos produtos disponíveis.
- Flexibilidade na negociação: o sistema possui recursos que auxiliam em questões como porcentagem dos descontos e prazos de pagamentos.
- Definição do limite de crédito: o ERP possui recursos para analisar a regularidade e o potencial de compra dos clientes para limite de crédito e equilíbrio financeiro.
Que tal ficar por dentro de mais dicas para ter sucesso nas vendas e na gestão da sua empresa? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos em primeira mão.