Alinhar marketing e vendas é fundamental para o crescimento do negócio, afinal, vendas dá continuidade ao trabalho do marketing, convertendo os leads em clientes. Quando não há sinergia entre esses dois setores, muitas oportunidades de negócio deixam de ser aproveitadas pela falta de sintonia nas estratégias utilizadas, ou seja, marketing capta um tipo de cliente e vendas espera outro, criando obstáculos para o crescimento dos negócios.

O que fazer então? Aproveitar o conhecimento desses dois setores e promover um alinhamento de percepções, conhecimentos e expectativas, criando um mecanismo eficaz de geração de vendas. O objetivo deste artigo é trazer para você as melhores práticas para alinhar marketing e vendas e assim contribuir para a criação de melhores resultados para a sua empresa. Confira:

Invista em uma comunicação aberta e transparente

A comunicação permite que as pessoas cheguem a um entendimento, evita desperdício de energia com retrabalho e garante mais harmonia entre as equipes. Sendo assim, crie canais de comunicação que facilitem o contato entre as equipes de marketing e vendas e estimule a conversa face a face. Reuniões presenciais a cada 15 dias e pequenos encontros ao longo da semana são muito mais eficazes do que longas trocas de e-mail.

Estabeleça objetivos e metas compartilhados

Se vendas dá continuidade ao trabalho do marketing, o objetivo de ambos deve ser o mesmo: gerar receita para a empresa. As metas são entrelaçadas porque o trabalho de um é chamar a atenção do público e prepará-lo para a venda, enquanto do outro é concluir o processo com uma venda de qualidade, o que significa que vendas só terá bons resultados se marketing gerar a quantidade de leads de qualidade necessária para gerar a receita prevista. Se você quiser saber mais como atingir as metas da sua empresa, não deixe de ler também o nosso artigo “Saiba como atingir metas com o uso do GPD”.

Defina um SLA (Acordo de Nível de Serviço)


Alinhar marketing e vendas é fazer com que eles se entendam e falem a mesma linguagem, sendo assim, defina um acordo de nível de serviço que reflita o que é um lead qualificado para os dois setores, criando um único entendimento sobre que tipo de clientes sua empresa precisa. Além de facilitar no momento de passar os leads do marketing para vendas, você evita rixas desnecessárias e mantém um padrão mínimo de qualidade para o seu processo.

Oriente sua estratégia de acordo com dados


As ferramentas que utilizamos para coletar, processar e analisar dados de clientes, como o Business Intelligence, permitem que você entenda com maior precisão quem são os seus clientes, o que eles querem e precisam e como costumam buscar essas soluções. Elas facilitam também a análise de resultados de estratégias e ações da empresa, mostrando se você está no caminho certo ou não. Dessa forma, coloque seus times de marketing e vendas para trabalharem com orientação para dados, ou seja, disponibilize as métricas e KPIs de negócio em dashboards compartilhados e deixe que as pessoas acompanhem a evolução dos seus esforços de acordo com estatísticas precisas.

Integre sua inteligência de negócios

Os dados coletados e armazenados tanto pelo setor de marketing quanto pelo setor de vendas são preciosos para a sua empresa e não podem ficar limitados nesses setores. Quando você compartilha a inteligência da sua empresa entre as pessoas envolvidas, pode alinhar marketing e vendas com mais facilidade, pois socializa as informações e cria a percepção compartilhada da qual falamos anteriormente. Por essa razão, não deixe de investir em um sistema de gestão empresarial eficaz e em ferramentas de Business Intelligence que contribuam para criar esse ambiente de troca de ideias e colaboração entre setores.

Ficou interessado em alinhar marketing e vendas na sua empresa? Comece por uma solução eficaz de sistema de gestão.

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