Novas operações em Itajaí–SC e Sorocaba–SP destacam a inovação e o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e eficiência operacional
A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP) do país, vem acelerando seu crescimento no mercado. A estratégia de expansão tem como foco reforçar sua presença em regiões de alto potencial econômico. Além das últimas inaugurações em Itajaí–SC e Sorocaba–SP, a empresa planeja abrir mais duas unidades até o final do ano.
Nos últimos anos, a Sankhya tem investido em inteligência de mercado, tecnologia e análise de dados. Essa abordagem permite à empresa identificar o perfil ideal de cliente e mapear regiões com maior concentração de oportunidades de negócio. Marcelo Andrade, diretor de canais da Sankhya, explica: “Nossa estratégia é cobrir com mais eficiência, regiões de maior potencial econômico e financeiro. Estamos olhando para várias regiões do país a fim de encontrar novas oportunidades. Nossa área de inteligência de mercado nos permite identificar e atender de forma eficaz às necessidades específicas de cada região, gerando valor real aos nossos clientes”.
A região do sudeste paulista apresenta uma aptidão agrícola significativa, com potencial para uma variedade de culturas e atividades pecuárias. Já Itajaí ocupa a posição de maior economia de Santa Catarina, com um Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassa R$ 47 bilhões, segundo o IBGE, e a terceira do Sul, atrás de Curitiba e Porto Alegre. Para alcançar esses mercados promissores, a Sankhya utiliza um modelo de parceria atrativo para os canais, oferecendo um suporte completo e metodologia eficiente que apoia o desenvolvimento de novas unidades. Isso tem se mostrado eficaz na atração de novos parceiros e clientes.
A unidade Sudeste Paulista, da Sankhya, atenderá a toda essa região que possui uma demanda significativa por soluções integradas de gestão empresarial. O objetivo é auxiliar as empresas locais a otimizarem seus processos e melhorarem a tomada de decisão. “A presença da Sankhya na região poderá beneficiar diversos setores da economia local, especialmente o comércio, distribuição e a indústria. A automação de processos e a análise de dados auxiliarão as empresas a responder rapidamente às necessidades dos consumidores”, explica Andrade.
Enquanto a unidade de Itajaí deve, além de impulsionar ainda mais a economia local, gerar novos empregos diretos e indiretos. “Acreditamos que os negócios locais, especialmente os que estão em fase de crescimento, precisam implementar sistemas mais robustos, flexíveis e personalizados de gestão para centralizar e otimizar processos, facilitando sua escalabilidade”, afirma José Junior, gestor da unidade de Itajaí.
O setor de ERP no Brasil tem mostrado um crescimento sólido nos últimos anos. De acordo com um estudo da Grand View Research, o mercado global de ERP está projetado para crescer a uma taxa composta anual de 8,5% de 2021 a 2028. Esse crescimento é impulsionado pela necessidade crescente de eficiência operacional e pela digitalização dos processos empresariais. O cenário econômico brasileiro também mostra sinais de recuperação, com projeções de crescimento do PIB em 2,1% para 2024, segundo o Banco Central do Brasil. Regiões como o Vale do Itajaí e o interior de São Paulo, conhecidas por sua forte atividade industrial e comercial, estão particularmente bem posicionadas para se beneficiar desse crescimento econômico.
A Sankhya continua a se destacar como uma escolha estratégica para empresas que buscam soluções robustas de gestão empresarial. Com um histórico comprovado de sucesso e uma abordagem centrada no cliente, a empresa está preparada para apoiar o crescimento e a eficiência operacional de empresas em todo o Brasil.
Em 2020, a Sankhya recebeu um investimento significativo de R$ 425 milhões do GIC. No ano seguinte, a empresa deu um passo importante em sua trajetória de crescimento ao adquirir sua primeira empresa, a Neppo. Desde então, a Sankhya vem acelerando seu processo de expansão através da abertura de novas unidades e investimentos em inovação e inteligência. No ano passado, a Sankhya alcançou um crescimento de 30% em seu faturamento e adquiriu duas novas empresas, fortalecendo ainda mais seu ecossistema. Em 2024, a empresa expandiu ainda mais seu ecossistema com a chegada das empresas ASIS, Espresso e Vixting.
Matéria publicada em Gazeta da Semana