Já se foi o tempo em que o diferencial de uma empresa era simplesmente seu preço. A “estandardização” dos serviços prestados e o maior nível de exigência do cliente fazem com que a linha divisória entre o sucesso e a estagnação empresarial se torne cada vez mais tênue.
A Sankhya preparou este conteúdo para apresentar cinco passos que podem tornar a sua empresa competitiva no mercado.
Mas antes disso, o que é competitividade?
Competitividade é a qualidade de uma empresa competitiva, que é toda instituição que seja capaz de concluir com mais êxito a missão a que se propõe a cumprir do que outras organizações.
Deste modo, é a competitividade garante que a instituição se destaque em relação as suas concorrentes. Pensando nisso, confira agora nossos cinco passos para tornar sua empresa competitiva.
Foco no relacionamento com o cliente
Um cliente satisfeito traz consigo um potencial de divulgar uma empresa competitiva de forma orgânica, e ainda com um relato de autoridade, deste modo, ele tem uma altíssima capacidade de prospectar novos consumidores.
Por outro lado, um cliente descontente é o pior dos inimigos com o objetivo de tornar sua empresa competitiva. O relato de clientes detratores pode minar todo o planejamento de longo prazo de um negócio.
Para vencer esse desafio, é necessário conhecer profundamente qual é o seu público-alvo, o que ele deseja e quais as suas expectativas em relação aos serviços que você presta.
Essa “consciência empresarial” pode ser alcançada através de algumas ações. A realização de pesquisas ajuda a entender melhor como é o mercado em que sua empresa atua e como você pode se posicionar nele de forma eficaz e proporcionando competitividade.
A mineração de dados através de trabalhos em Big Data também é valiosa, pois ajuda a definir o planejamento estratégico de sua organização e a melhoria dos serviços prestados.
Outra ferramenta muito importante atualmente são os canais de relacionamento com o cliente (redes sociais, blogs, chats, etc). É através deles que sua clientela proporcionará feedbacks e apontará possíveis pontos de falha no negócio.
É essencial conduzir um trabalho próximo ao seu público-alvo nessas plataformas, desenvolvendo promoções ou programas de fidelidade que tragam a empresa para mais perto de seu target e garanta a sua competitividade.
Adoção de sistemas de gestão empresarial
Um sistema de gestão empresarial (ERP) é essencial para que uma organização consiga interligar seus processos de trabalho com eficiência, evitando ruídos de comunicação interna, retrabalhos e aumento de custos desnecessários e se torne uma empresa competitiva.
A evolução gerencial chega ao seu ápice com as ferramentas eletrônicas de gestão corporativa, que unificam os dados do setor financeiro, com os relatórios de conversões do setor de vendas, além das planilhas da área de marketing, entre outros.
É evidente que toda essa sinergia operacional impacta positivamente na qualidade do seu negócio, já que fluxo de informações mais ágeis significa atendimento mais rápido e preciso aos clientes!
Uso de Business Intelligence (BI)
Se o ERP unifica os dados, o Business Intelligence (BI) se encarrega de transformá-los em informações relevantes, permitindo que a organização tenha indicativos mais claros das perspectivas para o futuro.
Isso faz com que a empresa possa se antecipar às tendências, além de ter em mãos variáveis exclusivas para o desenvolvimento ou melhoria dos serviços existentes.
O BI é uma ferramenta complementar ao ERP e que serve de base para a melhoria do relacionamento com os clientes de uma empresa competitiva.
De posse de um bom sistema de BI, um corretor de seguros, por exemplo, pode ter acesso ao aumento nas taxas de sinistralidade, por região ou por tipo de veículo, um subsídio poderoso para tomada de decisões.
Ajuda de uma consultoria especializada
Uma consultoria especializada pode enxergar gaps de eficiência em seu negócio que talvez você, imerso em metas, desafios e compromisso com resultados, não esteja conseguindo visualizar.
Os custos com uma assessoria de negócios costumam ter ótimo ROI, que se justificam por haver uma redução de gastos operacionais, aumento na produtividade e, por consequência, no faturamento global da companhia.
Inovação sempre
A capacidade de se reinventar diante das transformações sociais e tecnológicas constantes é o grande segredo de uma empresa competitiva. Por isso, é fundamental ampliar seu portfólio de serviços oferecidos e adaptá-lo às peculiaridades do seu perfil de cliente.
Também é importante buscar parcerias com outras empresas para agregar mais valor ao seu negócio, além de usar ferramentas de TI para tornar seus processos de trabalho mais dinâmicos e econômicos.
A partir da observação e implementação de todos esses aspectos apresentados, certamente seu negócio atingirá o status de uma empresa competitiva.