A digitalização está transformando a operação de empresas e obrigando-as a criar novas maneiras de comercializar produtos. Gestores, diretores comerciais e CEOs de indústrias, importadoras e distribuidores precisam acompanhar essas mudanças para se manterem competitivos. Uma dessas inovações é o dropshipping B2B, que pode ser uma grande vantagem para essas empresas. Neste artigo, vamos explicar o que é dropshipping B2B e como integrá-lo ao ERP, uma ferramenta poderosa que com certeza é a virada de chave que várias empresas precisam.

O que é dropshipping B2B?

Dropshipping B2B é um modelo de negócios onde os produtos são enviados diretamente do fornecedor para o cliente final, sem que o revendedor (que ao longo do artigo também chamaremos de loja intermediadora) precise manter estoque dos produtos. Essa estratégia é ideal para fornecedores de produtos altamente personalizados ou difíceis de transportar e armazenar. Além disso, o dropshipping B2B é uma ótima forma de validar novos produtos e alcançar novos clientes finais, terceirizando o investimento em aquisição.

Existem duas formas de operar o modelo de dropshipping B2B:

Cada cliente é um vendedor na sua loja

O revendedor entra no ecommerce B2B do fornecedor como vendedor, podendo manipular os preços e lançar os pedidos em nome do cliente final. Este modelo é comum para empresas que possuem produtos altamente personalizáveis; assim, o revendedor pode ter apenas alguns produtos de mostruário na loja.

Cada cliente tem sua própria loja

Esta é a principal forma de implementar uma operação de dropshipping B2B na sua empresa. Os clientes gerenciam seus próprios ecommerces, ofertando os produtos do fornecedor. Os pedidos que acontecerem nesses ecommerces devem ser enviados automaticamente ao sistema OMS (Order Management System) do fornecedor.

Plataformas preparadas para dropshipping B2B permitem a criação de vários ecommerces conectados, cada um com uma identidade visual e regras de negócio específicas.

Fluxo do pedido

Quando um pedido é feito, ele pode ser faturado de duas maneiras:

  • Pelo revendedor e pelo fornecedor: Dessa forma, a loja fatura o pedido do cliente, o fornecedor fatura o pedido da loja e o fornecedor emite uma nota de remessa diretamente ao cliente final, o nome disso é triangulação fiscal.
  • Somente pelo fornecedor: O fornecedor fatura o pedido diretamente do cliente e paga uma comissão ou repasse à loja intermediadora.

Essa flexibilidade permite que empresas escolham o modelo que melhor se adapta às suas operações, custos tributários e estratégias de mercado.

Benefícios do dropshipping B2B

Implementar o dropshipping B2B traz diversas vantagens para a cadeia de suprimentos::

  1. Redução de custos operacionais: Sem a necessidade de manter grandes estoques, os revendedores economizam em armazenamento e gestão de inventário, enquanto os fornecedores não produzem produtos desnecessariamente.
  2. Expansão do catálogo de produtos: É possível oferecer uma variedade maior de produtos sem investir em estoque, o que permite testar novos itens sem grandes riscos financeiros.
  3. Flexibilidade tributária: A possibilidade de escolher entre triangulação fiscal ou faturamento direto pelo fornecedor, permitindo otimizar os custos tributários conforme a estratégia da empresa.
  4. Foco no core business: Revendedores podem concentrar seus esforços no marketing e vendas, deixando a logística e gestão de estoque para os fornecedores.
  5. Acesso a novos mercados: Facilita com que fornecedores entrem em novos mercados sem a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura.

Guia de implementação de dropshipping B2B no ERP

O ERP é o coração da gestão de uma empresa, é nele que acontece a comunicação entre o setor comercial, financeiro e produção, os envolvidos numa operação de dropshipping B2B. Portanto segue o guia de como implementar este modelo na sua empresa.

1º passo: Desenhar modelo

O primeiro passo é desenhar como serão os processos dessa nova operação, comece respondendo essas perguntas:

  • Como será o fluxo de pedidos e faturamento? Lembre-se do que falamos anteriormente neste artigo, estude sobre como será a tributação de ICMS e demais impostos em cada um dos modelos.
  • A produção será sob medida? Se sim, a plataforma de dropshipping B2B deve permitir a criação de uma calculadora com variáveis para gerar o preço final na seleção do produto. Além disso, o seu ERP deve possuir uma automação de entrada de pedidos de um tipo específico na sua linha de produção.
  • Os revendedores terão seu próprio ecommerce ou serão vendedores no seu ecommerce B2B?
  • Onde serão feitos e atualizados os cadastros?
  • Quem será responsável por cada etapa do processo e onde ele realizará as suas atividades?

Com essas perguntas respondidas e fluxo desenhado, podemos seguir para a escolha da solução ideal.

2º passo: Escolher plataforma de vendas B2B

A plataforma ideal para a sua operação deve ser flexível e poderosa para suportar suas regras de negócio. O ideal é que essa plataforma de ecommerce B2B também seja um OMS, operacionalizando os canais de field sales, inside sales e demais canais de vendas da sua empresa.

Sua plataforma também deve permitir a criação de multi ecommerces conectados, possibilitando assim a criação das lojas dos revendedores.

Além disso, a solução ideal deve possuir API para se integrar aos demais ecommerces dos seus clientes e ao seu ERP.

A Zydon é uma plataforma SaaS (Software as a Service) otimizada para indústrias, atacados e distribuidoras que possuem Sankhya. A solução possui uma poderosa integração nativa que suporta multi-tabelas de preço, reconhece as suas TOP’s (tipos de operações), importa automaticamente seus parceiros, produtos e demais regras de negócio da sua empresa.

A plataforma de vendas B2B da Zydon é perfeita para empresas que possuem jornadas de compra muito personalizadas e que são rigorosas quanto à qualidade da experiência do cliente final. E o melhor é que você pode testá-la gratuitamente por 15 dias.

3º passo: Configurar ERP

Lembre-se de ajustar as tabelas de preço, condições de pagamento e de entrega no seu ERP. Na configuração de uma operação de vendas de dropshipping B2B a empresa deve possuir uma política de automações a partir de status, comunicando todos os stakeholders, desde o cliente e revendedor até os responsáveis internos pelo faturamento, separação, produção e etc.

4º passo: Integrar ecommerce B2B e ERP

Não existe uma operação de dropshipping B2B sem que a plataforma de vendas B2B esteja integrada ao seu ERP. Teste vários cenários de entrada de pedidos e atualizações de status antes de lançar para produção.

5º passo: Treinamento interno

Seu time de vendas, financeiro e atendimento ao cliente devem entender como funcionará o processo e a sua plataforma de ecommerce B2B. Assim eles conseguirão conduzir os clientes para alcançar o sucesso. Portanto, dê preferência para plataformas de ecommerce B2B que possuem interfaces modernas e otimizadas para a experiência do usuário.

6º passo: Lançamento para revendedores

Aqui está o segredo do sucesso, se os seus revendedores comprarem a ideia, com certeza sua empresa dará um grande salto na frente da concorrência. Portanto, estude estratégias de GTM (go-to-market), prepare materiais, faça treinamentos presenciais e em forma de vídeos.

O dropshipping B2B é uma realidade

Implementar dropshipping B2B pode transformar a operação da sua empresa, tornando-a mais eficiente e competitiva. O processo de elaboração do seu fluxo de pedidos e faturamento, conectado à seleção da plataforma de vendas B2B, são as etapas mais importantes para o sucesso dessa operação. Entretanto, quando bem estruturadas e realizadas, sua empresa estará na frente da concorrência.

Esse texto foi escrito pela Zydon, uma plataforma de ecommerce B2B para criar experiências de compra personalizadas em indústrias, atacados e distribuidores.