A Souza Roxo, empresa de distribuição, transporte e logística, fundada em 1970, baseada no Rio Grande do Sul com atuação em toda a região Sul, São Paulo e sul de Minas, aumentou a produtividade operacional em 30% com o sistema de gestão da Sankhya, fornecedora brasileira de sistemas de gestão (ERP) e pioneira ao lançar o conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). Usuária do ERP da Sankhya há cerca de 10 anos, a empresa eliminou retrabalhos, processos redundantes, e aprimorou as tomadas de decisões com entrega de dados aos gestores em tempo real, inclusive remotamente.
Segundo Emerson Evaldt da Rosa, gerente de TI da Souza Roxo, a implantação do sistema da Sankhya ocorreu porque a companhia precisava de uma solução de gestão que fornecesse informações rápidas e dinâmicas, processos mais ágeis, mais flexibilidade de ajustes, e que acompanhasse a evolução dos negócios.
“Antes da Sankhya, tínhamos um ERP que não era voltado ao nosso segmento, além de usar tecnologias antigas havia muita dificuldade em extrair dados, era demorado. Também precisávamos usar muito o Excel para cruzar dados, além de grande dependência da Fábrica do Software para qualquer alteração na ferramenta, até as mais simples. Havia muito retrabalho, não havia uma boa integração e os dados existiam mais na grande parte das vezes necessitavam de tratamento”, afirma.
Ainda de acordo com ele, após a troca do sistema praticamente todas as áreas da Souza Roxo foram impactadas positivamente. “Os setores mais impactados foram o financeiro e o comercial, onde ganhamos uma grande vantagem nas tomadas de decisão. No financeiro ainda houve um ganho de produtividade, os lançamentos que eram feitos duas, três vezes, passaram a ser feitos apenas uma vez. Outro grande diferencial da Sankhya, foi o nosso contato com a área de Sucesso do Cliente, que além de acompanhar a nossa jornada no dia a dia, está sempre agregando valor, apresentando novidades do sistema e sugerindo mudanças nos processos de acordo com as melhores práticas de mercado, tornando a evolução do meu negócio sempre contínua. A equipe também nos apoia em nossas necessidades, não só relacionadas ao software, quanto na eventual resolução de problemas pontuais”, explica Evaldt.
Durante a pandemia, a empresa não parou. “Como trabalhamos com alimentos, não chegamos a parar de fato, mas adotamos todas as medidas de segurança, como o distanciamento e hábitos como as reuniões remotas. E a Sankhya está ajudando a nos adaptar ao novo normal. Por meio da solução mobile da Sankhya, os nossos supervisores continuaram a ter acesso fácil aos dados e acompanhamento das vendas, o que foi fundamental para a continuidade dos negócios”, aponta o gerente de TI da Souza Roxo.
Após uma década de parceria, Emerson prevê que as duas empresas ainda devem percorrer um longo caminho juntas. “No cenário em que estamos vivendo, com mudanças cada vez mais rápidas, a área comercial mais dinâmica e os clientes mais exigentes, a parceria com a Sankhya é fundamental para nos mantermos competitivos. Acreditamos muito nessa combinação!”, finaliza.
Souza Roxo aumenta produtividade em 30% com sistema de gestão da Sankhya