Por meio do sistema, a empresa aprimorou o uso das informações e obteve redução de custos e otimização das rotinas corporativas, com maior impacto na área de logística
A ORION, distribuidora para materiais de construção e varejista de máquinas e ferramentas, com atuação nos estados do Paraná e Santa Catarina, manteve a rentabilidade dos negócios em plena pandemia, com ajuda do ERP Sankhya, fornecedora de sistemas de gestão e pioneira no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). A companhia, que já era usuária do ERP antes do anúncio de isolamento social feito no início do ano, conseguiu reduzir custos operacionais e otimizar os processos e rotinas corporativas ao aprimorar a coleta e análise de informações dentro de um único sistema.
Segundo Luiz Alberto de Oliveira Dias, consultor de TI da ORION, os resultados obtidos são consequência da unificação das informações das operações da empresa, que atua com Distribuição e Varejo. “Antes da Sankhya, tínhamos um ERP para cada operação, e com isso não tínhamos dados importantes do negócio de maneira unificada e centralizada, o que atrapalhava muito a nossa gestão”, afirma.
Conforme relata o consultor, o uso do sistema da Sankhya permitiu à ORION reduzir os custos operacionais e otimizar os processos e rotinas do negócio, a fim de manter a rentabilidade em plena recessão econômica, gerada pela pandemia do coronavírus. “O sistema ajudou na automatização e otimização de processos e rotinas, na criação de ações de redução de custos, no acompanhamento das informações de forma online e comportando a nossa operação sem interrupções significativas”, completa.
Entre as áreas da empresa mais impactadas pelo ERP da Sankhya, Luiz Alberto aponta a logística. “Após adotar o sistema da Sankhya, pudemos colocar em prática o WMS (Warehouse Management System), e eliminar o trabalho manual de separação de pedidos, que eram feitos no papel. Com o WMS, utilizamos coletores para realizar as atividades, sendo quase todas gerenciadas sistemicamente e conseguimos saber a produtividade de cada colaborador na logística. Com o ganho no controle, reduzimos os erros e pudemos aumentar a operação sem comprometer o gerenciamento das pessoas e dos processos. Os gestores da área têm muito mais informações para ajudar no dia a dia e segurança nas tomadas de decisão”, diz.
Ainda de acordo com ele, foi só depois de uma longa pesquisa e visita a clientes de alguns ERPs, que a ORION encontrou o que precisa no sistema da Sankhya: uma ferramenta que atendesse as operações sem precisar de integrações; com tecnologia de ponta; e que ajudasse a melhorar os processos com boas práticas de mercado. “A Sankhya se mostrou a melhor opção, devido a vários aspectos. Os clientes com os quais falamos estavam satisfeitos com a solução, os próprios colaboradores da Sankhya estavam felizes, e além disso, a tecnologia do ERP atendia a todas as nossas demandas, inclusive aquelas previstas para o futuro”, explica Dias.
Na adequação ao ‘novo normal’, o consultor alega que, mesmo com o cenário de crise, as vendas aumentaram. “O nosso desafio atual é atender todas as demandas da nossa operação, sem afetar os nossos clientes e manter nossos colaboradores seguros. Para isso, seguimos as boas práticas informadas pelas autoridades e contamos com uma equipe muito comprometida. Estamos também investindo no e-Commerce e analisando tecnologias que facilitem o trabalho em Home Office para algumas áreas da empresa em caso de necessidades futuras. E o ERP é uma parte muito importante para conseguirmos atingir os nossos objetivos. Temos convicção que a parceria com a Sankhya facilitará a nossa jornada rumo ao futuro dos negócios”, finaliza.
Sobre a Sankhya – Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 38 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 1400 funcionários e 12 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.
ORION mantém rentabilidade dos negócios durante pandemia com ajuda do ERP Sankhya