Sankhya amplia número de mulheres em cargos de liderança – Sankhya Gestão de Negócios

16/janeiro | 2023

Meta da empresa é que as mulheres ocupem 50% desses cargos na companhia até 2025

Segundo dados recentes do Fórum Econômico Mundial de 2022, ainda serão precisos dois séculos para haver igualdade de gênero no mercado de trabalho. O estudo aponta que no Brasil, apenas 8,6% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, enquanto no resto do mundo esse índice é de 16,9%. Para contribuir com a mudança deste cenário, a Sankhya desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), tem apostado em várias iniciativas e, neste ano, ampliou de 37% para 42% o número de mulheres em cargos de liderança. A expectativa é chegar em 50% até 2025.

De acordo com a terceira edição da pesquisa “Os principais desafios de mulheres em tech”, conduzida pela consultoria Yoctoo, a inserção e a valorização feminina no mercado de tecnologia são um desafio constante. Os dados mostram que 78% do público feminino que atuam no setor de TI já sofreram preconceito e cerca de 22% afirmam que seu gênero aumenta a dificuldade nos processos seletivos. Uma vez contratadas, 61% disseram ter que provar suas habilidades técnicas o tempo todo e 46% afirmam que o maior desafio é serem respeitadas por líderes, pares ou subordinados do sexo masculino

“Todos esses números deixam claro a disparidade que existe em todos os setores e em especial no de TI, que é tradicionalmente composto em sua maioria por homens”, afirma Mariá Menezes, Diretora de Cultura e Pessoas da Sankhya. Ela conta que em 2022, a empresa desenvolveu várias ações para ampliar a presença feminina em cargos de líderes, entre elas um calendário afirmativo com encontros mais intimistas e fortalecedores, a criação de um guia de linguagem inclusiva, a obrigatoriedade de mulheres como candidatas finalistas em processos de seleção, o She Rocks, um projeto que incentiva mulheres mentorarem umas às outras. Além disso, houve iniciativas para fortalecer a presença da figura feminina nos materiais institucionais e em eventos.

Mariá acredita que a equidade de gênero é um assunto importante para ser tratado dentro das organizações, considerando o gap histórico existente no mercado de trabalho em relação às mulheres e o quanto a diversidade potencializa os resultados do negócio. A executiva defende que as empresas devem assumir mais responsabilidades nessa causa, já que muitas organizações desistem de colocar mulheres em cargos de liderança com a justificativa de não encontrarem a profissional que preencha todos os requisitos para vaga, mas não direcionam esforços para alterar essa realidade. “É papel da empresa construir iniciativas que promovam maior capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres, como recrutamento direcionado, programas de formação e a criação de um ambiente mais seguro que realmente ampare essas profissionais”.

Segundo a executiva, a diversidade faz com que a organização amplie mais as perspectivas, consiga agregar mais valor aos produtos e divergir em mais ideias e conceitos para chegar em resultados mais potentes, gerando mais valor, inclusive, nos serviços e no impacto aos clientes, visto que quem consome os produtos são públicos diversos. “Além disso, conseguimos também gerar um impacto social por meio de programas afirmativos, como por exemplo o programa de estágio para mulheres, o Geração 23”, que permite e incentiva a inserção de mulheres na tecnologia”, explica Mariá.

Apesar do compromisso firmado ter estabelecido 2025 como alvo, a Diretora da Sankhya acredita que atingirá os 50% estabelecidos até antes desse prazo. “Tudo que temos colocado em prática têm surtido resultados muito positivos e acredito que nos levará a conquistar nosso objetivo de ampliar ainda mais a presença feminina nas posições de liderança aqui na empresa”, finaliza.

Sobre a Sankhya – Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 52 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 2000 funcionários e 20 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.