O tema parece estar esgotado e a desculpa de sempre é que os consumidores são volúveis, mudando de opinião sobre marcas o tempo todo. No entanto, é possível sim conquistar a fidelização de clientes.

Obviamente, não existe fórmula mágica que faça isso acontecer da noite para o dia. A retenção de clientes no varejo é um trabalho constante, construído ao longo do tempo e com as melhores práticas do mercado. O que aprendemos com nossa experiência, você confere neste post.

Foque na experiência

Faz algum tempo que o marketing mudou da velha tática de empurrar produtos para a tática de atrair o interesse dos consumidores. Isso aconteceu porque o mercado já está bastante saturado de produtos semelhantes. O que não se encontra em uma esquina, se encontra na outra.

Nesse contexto, a atenção do consumidor se voltou para algo que é único: a experiência de compra. A soma de percepções e interações com a sua marca é mais significativa do que a transação comercial realizada na venda.

Então, a dica é promover uma experiência de compra personalizada, exclusiva para cada cliente. Se ela for positiva e superar as expectativas iniciais, você está a meio caminho da fidelização de clientes.

Um exemplo prático? Uma loja de perfumes pode utilizar o marketing sensorial para criar promoções do tipo “acerte a fragrância e leve um produto exclusivo”. Uma loja de eletrodomésticos pode investir em marketing de relacionamento para manter os clientes próximos, realizando eventos de lançamento.

Invista na eficiência

O diferencial da sua loja está nos vendedores, mas quando o cliente chega para concluir a compra, leva horas esperando no crediário, toma dez cafezinhos até que a nota fiscal seja emitida e ainda é obrigado a esperar mais uma semana para receber o produto em casa? Tome cuidado, você pode estar perdendo clientes.

eficiência operacional também reflete na satisfação do consumidor com o atendimento. Seu time de vendas pode dar um show na linha de frente, mas se o back office está com problemas, vai tudo por água abaixo.

O que fazer? Invista em sistemas de gestão inteligentes, voltados para o seu segmento de mercado e que automatizem sua operação. Enquanto o vendedor está fechando o negócio, todas as atividades decorrentes devem ser disparadas imediatamente para que o consumidor se sinta bem atendido.

Construa programas de fidelização de clientes

É só você dar uma olhada no mercado para perceber como os programas de pontos fazem sucesso entre os consumidores. Trocar a fidelidade por vantagens é um bom negócio para todos, inclusive para empresas do varejo.

Cada 1 real em compras pode se transformar em 1 ponto; um ticket médio de 200 reais por mês pode colocar o consumidor no sorteio de uma viagem; uma compra superior a 1000 reais pode dar direito a um cupom de desconto para a próxima compra ou ainda a um brinde exclusivo da sua loja.

Opções não faltam para você garantir a fidelização de clientes. Deixe de lado as desculpas, coloque a criatividade para funcionar e não esqueça de compartilhar este post.

 

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