E qual é o impacto que essa tecnologia pode trazer ao mercado de ERP? Posso dizer que não é só no mercado de ERP, mas, em geral, o que se fala é que o ChatGPT pode vir a substituir o serviço de atendimento ao cliente, funcionando assim: quando o cliente entra em contato com o serviço e faz uma pergunta, quem responde e dá a solução para a demanda é o ChatGPT.
Essa é a característica mais óbvia da tecnologia, em um primeiro momento, e serve muito para as empresas de ERP.
Mas e o usuário de ERP, que utiliza o sistema no seu dia a dia, como vai inserir o ChatGPT na sua rotina? Para responder a esse questionamento, eu conversei com muitas pessoas a respeito dessa nova era tecnológica e trago a seguir as minhas observações.
A revolução do ChatGPT no ERP
Durante as minhas conversas, com outros profissionais, o que eu ouvi sobre a revolução que o ChatGPT ou a tecnologia do ChatGPT pode vir a causar é que a tendência é que esse chatbot seja uma nova forma de se relacionar com o ERP.
Hoje em dia, quando é necessário fazer uma análise gerencial, por exemplo, você precisa de um dashboard e ele deve ter sido pré-criado por um analista de BI ou por um cientista de dados.
O ChatGPT, nesse sentido, pode ser uma oportunidade de você perguntar para o seu ERP qual é o produto que gera maior lucratividade e, em vez de ser necessário consultar um relatório ou um dashboard, a ferramenta vai te responder com precisão.
Já existem sistemas de ERP que têm essa tecnologia, que permite fazer uma pergunta para o aplicativo e uma assistente virtual responder com base nos dados do sistema.
Um exemplo é o ERP Sankhya, com a integração do “Gerente on-line” com o ChatGPT, que apoiará os gestores na interpretação dos principais indicadores de performance do negócio, e que já está em fase de testes com alguns clientes.
Porém, a revolução que o ChatGPT pode trazer é uma interação entre a sua base de dados privada, que se encontra no seu ERP, com bases de dados públicas, que estão disponíveis na internet. Já imaginou?
Comparando análises de mercado entre empresas
Um exemplo são as bases de dados que dizem respeito às juntas comerciais e à abertura de novos negócios, e até outras bases privadas, que podem vir a oferecer um serviço de informação como, por exemplo, bases de dados de análises de crédito, de pesquisas, de mercado e de tributos pagos.
Pode ser que, no futuro, você faça a seguinte pergunta para o seu ERP, usando a tecnologia do ChatGPT:
Considerando as empresas que estão crescendo no mercado com a minha base de dados de vendas, faça um gráfico comparando o crescimento dos meus clientes no mercado com as vendas que nós estamos fazendo para eles, para encontrarmos algum gap.
Às vezes, um cliente está crescendo muito, mas você está vendendo menos para ele ou as vendas são as mesmas de sempre. Isso significa que outra empresa está ocupando esse espaço que o cliente tem ocupado, vendendo mais para ele. E você poderá descobrir isso com essa tecnologia.
Você também pode fazer o seguinte questionamento:
Pegue todos os clientes alvo de um mercado X e me diga para quais eu não tenho vendido.
Essa seria outra possibilidade para ter informações de mercado e otimizar a tomada de decisões na sua empresa.
Monetizando o ChatGPT
Esse tipo de interação entre a sua base de dados privada e as bases de dados públicas e privadas, que estão fora do seu âmbito de conhecimento, provavelmente será uma das formas de monetização da tecnologia do ChatGPT.
O seu cientista de dados e o seu analista de BI, por exemplo, deixam de fazer o dashboard propriamente dito e passam a cuidar da integração da tecnologia do ChatGPT com o seu ERP e os demais dados. Então, você pagará por esse serviço, que poderá te dar um ótimo retorno em conhecimento do seu negócio e em perspectiva de novas oportunidades.
Desafios na integração entre banco de dados e ChatGPT
Todas essas inovações podem representar um desafio grande para ERPs que têm estrutura antiga, baseada em técnicas de bancos de dados dos anos 1980.
Existem ERPs no mercado, inclusive grandes e que se posicionam como líderes de diversos segmentos, que contam com uma estrutura de banco de dados tão atrasada que, para avaliar o fluxo de caixa, a empresa precisa esperar até 40 minutos pelo relatório.
Em outras situações, a empresa não consegue emitir determinados relatórios enquanto alguma função está em andamento, porque o banco de dados fica lento e não suporta. Com a chegada do ChatGPT, será preciso rever tudo isso.
Imagine fazer a seguinte pergunta para o chatbot:
Faça um cronograma físico financeiro da minha operação no projeto X, comparando com o que o cliente tem de oportunidades de negócio.
Se o seu ERP demora para te dar a resposta, ele não tem utilidade para você nessa situação. O ChatGPT vai pegar os dados públicos ou dados privados externos, deixar tudo pronto e ficar esperando a resposta do seu ERP.
Ou seja, o ChatGPT será um desafio grande para os ERPs que ainda estão presos a certas tecnologias do passado, mas os sistemas modernos, baseados em processos e que já possuem o BI embutido, certamente vão conseguir aproveitar muito essas novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado de ERP.
Aproveite para assistir ao vídeo em que falo sobre o assunto.
Você tem alguma ideia sobre o que o ChatGPT pode vir a causar no seu negócio e no seu dia a dia com o ERP? Inscreva-se no canal do Mestre do ERP para acompanhar mais conteúdos como esse e compartilhe sua experiência nos comentários.