Independentemente da área de atuação ou do porte da empresa, bem como da vontade ou mesmo do esforço de seus colaboradores, vender produtos ou serviços sempre é um processo bastante complexo. É preciso encontrar as oportunidades certas de vendas, fazer a oferta no momento mais oportuno e oferecer uma proposta de valor que corresponda às expectativas do cliente. E sabia que tudo isso pode se tornar ainda mais difícil quando não há uma gestão adequada para apoiar cada um desses processos? Aí é que entra uma boa gestão comercial! Quer entender por que ela é indispensável para seu negócio? Então basta continuar lendo nosso post!
O que afinal é a gestão comercial?
Basicamente, essa gestão engloba todas as atividades que manejam, utilizam e alocam corretamente os recursos envolvidos na atividade comercial de uma empresa. Vale destacar que tais atividades incluem desde questões voltadas à preparação interna para as vendas até questões relacionadas diretamente com o cliente, como o atendimento e a postura dos vendedores. Além disso, também envolve o acompanhamento e a respectiva análise de indicadores de desempenho da equipe. Por meio desses resultados, a gestão pode tomar decisões assertivas a fim de melhorar o desempenho comercial geral do negócio.
Por que é importante investir recursos nessa gestão?
A gestão comercial é absolutamente indispensável para qualquer negócio por permitir que a empresa venda mais e, principalmente, melhor. Isso acontece porque, por meio de uma gestão adequada, os vendedores se tornam mais preparados para abordar os clientes, bem como possuem mais recursos para atingir seus objetivos. Sem contar que assim a empresa consegue se preparar adequadamente para atender às demandas dos clientes. É também graças a essa gestão que a área comercial do negócio pode conseguir resultados cada vez melhores mediante uma otimização contínua, sempre baseada em resultados. Sem tudo isso, portanto, o processo de vendas se torna desgovernado e pouco escalável.
Como otimizar a gestão comercial?
E por falarmos em otimização, já podemos adiantar que a melhoria da gestão comercial pode ser traduzida em aumento de vendas, melhora da satisfação do cliente e construção de uma base mais sólida de consumidores para o negócio. Mas para que tudo isso seja possível, entram em prática questões como:
Planejamento de vendas
O planejamento de vendas é responsável por criar uma estratégia altamente relevante para seu time ser capaz de vender mais e melhor. Para tanto, estabeleça técnicas de venda adequadas, crie roteiros que favoreçam a conversão e aproveite para definir metas para que os colaboradores se guiem corretamente.
Capacitação de vendedores
Já que os vendedores são peças fundamentais no quebra-cabeça das vendas, é indispensável não só contratar bons profissionais como, mais do que isso, treiná-los adequadamente. A lógica é simples: quanto mais capacitados eles forem, melhores serão os resultados de venda como um todo.
Controle de processos
A abordagem ao cliente é a etapa final de um sistema com muitas ramificações internas. Cuidar doestoque, garantir que a equipe de vendas tenha os recursos necessários e fazer análises de resultados são apenas alguns dos processos internos necessários à gestão comercial. Por isso, é imprescindível garantir que todos esses elos estejam devidamente definidos, alinhados e sob controle, para que possam oferecer resultados cada vez melhores.
Conhecimento dos clientes
De certo modo, a gestão comercial é feita para colocar o cliente em foco. Portanto, para que seja eficiente, é importante a empresa conheça bem seu público. O segredo está em buscar informações, fazer pesquisas e coletar opiniões de quem compra de você para que consiga traçar um perfil adequado de consumo. De posse disso, fica bem mais fácil tomar quaisquer decisões, formando uma gestão comercial de qualidade.
Por ser a grande responsável pelas vendas e os consequentes recursos gerados para a empresa, a gestão comercial é absolutamente indispensável para qualquer negócio. Assim, não apenas é importante destinar recursos para essa gestão como é imprescindível otimizá-la em busca de um maior (e melhor) número de vendas.
E depois de ter aprendido ao menos um pouco sobre a questão comercial, que tal ter acesso a mais conhecimentos relevantes para seu negócio? Para isso, basta curtir nossa página no Facebook ou nos seguir no Twitter para não perder nenhuma atualização!