-
Central de vendas
0800 940 0750
Menu
E que venham os próximos dez anos
“As pessoas esperam que as empresas tenham capacidade de empreender, inovar e transformara vida delas para melhor. Querem organizações comprometidas com o ambiente e a comunidade. Qualquer escorregão pode colocar tudo a perder.”
Camila Achutti
De acordo com os valores da agilidade, existe um ciclo que envolve Construir – Medir – Aprender. E isso se aplica aos próprios métodos ágeis, em constante aprimoramento. Destacamos algumas tendências:
Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOS)
Formadas por profissionais contratados e coordenados por protocolos de computador, para funcionar de maneira autônoma. É uma organização de pessoas, processos e recursos, voltados para um objetivo comum. O conceito é tão disruptivo que é difícil até de explicar, mas pegamos emprestado um modelo usado no portal Seu Dinheiro:
Organização
Conjunto de pessoas que forma uma empresa ou entidade destinada a realizar uma tarefa;
Autônoma
Não necessitam de uma interação humana para acontecer. No caso das DAOs, elas são comandadas pelos contratos inteligentes;
Descentralizada
Não existe uma “diretoria”, “conselho” ou “presidente” para mandar nessa empresa; todos os participantes da rede podem fazer valer sua vontade.
Diversidade
Cada vez mais, as empresas buscam profissionais de faixa etária, gênero, raça, formação, idade e background variados, para que as soluções sejam também inovadoras. O objetivo principal é a geração de ideias originais, em uma cultura que valoriza a inteligência coletiva, a combinação de pontos de vista divergentes para se encontrar uma solução unificada. Nesse sentido, as áreas de Recursos Humanos têm um papel fundamental, de repensar perfis, entender as transformações culturais e mudar a maneira como tradicionalmente se fazem processos seletivos. É o cenário onde se fortalecem iniciativas de políticas afirmativas, como programas de vagas exclusivas para pessoas negras, mulheres, pessoas trans e pessoas com deficiência. Aliás, basta dar uma olhada no Linkedin para ver que uma boa parte das vagas, nos dias de hoje, adota a terminologia “pessoa”.
Na Sankhya, até 2025, metade das lideranças serão mulheres e a empresa acaba de abrir um programa de estágio exclusivo para elas. As políticas afirmativas deixaram de ser vistas como um favor e passam a gerar cada vez mais valor para as organizações.
Agilidade cabe em (quase) qualquer negócio
Para dar os primeiros passos