-
Central de vendas
0800 940 0750
Menu
Tudo muda o tempo todo
“Ter o controle absoluto de tudo não faz mais sentido. Responsabilidade é a palavra-chave em métodos ágeis.”
Camila Achutti
Enquanto as startups e empresas de tecnologia já nasceram com mindset ágil, nas empresas tradicionais aconteceu um processo um pouco mais lento, que transformou a maneira como se gerenciavam os negócios. Os principais impactos:
Planejamento
No modelo ágil, é importante planejar, mas é fundamental executar, observar se a solução resolve o problema, avaliar e ajustar a rota. Tudo isso rapidamente. O planejamento estratégico, que antes era avaliado semestral ou anualmente, passou a ser feito em ciclos menores. A existência de um plano de longo prazo deixou de ser a garantia de que algo iria acontecer exatamente como foi pensado. O bom planejamento é aquele que é executado e se transforma em produto, processo, inovação, atendendo à necessidade do cliente. E que vai mudar.
Menos hierarquia, mais responsabilidade
Outra mudança importante diz respeito às pessoas, que passaram a ser ainda mais valorizadas nas metodologias ágeis. A hierarquia não tem tanta importância como nos modelos tradicionais de administração. Ganha maior valor a responsabilidade que cada profissional assume para que o time conclua suas entregas. Um squad, nome usado para denominar as equipes multifuncionais formadas para o cumprimento de determinados desafios, envolve pessoas de perfis variados, cargos diferentes, áreas diferentes. O squad é situacional, a liderança é assumida pela pessoa que tem a qualificação necessária, não pela que tem um determinado cargo. Terminado o projeto, a equipe pode ser reorganizada para o próximo desafio.
Sem departamentos funcionais
Dificilmente veremos em uma organização um departamento de agilidade ou um gestor de agilidade. Em algumas empresas, existem comitês de transformação, que permeiam várias áreas e conduzem o processo cultural. Embora no Manual de Agilidade não existam cargos e funções específicos, o mercado acabou definindo algumas nomenclaturas, para deixar mais claras as intenções de uma vaga em um processo seletivo, por exemplo. Algumas delas:
Sem departamentos funcionais
Desenha um produto baseado em demandas reais do mercado, desenvolve e acompanha o projeto;
Scrum Master
Garante a execução e o desenvolvimento da equipe, remove obstáculo para atingir objetivos;
Tech Lead
Garante a qualidade para que o produto seja entregue.
Consolidação dos frameworks
Agilidade cabe em (quase) qualquer negócio