-
Central de vendas
0800 940 0750
Menu
Consolidação dos frameworks
“Hoje a galera já sacou que tem que ser mindset ágil, não preciso respeitar todos os protocolos de um framework, mas eu preciso respeitar os quatro valores do manifesto.”
Camila Achutti
Nos estágios iniciais das metodologias ágeis, seguir as boas práticas significava obedecer à risca aos protocolos e regras de cada framework. Scrum, XP e Lean / Kanban são exemplos que se consolidaram:
Scrum
Estrutura o trabalho em etapas (sprints) e as equipes em squads. Foi uma nova forma de organizar os elementos clássicos da produção: pessoas, processos e sistemas, de forma a permitir tentativas e erros rápidos, a baixo custo. As responsabilidades são claras e o time trabalha coeso para entregas contínuas. Seu grande mérito foi se adequar ao idioma das empresas, com uma linguagem comercial e voltada para resultados. Popularizou-se a partir da publicação do livro “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro na Metade do Tempo”, de Jeff Sutherland.
XP (Extreme Programming)
É um conceito anterior ao Manifesto Ágil, que vinha amadurecendo em áreas de tecnologia. Kent Beck, um dos seus precursores na década de 1990, é um dos que assina o manifesto. Valoriza a existência de protocolos e regras, de rigor técnico, mas reforça a importância de se alterar a cultura da organização, porque todas as mudanças só são possíveis se começarem pelo ser humano. Seu principal objetivo é permitir que equipes pequenas e médias produzam software de alta qualidade e se adaptem aos requisitos em evolução e mudança.
Lean / Kanban
Seu foco está na melhoria incremental de soluções já desenvolvidas que se combinam aos demais frameworks em busca da perfeição técnica e atendimento às demandas do cliente.
Esses três foram combinados de diferentes maneiras e deram origem a inúmeros modelos comerciais, que as empresas adequam ao seu contexto (voltados para vendas, educação, recursos humanos, entre outros). E tem coisa nova sendo estudada e proposta todos os dias. Mas todos se inspiram nesses três. Hoje as empresas entenderam que não é necessário seguir todos os protocolos e regras, mas aderir àqueles que entregam valor para o cliente.
Entre a rampa da iluminação
e a produtividade
Tudo muda o tempo todo