-
Central de vendas
0800 940 0750
Menu
No início, era o Manifesto
Para começo de conversa, que tal uma breve retrospectiva? Para isso, indicamos que você dê uma olhada em um e-book anterior sobre o tema, que você pode consultar aqui.
Metodologias ágeis são formas de trabalhar baseadas na adoção de diferentes práticas que visam tornar os processos mais aderentes à realidade, sem desperdícios. Por consequência, eles quase sempre ficam mais simples, rápidos, eficazes e de menor custo. Os desafios de negócios são colocados para equipes multidisciplinares que assumem conjuntamente a responsabilidade pelas entregas. Isso tudo acontece dentro de ciclos específicos, sempre respeitando a sequência Construir – Medir – Aprender. Para isso, utilizam-se diferentes frameworks, que são formas de organizar o trabalho (Scrum, XP, Lean, Kanban, entre outros).
De acordo com os valores propostos no Manifesto Ágil, o desafio das organizações é desenvolver soluções simples para problemas complexos, de forma rápida e colaborativa. Soluções das quais as pessoas precisam e pelas quais estão dispostas a pagar. Isso passa pela criação de um novo produto, pela melhoria de processos e pode chegar a um grande movimento disruptivo, como a criação de um negócio até então inexistente.
Mas afinal, o que diz o Manifesto Ágil?
É um texto simples, divulgado pela primeira vez em 2001, pela Agile Alliance, formada por um grupo de empreendedores, engenheiros de software e gestores de empresas de tecnologia. Eram profissionais experientes, pesquisadores, cientistas e inconformados com a maneira como os softwares eram desenvolvidos. Desse inconformismo nasceu o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, que rapidamente se disseminou entre programadores e desenvolvedores. Ele diz:
“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:
• Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
• Software em funcionamento mais que documentação abrangente
• Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
• Responder a mudanças mais que seguir um plano
Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”
A agilidade define que tudo começa e termina com o atendimento à necessidade do cliente, passando por etapas de colaboração, cocriação, trabalho individual, aprendizado contínuo, ousadia e tomada de decisão. E para que as metodologias encontrem terreno fértil, é fundamental que se desenvolvam tendo como pano de fundo uma mentalidade inovadora.
Introdução
Entre a rampa da iluminação e a produtividade