De que forma é possível obter otimização de vendas com ERP? A ideia de que uma boa gestão é primordial para o sucesso das vendas já é consenso há algum tempo. A questão é como realizar essa boa gestão e é nesse ponto em que os empresários encontram dificuldade.
Dessa necessidade de manter os negócios bem organizados, com tudo funcionando de maneira correta e organizada, surgiu o conceito de ERP – Enterprise Resource Planning.
Essa solução tecnológica não é novidade no mercado e você provavelmente já tem um na sua empresa, mas que talvez não esteja entregando tudo o que você espera. Mas, sim, um sistema ERP pode ser muito útil para otimizar as suas vendas.
Por meio da boa gestão e da tecnologia, você certamente terá uma boa surpresa com relação aos números do seu negócio. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para ficar por dentro de como isso funciona.
Como um ERP influencia nos resultados das vendas?
Para começar, vamos falar sobre quais são as vantagens que um bom ERP oferece para a empresa no sentido de otimização de vendas:
Organização
O primeiro ponto de conexão entre um sistema ERP e o setor de vendas é a organização. Toda empresa tem procedimentos necessários ao seu funcionamento. Tudo que entra e sai precisa ser registrado: cada alteração no estoque, nas finanças, no marketing. Enfim, muito tempo é gasto na parte organizacional e isso acaba refletindo na eficiência do setor de vendas.
O ERP vem para acertar em cheio no meio dessa questão. Como ferramenta de gestão, ele permite que todos os processos internos sejam realizados com muito mais dinamicidade e agilidade por cada setor.
Todas as informações fluem ao longo do sistema e da empresa, automatizando os processos. O resultado é uma equipe de profissionais mais organizada e livre para poder investir nas campanhas de vendas.
Informações sólidas para a equipe de vendas
Um dos problemas mais recorrentes em equipes de vendas é o desnível de informações. O que isso quer dizer? Que os vendedores não dispõem das mesmas informações uns em relação aos outros, seja em quantidade ou em qualidade. E é claro que é impossível conseguir vender algo que você não conhece.
Como consequência da organização, o ERP armazena informações confiáveis que são atualizadas em tempo real. Ou seja, qualquer alteração estará disponível assim que for informada pelo setor responsável. O vendedor não trabalhará nunca no escuro, porque o software trará dados confiáveis sobre o que ele precisa. De maneira homogênea, todos terão a mesma informação disponível, conseguindo se organizar e trabalhar melhor.
Tempo de resposta imediato
Ter o ERP por si só não é uma solução. É preciso ouvir a necessidade dos profissionais, dos clientes e da empresa. Além disso, é importante que todos estejam aptos a operar a ferramenta de maneira correta. Quando isso é feito, a consequência é a integração total dos processos da empresa.
Dessa forma, qualquer alteração poderá ter uma reação do gestor em um tempo muito mais curto, porque ela não passará despercebida pelo ERP. Um problema que venha a surgir será solucionado muito mais rápido pelos responsáveis.
Da mesma maneira acontece com a tomada de decisão em determinados momentos que necessitam de muita informação e muito conhecimento sobre o assunto, já que não será mais preciso passar dias colhendo dados a fim de chegar a alguma conclusão. Eles já estarão lá, a seu dispor.
Oportunidades de cross selling e up selling
Outra grande vantagem da otimização de vendas com ERP é a ampliação de oportunidades, como o cross selling e o up selling.
Na estratégia de cross selling, o ERP ajuda a empresa a sugerir outros produtos e serviços que sejam complementares para o cliente de acordo com aquilo que ele já selecionou para a compra.
Por exemplo, se a sua empresa é uma papelaria, o ERP pode te ajudar a identificar se a compra do cliente se trata de “volta às aulas” e sugerir todos os materiais de que ele precisa.
Já o up selling é quando o cliente está buscando determinado produto ou serviço e a empresa oferece outra opção que seja mais vantajosa para ele, seja em quantidade ou em qualidade.
Um exemplo comum de up selling é uma oferta de “leve mais por menos”: se o cliente comprar mais unidades de um produto, o valor de cada um sai mais barato. Ou ainda existe a possibilidade de o ERP sugerir uma versão mais avançada de determinado produto de acordo com o perfil do cliente.
Relatórios em tempo real (BI)
Quando a equipe de vendas conta com um ERP que oferece relatórios em tempo real a partir de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), é possível ter informações estratégicas para fazer ajustes de forma instantânea e vender mais.
Por exemplo, é possível:
- Fazer alterações em preços para garantir mais competitividade e melhor adaptação às variabilidades do mercado;
- Perceber que clientes que compram por boleto bancário têm a tendência de não efetuar os pagamentos e, consequentemente, passar a vender mais no débito;
- Verificar que clientes de determinada cidade têm um ticket médio maior e direcionar mais esforços de venda para essa localidade etc.
Automação de processos
A otimização de vendas com ERP também está baseada na automação de processos, que torna as atividades da empresa muito mais fáceis e rápidas, além de evitar gastos desnecessários e ajudar os gestores a tomarem melhores decisões.
De maneira geral, o que podemos compreender é que o que há de mais poderoso em um sistema ERP é a integração. O setor de vendas é capaz de se alinhar com a expectativa de todo o resto da empresa quando dispõe de uma ferramenta assim, apresentando resultados excelentes.
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