A avaliação de desempenho é um instrumento muito utilizado por pequenas, médias e grandes empresas que buscam encontrar novos talentos no mercado de trabalho, reter e desenvolver colaboradores e identificar dentro do sistema os funcionários que devem ser desligados de forma justa. Afinal, esse é um recurso que permite identificar a queda de desempenho por parte do empregado.
A ferramenta geralmente é utilizada pelos departamentos de recursos humanos e serve para auxiliar em outros departamentos. Confira neste artigo o que é e qual a importância da avaliação de desempenho para uma empresa.
O que é e qual a importância da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho ou análise de desempenho busca analisar a performance dos colaboradores de uma empresa. O instrumento serve como ferramenta para a administração validar se as metas e os objetivos da empresa estão sendo vivenciados e aplicados pelos funcionários.
Com o sistema de avaliação de desempenho, é possível:
- criar planos de desenvolvimento dos colaboradores;
- planejamento de carreira e sucessões;
- plano de recompensas;
- treinamentos;
- bonificações.
Diante dos resultados da avaliação, os CEOs e chefes de departamentos podem redirecionar a forma de comunicação, melhorar estratégias internas e externas e, consequentemente, lapidar o plano de desenvolvimento de toda a organização.
O que se avalia na análise de desempenho?
Primordialmente, a análise de desempenho avalia o nível de produtividade e efetividade do colaborador. Em consequência, mostra quais são as habilidades técnicas e comportamentais de cada funcionário, permitindo que a empresa trace um plano estratégico de acordo com a necessidade de cada colaborador, podendo promover treinamentos, promoção, bonificação ou mesmo desligamento.
Tipos de avaliação de desempenho
Atualmente, existem no mercado diversas metodologias e tipos de avaliação de desempenho. Nós elencamos aqui as mais usadas e com melhores resultados.
1. Matriz 9 Box
Esse método permite que os gestores tenham em mãos uma visualização prática e simples do alinhamento do colaborador com o cargo que exerce e com o futuro que ainda pode ter na empresa.
Colocam-se em uma planilha ou software três colunas na vertical, referentes ao nível de desempenho (baixo, médio e alto) e outras três linhas perpendiculares na horizontal com o potencial do time (baixo, médio e alto). E, então, chega-se ao desempenho dos profissionais, conforme quadro a seguir:
2. Autoavaliação de desempenho
Como o nome já diz, na autoavaliação, é o próprio funcionário quem faz uma lista de suas fraquezas e seus pontos fortes. Posteriormente, essa lista é discutida com o líder para que juntos possam desenvolver um plano para melhorias. Nesse formato de análise, deve haver empatia entre colaboradores e imparcialidade dos líderes para que os resultados sejam fidedignos à realidade.
3. Avaliação da equipe
Já a avaliação da equipe mostra como está o alinhamento do time com relação aos objetivos e às metas da empresa. Nesse tipo de metodologia, são observados basicamente: comunicação e relacionamento.
4. Avaliação de desempenho 180º
Essa análise de desempenho é feita por um gestor direto do colaborador avaliado. Também é fundamental que haja imparcialidade na avaliação. Entre os benefícios desse modelo, está a garantia da padronização nos critérios de análise, o que permite que todos sejam avaliados sobre os mesmos temas.
5. Avaliação de desempenho 360º
Na avaliação de desempenho 360º, todos os profissionais, independentemente de hierarquia, se tornam avaliadores e avaliados. De forma anônima, os colaboradores têm privacidade e liberdade para mensurar o próprio desempenho, de colegas e da liderança. Consequentemente, as diferentes perspectivas se complementam, gerando um relatório mais fiel ao cenário real da empresa.
6. Avaliação por competência
A avaliação por competência é muito utilizada por gestores que querem entender melhor as habilidades e as capacidades do time. Aqui avalia-se competência comportamental (comprometimento, trabalho em equipe, relação interpessoal, proatividade) e técnica (conhecimento específico em software, máquina, equipamento etc.). A partir dos resultados, os gestores conseguem lapidar os colaboradores ou até contratar novos talentos.
7. Avaliação por objetivos
É nesse método que os gestores verificam se os colaboradores estão alinhados com as metas e os objetivos da corporação, uma vez que a avaliação de desempenho por objetivos dá aos funcionários a responsabilidade para que eles façam o próprio estudo de desempenho e que estabeleçam as providências necessárias para que os resultados sejam alcançados.
8. Escala gráfica
A avaliação de desempenho usando escala gráfica é uma das mais simples. Nesse método, é feita uma tabela com as habilidades e a avaliação de cada uma (conforme figura).
Pode ser usada uma escala numérica, com notas de zero a dez, por exemplo, ou ainda entre excelente, bom, regular, ruim e péssimo. Como os resultados são exatos, aconselha-se usar esse método aliado a outros que permitam mais detalhes.
9. Avaliação do líder
Aqui, quem responde as perguntas sobre a performance dos líderes são os colaboradores e os superiores. Esse método de avaliação de desempenho permite que o funcionário tenha uma visão mais completa sobre o trabalho e quais pontos devem ser melhorados.
Como fazer uma avaliação de desempenho?
Agora que você já conhece os diversos tipos de avaliação de desempenho, saiba como fazer uma avaliação eficaz.
Primeiro, comece observando o comportamento dos funcionários e escolha o(s) método(s) que deseja aplicar na empresa, conforme o time e a estrutura que tem.
Depois, identifique os problemas e informe aos colaboradores que um sistema de avaliação de desempenho vai ser implantado com o foco em resultados para todos envolvidos. É importante deixar claro que a análise de desempenho será periódica e não visa demitir e punir funcionários, mas elencar potencialidades e melhorias.
A avaliação de desempenho pode ser feita a qualquer momento e sempre que o empreendedor achar necessário, mas a partir do momento em que optar pela frequência (mensal, trimestral etc.), deve ser fiel e seguir o planejado. Sem constância não há resultados.
E, por fim, mas não menos importante, tenha um sistema de ERP eficiente.
Entenda o papel do ERP na avaliação de desempenho
Para agilizar, automatizar e melhorar as avaliações de desempenho profissional de uma empresa, o ERP é ferramenta fundamental, já que oferece aos gestores todas as informações necessárias sobre o dia a dia dos colaboradores.
Informações como controle de ponto, banco de horas, benefícios, encargos trabalhistas, entre outros instrumentos necessários para a gestão de pessoas e para os pontos de melhoria são facilmente acessados por meio de um ERP.
Com esse tipo de acesso aos dados mais relevantes sobre os colaboradores e os setores da empresa, é também possível obter insights importantes que auxiliem na tomada de decisões.
A longo prazo, um ERP com boa capacidade de armazenamento de dados pode te proporcionar uma análise mais profunda, levando em conta todo o histórico dos colaboradores de sua empresa e permitindo realizar comparações entre períodos, gerando análises relevantes para o seu negócio.
O ERP é um importante facilitador no gerenciamento dos resultados, dispensando registros manuais em planilhas e blocos de anotações pessoais, democratizando a informação dentro de um negócio e fortalecendo a transparência. Ou seja, ele torna os processos de gestão de performance mais ágeis, acessíveis e reduz a burocracia na organização.
As informações ficam registradas, sendo possível manter seus históricos de forma segura e os dados com acesso rápido para tomada de decisão das lideranças.
O ERP Sankhya mensura a performance individual e, consequentemente, da empresa, através do apontamento dos valores relacionados à cultura organizacional e o cumprimento dos resultados apontados também no sistema, que podem ser metas estratégicas, de time e/ou individuais.
Isso garante alinhamento com os objetivos do negócio e fit cultural (como a empresa está alcançando os resultados), conseguindo visualizar qual o valor agregado de cada profissional. Através desse recurso, a empresa pode acompanhar a evolução dos resultados e elaborar estratégias de reconhecimento, desenvolvimento e crescimento para cada colaborador.
“Ter um ERP para fazer gestão de performance empodera o time de RH e todas as lideranças do negócio nas tomadas de decisão, do nível estratégico ao operacional”, afirma Jackson Nogueira, analista de dados da Sankhya.
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