Quando o assunto é tecnologia, o que não faltam são dúvidas, especialmente com a variedade de softwares que temos atualmente. Uma delas é sobre utilizar o ERP ou CRM – e para que cada um desses é indicado.
Você também compartilha dessa dúvida? Siga conosco e entenda melhor, descobrindo qual usar na sua empresa!
Qual o conceito de ERP e CRM?
Não é difícil encontrarmos pessoas que confundem ERP com CRM, afinal são várias as siglas para a área de tecnologia. Vamos ver em detalhes cada um deles.
ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e é um sistema integrado de gestão empresarial. O ERP ajuda a gerenciar melhor a empresa, automatizando processos e integrando departamentos. Ele funciona via módulos, em que cada módulo corresponde a um setor do seu negócio.
Com esse sistema, você consegue controlar e gerenciar seu estoque, o setor de vendas, o setor de compras, os recursos humanos e vários outros pontos, inclusive o departamento financeiro e contábil.
CRM
Já o CRM significa Customer Relationship Management e é um software destinado ao gerenciamento do relacionamento com os clientes.
Ele traz diferentes funções que permitem analisar o comportamento de consumidores e leads, além de armazenar informações de contato dos seus consumidores como nome, e-mail, telefone, data de nascimento e as interações com a sua empresa.
SAIBA MAIS: para mais informações, consulte nosso conteúdo especial sobre o que é CRM >
SAIBA MAIS: conheça a plataforma CRM de Sankhya e otimize suas vendas.
Diferenças entre ERP e CRM
O CRM é um software voltado ao gerenciamento do relacionamento com os clientes e ajuda na gestão da força de vendas.
Já o ERP é um software de gestão que funciona via módulos e integra todos os departamentos da empresa, gerenciando todos os processos da organização, focado no planejamento de recursos e na eficiência dos processos.
Assim, como trabalha de forma integrada, o ERP é mais abrangente que o CRM. O foco de ambos também é diferente, pois o ERP visa diminuir custos e aumentar a eficiência dos processos, enquanto o CRM visa aumentar as receitas e a eficiência em vendas e possibilitar um relacionamento de longo prazo com os clientes.
Quais as vantagens de cada um?
ERP e CRM, embora sejam diferentes em suas funções, trazem uma série de vantagens. Vamos ver em detalhes.
CRM
O CRM é menos amplo que o ERP, porém tem uma função muito importante: auxiliar a empresa a manter um relacionamento de longo prazo com seus clientes, conhecendo-os melhor, descobrindo suas preferências e, assim, favorecendo à fidelização.
Com o CRM, você poderá:
- Conhecer melhor seus clientes ou leads (pessoas que já interagiram com a sua marca, mas ainda não compraram de você);
- Ter um histórico de todas as interações com os clientes;
- Ter mais segurança das informações comerciais;
- Agendar lembretes de atividades como visitas, envio de e-mails, telefonemas ou entrega de mercadorias;
- Visualizar rapidamente o fluxo de negócios e o funil de vendas;
- Acessar relatórios gerenciais e estatísticas sobre previsão de vendas, desempenho dos vendedores, segmentação e outros pontos;
- Automatizar as ações de relacionamento com os clientes, mantendo sua marca sempre próxima e viva na lembrança deles;
- Compreender melhor a jornada do consumidor e desenvolver técnicas de vendas para cada uma das etapas.
ERP
O ERP é um software mais amplo, dividido em módulos, que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento da empresa e integrar as informações de diferentes áreas.
Com o ERP, você conseguirá:
- Automatizar processos em diferentes setores, aumentando a eficiência e a produtividade;
- Reduzir custos, ao diminuir os erros e retrabalhos;
- Melhorar a sua gestão financeira;
- Integrar todos os departamentos, permitindo decisões mais acertadas;
- Gerenciar seus funcionários, por meio de um módulo específico que cuida das atribuições do RH e também visualizar índices de produtividade e outros;
- Gerenciar seu estoque de maneira alinhada com o ponto de venda – e repassar essas informações integradas para o setor de compras;
- Analisar tudo o que acontece com a sua empresa, por meio de relatórios gerenciais que cruzam as informações obtidas dos diferentes setores, permitindo tomar decisões mais estratégicas e adequadas aos objetivos do seu negócio;
- Ter um excelente controle financeiro, inclusive com mais dados para projetar os próximos meses e prever cenários.
Como escolher o melhor para minha empresa?
Depois de entender mais profundamente o CRM e o ERP, está em dúvida sobre qual o melhor para sua empresa? O ideal é pensar nos gargalos do seu negócio e em como a tecnologia certa ajudará a resolver essas questões.
O ERP ajuda a distribuir de maneira mais eficiente as informações estratégicas, reduzindo erros e retrabalhos e aumentando a eficiência e a produtividade das equipes.
Assim, esse software é mais indicado para gerenciar as tarefas administrativas e fundamentais de um negócio, como contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais, controle de estoque e de vendas, gerenciamento fiscal e contábil etc.
Já o CRM é um software voltado à gestão de vendas e ao relacionamento com os clientes da empresa. Com ele, você conseguirá oferecer o melhor atendimento possível, compreender profundamente quem forma seu público-alvo (e as principais dores dessas pessoas) e reduzir o tempo do ciclo de compras.
Isso tudo significa processos de vendas mais lucrativos e satisfatórios, com clientes satisfeitos e fidelizados.
Por que integrar o CRM ao ERP?
Já deu para notar que tanto o ERP como o CRM são extremamente importantes para uma empresa, não é?
Afinal, não adianta ter uma empresa internamente bem organizada, com processos claros e eficientes e descuidar da gestão de relacionamento com seus clientes ou ter um desconhecimento sobre seu público. Pois isso acabará influenciando nos resultados de vendas e de fidelização.
Assim como não adianta ter uma ótima estratégia de vendas se, internamente, a sua empresa está totalmente desorganizada, com muitos erros, retrabalhos e baixa produtividade. Pois tudo isso acabará afetando negativamente a experiência do consumidor.
Dessa forma, contar com um ERP que tenha aliado à função de CRM auxiliará nos resultados do seu negócio, tornando a sua gestão (interna e de vendas) muito mais profissional.
Quando a sua empresa é bem administrada, isso se transparece nos produtos, serviços e atendimento que oferece aos clientes. E quando há uma preocupação genuína com seus consumidores, isso acaba transparecendo nos resultados gerais da empresa, com mais clientes satisfeitos, fidelizados e indicando o seu negócio.
Ao ter um ERP integrado com o CRM, você ainda conseguirá ter uma visão mais ampla, podendo analisar indicadores de desempenho de produtividade e de vendas, analisando os pontos positivos e negativos de cada processo e identificando o que precisa ser melhorado.
Um exemplo de ERP que já possui a função CRM é o software de gestão da Sankhya que, dentro do módulo de gestão comercial, conta com CRM, gestão de compras e estoque, workflow, cotação eletrônica, comércio exterior e e-commerce.
O software da Sankhya é completo para atender a todas as suas necessidades, com diferentes módulos como financeiro, contábil, gestão de pessoas e também business intelligence e inteligência artificial, ajudando o gestor a ter uma visão ainda mais precisa do seu negócio, com indicadores e relatórios personalizados.
Agora você já sabe quais as diferenças e vantagens do ERP e do CRM? Ajude seus amigos gestores a encontrarem a melhor tecnologia: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais.
Excelente.