Se antes o papel das chefias era restrito apenas a delegar ordens, a situação mudou completamente. Hoje as empresas esperam muito mais dos seus líderes, pois eles podem ser agentes multiplicadores da cultura organizacional. Porém, antes de tudo, é necessário conquistar a confiança do time.
Veja dez práticas de liderança para o empreendedor conquistar a confiança da equipe:
01 – Seja transparente. Quando for necessário adotar uma mudança que envolva todos os membros da equipe, faça uma reunião e comunique a informação pessoalmente. Vale sempre mostrar quais são as condições financeiras da empresa e as metas que devem ser atingidas.
02 – Entregue o que prometeu. Faça de tudo para não quebrar promessas e seja franco sobre as possibilidades reais que tem a oferecer à sua equipe. É claro que nem sempre é possível entregar tudo. Caso não seja possível, lembre-se da primeira dica: seja transparente.
03 – Seja convincente. Quando apresentar uma proposta à sua equipe, apresente argumentos que a convençam que a atitude adotada trará resultados positivos a todos. Lembre-se que uma equipe só atinge metas, quando acredita que é possível alcançá-las, mesmo que sejam difíceis.
04 – Saiba escutar. Nas reuniões, além de comunicar informações, abra espaço para as pessoas tirarem dúvida e apresentarem sugestões quando for o caso. Além de saber expressar suas ideias e apresentá-las, o líder precisa exercitar a prática de escutar.
05 – Dê sempre feedback. Feedback é uma ferramenta essencial a quem deseja ser líder. Nunca deixe a sua equipe sem retorno em relação a alguma solicitação apresentada individualmente ou coletivamente.
06 – Exercite a autocrítica. O feedback também é uma ferramenta importante para que você identifique quais seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados. Esteja preparado a ouvir opiniões sobre seu próprio desempenho e mudar se necessário.
07 – Converse com a equipe. Se sua equipe ou um funcionário está dando sinais de uma performance abaixo do esperado pela organização, não deixe que o problema ganhe grandes proporções. Converse individualmente com cada colaborador.
08 – Valorize o trabalho duro. No fim do dia, é essencial valorizar o trabalho de quem se esforçou para entregar um bom resultado. Um “obrigado”, quando sincero e proferido no momento apropriado, pode fortalecer os laços entre chefe e funcionário.
09 – Invista na equipe. Uma boa alternativa é oferecer cursos para os empregados. Tal medida também demonstra que você se importa com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem trabalha com você.
10 – Por fim, a liderança deve ser capaz de considerar e avaliar o desempenho do grupo como um todo, sua sinergia no dia a dia da empresa, a cooperação na execução dos projetos, bem como o trabalho em equipe nos momentos de crise.
Bom conteúdo.
Obrigada, Said!