A nossa sociedade está cada vez mais tecnológica. Usamos a internet para, praticamente, tudo. E com isso, a quantidade de dados que lançamos na rede é absurda. Para garantir que não haja nenhum ataque ou que nenhum dado relevante seja compartilhado com terceiros, a segurança da informação é de suma importância.

Hoje essa área deve estar presente em todas as empresas, blindando os negócios contra os ataques digitais e mantendo seus dados e estratégias sigilosos, bem como as informações sobre seus clientes e parceiros empresariais.

Mas será que a sua companhia está, realmente, investindo em segurança da informação? Leia este conteúdo e descubra!

O que é segurança da informação?

Como o próprio nome indica, a segurança da informação é um conjunto de ações que visam proteger um grupo de dados e o valor que eles possuem, seja para um indivíduo em específico ou seja para uma organização.

É importante salientar que o conceito de segurança da informação não está apenas relacionado a questões de TI, mas se aplica a todos os aspectos da proteção de dados, embora seja na área de tecnologia que ele mais se destaque.

Pilares

A segurança da informação se baseia em 4 pilares, que são:

  1. confidencialidade;
  2. integridade;
  3. disponibilidade;
  4. autenticidade.

Assim, as ações executadas devem buscar garantir esses 4 pontos. A confidencialidade está relacionada a capacidade de não expor dados e informações estratégicas da empresa e dos seus clientes.

A integridade se baseia na capacidade de manter esses dados bem arquivados e de ter um backup deles, evitando que erros nas máquinas comprometam essa informação.

A disponibilidade é a facilidade em acessar essas informações, garantindo processos ágeis e melhorando a rotina da empresa. E por, fim, a autenticidade garante que as informações preservadas são autênticas, reduzindo os riscos de fraudes e falsificações.

Como garantir a segurança da informação na minha empresa?

Como dissemos, é importante destacar que a segurança da informação, embora seja mais comumente associada ao setor de TI, não é exclusiva dele.

Por isso, é importante treinar seus funcionários para que eles conheçam a política de confidencialidade da empresa e não exponham dados sigilosos, ter cuidado com a administração de documentos impressos (de preferência mantendo os mais importantes em versões digitais e em locais seguros e adequados) e restringir o acesso a determinadas informações apenas à pessoas autorizadas.

Além dessas, veja outras dicas essenciais para melhorar a segurança da informação na sua empresa.

Designe os profissionais responsáveis

O primeiro passo é escolher quem serão os profissionais responsáveis pela segurança da informação na sua empresa. Essa equipe irá estruturar a política de segurança, testá-la e implementá-la, além de monitorar o seu funcionamento.

O ideal é contar com um diretor especialista na área e mais alguns profissionais de TI.

Crie uma política de segurança

Para que as informações da sua empresa sejam protegidas, é indispensável que haja o desenvolvimento de medidas de segurança física e digital, que impeçam que seus dados sejam acessados, utilizados, replicados ou destruídos.

As abordagens podem ser variadas, como uso de criptografia, sistemas de detecção de invasões de redes e dispositivos, logins com senha e diferentes níveis de acesso.

Outra boa ideia é realizar, periodicamente, auditorias de segurança internas que avaliam a capacidade da organização de manter seus sistemas e dados seguros contra um determinado conjunto de critérios pré-estabelecidos.

A política, ainda, precisa designar os papéis de cada colaborador e as estratégias para recuperação em caso de incidentes, fazendo com que todos saibam como agir em uma situação como essa.

Invista em mecanismos de autenticação

A autenticação é uma das maneiras de identificar os usuários digitalmente e leva em conta uma série de fatores. Atualmente, o modelo mais comum é o uso de usuário e senha, porém, essa não é uma das maneiras mais seguras de impedir invasões ao seu sistema.

Outro método é o uso de crachás, chaves ou cartões de autenticação – mas esses itens físicos podem ser perdidos ou roubados, colocando em risco a sua segurança.

Uma terceira alternativa envolve o uso de identificadores por retina ou biometria, que são mais caros, porém altamente seguros e eficientes.

Se não for possível usar essa solução na sua empresa, invista em um mecanismo de autenticação multifator, ou seja, que combine dois ou mais fatores que explicamos acima. Por exemplo, o uso de um token. Assim, para logar no sistema, o usuário precisará combinar um PIN de quatro dígitos, por exemplo, com o código criado pelo token e enviado ao aparelho.

Defina níveis de acesso

Nem todas as informações devem estar acessíveis aos seus colaboradores. Por isso, é importante definir hierarquias e níveis de acesso aos dados da empresa, garantindo que cada colaborador apenas terá acesso às informações e às ferramentas das quais ele precisa para executar a sua função.

Isso pode ser feito de maneira bem simples com as definições de login e senha. O controle de acesso determina quais usuários podem visualizar, modificar, adicionar ou remover informações do banco de dados da empresa.

Invista em criptografia para senhas e dados

É comum que, no dia a dia da empresa, seja necessário transmitir informações pela internet ou transportá-las usando pen drives, HD removíveis ou CDs. Para impedir a violação das informações nesses casos, a criptografia é essencial, evitando que pessoas não-autorizadas modifiquem seus dados.

A criptografia garante que aquela informação apenas será acessada por pessoas realmente autorizadas. O procedimento é feito por meio de um programa que converte os conteúdos (textos, imagens, vídeos etc.) em uma linguagem de caracteres ilegíveis e variados, de forma a mascarar a informação original. Assim, somente quem possui a senha poderá decodificar aquela mensagem.

Para as empresas que trabalham em nuvem, a criptografia é de suma importância.

Faça backups automáticos

Os backups são fundamentais para evitar que os dados se percam, não apenas os dados dos servidores, mas também os códigos-fonte dos sistemas, as configurações de rede e outros dados estratégicos.

Um bom plano de backup, além de ser automático, deve:

  • considerar todos os ativos de TI, sendo essencial desenvolver um inventário de todos os ativos, determinando quais precisam de backup e como ele deve ser feito;
  • basear a frequência na importância dos dados e na capacidade que a empresa tem de recuperá-los (as informações mais críticas precisam de backups mais frequentes);
  • realizar o armazenamento em locais diferentes, evitando que eventos únicos destruam também o backup;
  • testar a solução, incluindo as ações de recuperação de dados, garantindo que tudo funcione como o esperado.

Atenção aos acessos móveis

Smartphones e tablets fazem parte da rotina da maioria das empresas – e eles também podem ser uma ameaça à sua segurança da informação. Afinal, muitos colaboradores usam os próprios dispositivos móveis para trabalhar e é difícil para a empresa controlar quais informações são compartilhadas por eles.

Nesse caso, se os dispositivos móveis são fundamentais para exercer o cargo, é válido que a empresa ofereça os dispositivos necessários, aumentando o controle sobre eles.

Se não for possível, adote uma política de Bring Your Own Device (BYOD), em que somente dispositivos cadastrados conseguem acessar a rede e usarem os dados da empresa, além de:

  • usar um software de geolocalização para encontrar dispositivos perdidos ou roubados;
  • usar um software de remoção completa dos dados e senhas em caso de perdas e roubos;
  • bloquear a instalação de aplicativos não autorizados;
  • usar técnicas de VPN (Virtual Private Network);
  • usar ferramentas de criptografia;
  • restringir o uso de câmeras e barrar a gravação de áudio;
  • criar logins e senhas fortes.

Conclusão

Neste conteúdo, você pode notar que a segurança da informação é um assunto extremamente importante para as empresas atualmente. Afinal, hoje, ter acesso a determinados dados e informações é ter poder.

Com o aumento exponencial dos cibercrimes e da espionagem empresarial, manter suas informações sigilosas faz toda diferença, assim como evitar que dados dos seus clientes sejam compartilhados com terceiros não autorizados.

Além de todas as dicas que demos acima, contar com um bom software de gestão, que já se preocupe com a segurança da informação, pode fazer toda a diferença. Conheça as soluções da Sankhya e entenda como podemos ajudar o seu negócio!