Com IA fiscal integrada ao ERP, Sankhya Tax reduz complexidade fiscal e prepara empresas para as mudanças que começam a vigorar a partir de 2026
Em meio ao cenário de profundas e impactantes transformações trazidas pela Reforma Tributária, a Sankhya, uma das principais plataformas de gestão empresarial do país, anuncia o lançamento do Sankhya Tax – a primeira solução com inteligência artificial nativa integrada a um ERP, desenvolvida especificamente para ajudar empresas a navegarem e tomarem as melhores decisões na complexa legislação fiscal brasileira.
Sancionada em janeiro de 2025 e em tramitação no Congresso Nacional, a Reforma Tributária irá começar o período-teste de cobrança dos novos impostos em 2026, mas as empresas precisam começar a se preparar desde já. O novo cenário traz desafios importantes, como a coexistência de dois sistemas tributários durante o período de transição até a completa implementação em 2033, a adaptação a novos tributos como o CBS e a IBS (Contribuição sobre Bens e Serviços e Imposto sobre Bens e Serviços), e a urgente necessidade de atualização dos sistemas de gestão fiscal.
“Enquanto muitas empresas enxergam a Reforma Tributária com apreensão, nossos clientes terão clareza e segurança. No Sankhya Tax, tecnologia e inteligência artificial se unem para mostrar os impactos no negócio no detalhe — e transformar incertezas em decisões seguras. Com o suporte certo, a Reforma deixa de ser ameaça e vira oportunidade,” explica Ulisses Brondi, CEO da ASIS, Tax Tech que integra o portfólio de soluções Sankhya.
O Sankhya Tax surge como resposta ao complexo cenário fiscal que consome em média 1.958 horas anuais das empresas brasileiras com obrigações fiscais. A solução oferece conformidade contínua através do monitoramento automático de mais de mil regras fiscais em tempo real, incluindo as novas regras da Reforma, e processos automatizados que minimizam erros humanos. “Nossa solução já vem preparada para as mudanças que começam a ser implementadas em setembro de 2025, dando um passo à frente na preparação para o novo sistema tributário”, explica Felipe Calixto, CEO da Sankhya.
A Pará Cabos, um dos primeiros clientes a implementar o Sankhya Tax, conseguiu recuperar R$ 30 mil em tributos referentes a apenas um mês de operação. “Um dos principais pontos de preocupação está na atualização dos sistemas de gestão fiscal. Empresas enfrentam a dúvida: será que as ferramentas atuais serão capazes de calcular os novos tributos? Esse ajuste sistêmico não é apenas caro, mas também lento. Com a inteligência do Sankhya Tax, as empresas podem reduzir o risco de autuação fiscal e aumentarem seus ganhos líquidos em até 20% ao ano com a recuperação e o aproveitamento estratégico de créditos tributários”, destaca Calixto.
Complementando seu portfólio de soluções integradas, a empresa também anunciou o Sankhya Despesas, uma solução completa para automação de processos de adiantamentos, reembolsos e prestação de contas. Utilizando IA avançada, o sistema reduz em até 80% o tempo de aprovação de despesas, além de otimizar o controle orçamentário e mitigar riscos contábeis e trabalhistas.
Ambos os produtos visam consolidar a estratégia de integração das empresas adquiridas pela Sankhya desde 2020, incluindo a ASIS, primeira Tax Tech da América Latina, e o Espresso, plataforma de gestão de despesas e reembolsos.
Matéria publicada em IT Section