Imagine o gestor de uma empresa como o comandante de um navio. Junto dele estão os demais líderes, que fazem parte de sua tripulação. O que um comandante precisa para garantir uma viagem tranquila e chegar ao destino? Ele precisa de direcionamentos; precisa de mapas, de dados relativos à altitude e longitude, entre outros. Assim é também na gestão corporativa: os gestores devem estar sempre atentos às informações estratégicas para que possam tomar decisões em tempo hábil e direcionar toda a equipe para o alcance dos objetivos.
Os dashboards, ou painéis de controle, como também são conhecidos, apresentam estas informações de uma forma gráfica, de fácil visualização e entendimento. Obter resultados e tomar excelentes decisões requer dos gestores um olhar analítico e mais do que isso, poder contar com informações simples e seguras.
A seguir, veja algumas dicas para fazer dos dashboards ferramentas de gestão que te farão perceber os rumos do negócio e obter mais resultados:
1 – Use a ferramenta como inteligência de negócio
É comum muitos empresários fazerem uso de dashboards apenas para monitoramento dos projetos da empresa. Porém, esta é uma prática limitada. Os dados precisam, portanto, ser quantitativos e qualitativos e devem servir para o surgimento de insights e tomadas de decisões rápidas e assertivas.
É por isso que a definição de indicadores de negócios, a criação de metas e a análise crítica de relatórios deve fazer parte da sua estratégia de gestão.
2 – Saiba quais são as informações mais relevantes para suas decisões estratégicas
Antes mesmo de começar a utilizar um dashboard, é preciso saber quais perguntas ele precisa responder. Quais dados são mais relevantes? Sem saber quais são as perguntas, fica difícil encontrar respostas.
Tenha em mente que a ferramenta deve exibir informações claras e objetivas sobre o andamento da operação (projetos, vendas, finanças, produção etc.) e dos resultados para que você possa analisá-las e contribuir com modificações ou intensificações das ações.
3 – Pratique gestão à vista
Opte por soluções em que será possível compartilhar indicadores de desempenho com toda a sua equipe. Assim, todos os seus colaboradores estarão sintonizados com os resultados da sua empresa e poderão atingir suas próprias metas com maior precisão.
4 – Certifique-se de que os dashboards estão integrados ao sistema de gestão da sua empresa
Ao invés de utilizar ferramentas que precisam de atualização manual, inclusive com algumas pessoas dedicadas a fazer a coleta e inserção de dados, prefira uma solução integrada ao sistema de gestão (ERP). Assim, conforme os times vão imputando informações no sistema, o dashboard é atualizado automaticamente – o que evita erros e atrasos na visualização dos dados e permite decisões em tempo hábil.
5 – Não abra mão das informações em tempo real
De nada adianta ter um painel de controle completo se ele não está atualizado. Um Dashboard 100% Web oferece informações atualizadas em tempo real, além de poder acessá-las de qualquer dispositivo, como celulares e tablets. Assim, o gestor tem total mobilidade para tomada de decisões a qualquer hora ou lugar.
Você já utiliza dashboards para fazer a gestão estratégica do seu negócio? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!