A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta muito poderosa e bastante usada pelo setor de RH. Afinal, com ela, é possível avaliar como anda a motivação dos seus times, a satisfação dos colaboradores com a empresa e vários outros pontos importantes.
Apesar de fundamental, contudo, nem todos os gestores sabem muito bem como aplicá-la, muito menos de que forma usar os seus dados para realizar mudanças significativas na empresa.
Esse é o seu caso? Continue a leitura!
O que é a pesquisa de clima organizacional e qual a sua importância?
A pesquisa de clima organizacional, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta usada para avaliar a questão da convivência entre os colaboradores, também indicando dados referentes à motivação, à satisfação e aos padrões comportamentais.
Quando usada de forma eficiente, a pesquisa ajuda a revelar questões que, se não forem resolvidas a tempo, poderão ser transformadas em problemas graves, tais como: alto turnover, baixa motivação e produtividade, dificuldade de manutenção dos talentos, entre outros.
Além disso, os dados da pesquisa ajudam o setor de RH a manter uma comunicação aberta entre os funcionários, os gestores e os líderes, melhorando significativamente a convivência e os resultados gerais e individuais.
Vantagens
Algumas das vantagens de investir periodicamente nesse tipo de pesquisa são:
- melhora do clima organizacional e da convivência;
- aumento da motivação e da satisfação no emprego;
- aumento da produtividade;
- resolução de questões pendentes e mal entendidos (que podem se refletir na rotina do trabalho);
- redução da taxa de turnover;
- atração e desenvolvimento dos novos talentos;
- ajuda a identificar os pontos positivos das equipes em termos de relacionamento (fazendo com que o RH trabalhe para fortalecê-los).
Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?
Já entendeu a importância da pesquisa de clima organizacional, mas ainda não sabe como realizá-la na sua empresa? Veja os passos mais importantes.
Comece com um bom planejamento
Antes de pensar em questionários e perguntas, é essencial realizar um planejamento, pensando em questões como: os objetivos da pesquisa, pontos que serão abordados e como os resultados serão transformados em ações, além do cronograma das atividades.
Algumas boas ideias para se avaliar com a pesquisa são:
- benefícios concedidos pela empresa;
- estrutura do local de trabalho;
- plano de carreira oferecido;
- palestras, treinamentos, incentivo ao estudo e outras formas de atualização e capacitação;
- relacionamento com os colegas de trabalho e superiores;
- sentimentos do colaborador em relação à equipe de trabalho;
- grau de motivação;
- entre outros.
Faça perguntas claras e objetivas
As perguntas devem ser elaboradas de forma clara, concisa e objetiva – sem dar margem para interpretações dúbias ou dificuldade de entendimento para o colaborador.
Um tamanho interessante costuma ser de 40 a 60 questões, com alternativas e algumas questões abertas, além de um campo final para sugestões.
Outro ponto muito importante é manter a pesquisa anônima e garantir que não haverá maneira de identificar qual colaborador respondeu o quê.
Por isso, as formas eletrônicas de aplicação são as mais usadas.
Informe os colaboradores
Todos os colaboradores devem ser informados sobre a aplicação da pesquisa, bem como a data e a forma em que isso ocorrerá. Lembre-se de assegurar o sigilo dos dados.
É muito importante que os colaboradores sintam-se à vontade para responder às questões, sem intimidação ou medo ao expor seu ponto de vista.
Assim, enfatize que, a partir desses dados, poderão ser realizadas mudanças que irão favorecer a todos.
Reúna os dados
Utilizar um software é a melhor maneira de compilar essas informações. Mesmo porque, quanto maior for a sua empresa, mais difícil será lidar com esse volume de dados.
Alguns ERPs, inclusive, já contam com módulo dedicado à gestão de pessoas, onde é possível reunir e analisar todos esses dados, criando gráficos, tabelas e outros formatos que valorizem a visualização.
Analise os resultados
Depois de tabular todas as informações, é hora de analisá-las.
E, claro não se esqueça de oferecer um feedback a todos os colaboradores, explicando os resultados da pesquisa e os programas de mudanças que serão implementados.
É muito importante, inclusive, que essas mudanças realmente sejam colocadas em prática.
Caso contrário, você poderá romper com a confiança do seu colaborador – e piorar o clima organizacional.
Por isso, estipule um cronograma para as ações e siga o planejamento.
De que maneira transformar os dados em mudanças?
Uma boa maneira de analisar o clima organizacional da empresa é criando indicadores-chave de desempenho, por exemplo:
- nível de assiduidade;
- taxa de rotatividade (turnover);
- número de conflitos interpessoais;
- índice de reclamação de clientes;
- nível de produtividade dos times;
- número de retrabalho.
A partir desses índices, você já poderá ter uma ideia de como anda o clima organizacional – e também detectar antecipadamente o momento certo de realizar a pesquisa.
Já os resultados da pesquisa precisam ser compilados e analisados de acordo com os objetivos pensados.
Por exemplo, se os índices acima demonstraram questões como alta taxa de rotatividade e de conflitos interpessoais, é importante ficar de olho nesses pontos na pesquisa, identificando questões como motivação das equipes, cobranças da gerência, imposição de metas abusivas e outras questões pontuais de relacionamento.
Nem sempre os dados darão uma resposta pronta. Lembre-se que interpretá-los é de suma importância.
Muitos colaboradores de uma mesma equipe sentindo-se insatisfeitos, por exemplo, pode indicar questões de relacionamento com o líder imediato, enquanto um problema global pode estar relacionado a uma questão mais estrutural da empresa, como falta de plano de carreira, dificuldade de identificação com a cultura empresarial etc.
E não se esqueça de focar nos pontos positivos, avaliando o que está dando certo e precisa ser incentivado.
Conclusão
Como você viu, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosíssima para transformar a motivação e a satisfação dos seus colaboradores, trazendo diversos benefícios.
Mas, para que ela seja realmente efetiva, é indispensável seguir alguns cuidados, como uma elaboração precisa, a boa tabulação e análise dos dados e a disposição da empresa em transformar as informações em mudanças.
Em todos esses pontos, contar com a tecnologia é uma ótima ideia. Afinal, será mais fácil avaliar periodicamente os indicadores da sua equipe e diagnosticar rapidamente quando é o momento certo de aplicar a pesquisa de clima organizacional.
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