A partir da solução, foi possível rodar a folha de pagamento internamente, aperfeiçoar a gestão da produção e facilitar a tomada de decisão dos gestores investindo constantemente em novas tecnologias para atender aos seus clientes de forma diferenciada
Investindo constantemente em novas tecnologias para atender aos seus clientes de forma diferenciada, a Empresa 1, desenvolvedora de soluções de hardware, software e serviços aplicados à gestão de todos os modais de transporte público de passageiros (ônibus, trem, metrô e BRT), bem como biometria facial e criptografia avançada, decidiu inovar a maneira de gerir o negócio. Para isso, contratou a Sankhya, fornecedora e desenvolvedora de soluções para gestão empresarial.
Milton da Silva Pereira, diretor administrativo e financeiro da Empresa 1, explica que o sistema foi implantado módulo a módulo. “Fomos priorizando as áreas de maior criticidade”. Ele comenta que a implantação modular foi essencial para o sucesso do projeto. “Preferi implantar por partes para poder validar cada etapa, analisando a cadeia de valor do sistema como um todo.”
Uma das primeiras áreas a ter os processos automatizados com a Sankhya foi o RH. A folha de pagamento dos 140 funcionários passou a ser processada diretamente no sistema, trazendo uma série de benefícios, entre eles, redução de custos, interface bancária e disponibilização do contra cheque eletrônico. “Antes tínhamos de enviar em planilhas os dados do ponto para uma empresa de contabilidade terceirizada. Agora tudo é feito internamente, o ERP gera um arquivo eletrônico com todas as informações, permitindo a transferência automática para o banco, que realiza o pagamento direto na conta dos colaboradores, sem termos de digitar nada”.
O setor de produção também foi impactado de forma positiva pelo sistema. “Para colocar um item em produção, precisávamos realizar cálculos manuais em planilhas eletrônicas. Hoje tudo é automático e feito de forma integrada com a contabilidade. Posso saber com mais precisão o que estou fabricando em determinado momento, através das ordens de produção citadas no sistema Sankhya, eliminando também os possíveis erros de digitação do processo manual”, diz.
Ele destaca também a interface web da solução. “Inicialmente umas das principais razões de contratar a Sankhya, era a possibilidade de conexão via web, que permitiria a consulta de informações pelos gestores, diretores e sócios. Poder acessar o sistema via desktop ou dispositivo móvel certamente é um grande facilitador para que eles possam ter uma visão holística de todas as áreas a qualquer hora e em qualquer lugar”. O sistema da Sankhya é totalmente WEB para facilitar a tomada de decisão e resultar em ganhos de produtividade e agilidade.
A flexibilidade é mais um ponto forte, segundo o executivo. “A tecnologia da Sankhya me permite construir um sistema de indicadores totalmente personalizado de acordo com as características do meu negócio. Com isso, pude construir cerca de 40 relatórios customizados para cada módulo, o que, sem dúvida, tem facilitado muito nossa gestão. Hoje nosso processo de gestão é fortemente norteado pelos relatórios, indicadores e gráficos extraídos do ERP, disponibilizados para toda a empresa de acordo com a necessidade e usabilidade de cada colaborador”.
No momento, a Empresa 1 está implantando o módulo de comércio exterior. Recentemente, para aprimorar sua tecnologia para Comex, a Sankhya firmou uma parceria com a Thomson Reuters – provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes.
Fonte:
Sistema de gestão da Sankhya auxilia Empresa 1 a reduzir custos | Infor Channel