A Sankhya, fornecedora mineira de softwares de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês), anunciou nessa quarta-feira (3) a aquisição da paulistana Ploomes, que atua no segmento de softwares de gestão do relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês). O valor da aquisição não foi revelado.
Esta é a terceira compra da Sankhya após ter levantado R$ 425 milhões junto ao fundo soberano de Cingapura, GIC Private Limited, em outubro de 2020. Em novembro passado, adquiriu o controle da Neppo, empresa de tecnologia para comunicação em múltiplos canais (omnichannel), seguida pela compra da Ponto Tel, que fornece softwares para a área de recursos humanos, em março. Os valores das negociações não foram informados.
“A estratégia é sempre adquirir softwares complementares”, disse Felipe Calixto, CEO da Sankhya, ao Valor. Com a aquisição da Ploomes, que traz os sócios e 140 funcionários à Sankhya, a empresa procura incrementar sua oferta em torno dos softwares de ERP, hoje com 16 mil clientes.
A base de 1.260 clientes, da Ploomes, empresa que concorre com a gigante americana Salesforce, é focada em pequenas e médias empresas, mas inclui usuários de grande porta como Votorantim Cimentos, Philips, e Unimed.
A empresa segue avaliando novas aquisições nos próximos meses. “Agora que o mercado deu uma reajustada, vemos as oportunidades de acelerar os investimentos nos próximos seis meses”, disse Calixto, referindo-se à queda no valor das empresas de tecnologia, este ano. O foco das aquisições está em empresas de tecnologia para finanças, agronegócios, recursos humanos e logística.
Até 2025, a projeção é faturar R$ 1 bilhão e fazer a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) “se estivermos em um período favorável”, disse o CEO. Com as compras, a empresa também espera elevar sua participação no mercado de ERP. Atualmente, segundo Calixto, a Sankhya conta com 5% do segmento.
A liderança do setor de ERP está dividida entre a brasileira Totvs e a alemã SAP, cada uma com 33% de participação, segundo dados da Pesquisa do Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia), da FGV EAESP. O estudo feito no início do ano com 2.650 empresas ainda traz a Oracle com 11% de participação e outros fornecedores, dentre os quais Microsoft, Infor e Senior, com 23%.
Mineira Sankhya, do setor de softwares para gestão empresarial, compra paulista Ploomes