Com uma longa parceria, que já dura mais de 11 anos, fabricante mineira de kits de diagnóstico para laboratórios transformou por completo seus processos de gestão, que antes eram baseados em planilhas do excel.
A Bioclin-Quibasa, indústria mineira focada na produção e desenvolvimento de kits de diagnósticos para laboratório de análises clínicas em Belo Horizonte (MG), para alavancar seu crescimento, escolheu o sistema de gestão da Sankhya, desenvolvedora brasileira de soluções de gestão ERP e EIP.
Victor Arndt Júnior, CEO da empresa, lembra que o processo de transformação digital foi iniciado em 2011 com o objetivo de expandir os negócios da empresa, que utiliza a tecnologia para desenvolver e aprimorar as melhores soluções em diagnóstico in vitro. Neste ano, a companhia decidiu investir no ERP da Sankhya, que no primeiro momento, foi adotado para atuar em conjunto com um sistema antigo que a empresa utilizava.
“Em 2011, a Bioclin crescia de 10% a 15% ao ano e não contávamos com um controle de custo da empresa. Tudo funcionava no feeling, mas precisávamos de informações mais precisas para aumentar o nosso nível de competitividade. Em agosto de 2011, escolhemos adotar o sistema de gestão empresarial da Sankhya. Começamos a implantação em paralelo com um sistema que já tínhamos na empresa, mas ,em janeiro de 2012, compreendemos que o software da Sankhya era tudo que precisávamos manter”, conta o gestor.
Para Victor, a raiz dos problemas eram as planilhas de Excel, que não geram nenhuma confiabilidade para ajudar no desenvolvimento de estratégias para a empresa. Na opinião do gestor, que atualmente comanda uma equipe com cerca de 300 funcionários, a facilidade que o uso de dashboards trouxe, pôde fazer com que a empresa colocasse em prática o seu plano de expandir o negócio sem medo de errar.
“Não existia um custo específico de produto, eu não sabia qual era o meu custo fixo, não possuía dados integrados pois tudo funcionava apenas com o auxílio do Excel. Precisávamos de um sistema que simplificasse tudo e que ainda funcionasse em conformidade com as normas de Anvisa, do Ministério da Agricultura, e afins. A Sankhya uniu tudo isso em um único sistema, que transformou, para sempre, a nossa forma de fazer gestão. Os painéis de controle trazem informações precisas e online na palma da minha mão. Todos os colaboradores, de áreas distintas, conseguem ter fácil acesso e compreensão de todos os dados, o que é fantástico!”, afirma Victor.
Quando iniciaram o projeto, a Sankhya ainda não possuía uma plataforma específica para o planejamento e controle de produção (PCP) em seu portfólio, mas isso não impediu que a fabricante ajudasse seu cliente a sanar mais essa dor. O sucesso do projeto levou a fabricante de kits de diagnóstico para laboratórios a expandir a contratação dos módulos.
“Em 2015 implementamos o Gerente On-line, uma ferramenta de análise gerencial que apresenta informações em tempo real sobre a evolução das negociações. Depois disso, começamos a estruturar, através das informações integradas, o orçamento da empresa. Hoje, é possível prever os investimentos e as metas de vendas para o próximo ano, o que facilita nossa negociação com fornecedores. Trabalhar com um alto nível de previsibilidade no processo que faz com que a gente maximize todos os nossos ganhos.”
Para o futuro, Victor ainda reserva muitos planos e garante que a parceria com a Sankhya foi essencial para tirar planos ambiciosos do papel. “Em 2012 a Bioclin tinha um faturamento de 20 milhões e hoje pretendemos fechar 2022 com um faturamento de 250 milhões. Se eu não tivesse o sistema Sankhya seria praticamente impossível ter esse crescimento através de planilhas do Excel.”, conclui.
Bioclin aprimora gestão empresarial e expande negócios com ERP da Sankhya | Portal ERP